[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por Mucs » Qua Abr 20, 2011 09:22

Pois é, utilizei a busca e não achei nenhum tópico parecido com esse.
Estava vendo de fazer alguma preparaçao no meu e-torq e ouvi falar dessa MVS Preparações.Mandei email perguntando o q eles tinham lah para o motor, segue resposta:

R$8.800,00 (ganho de 40% na potencia)
Supercharger Eaton M62
- Coletor de Admissão em alumínio feito sob medida
- Flange para TBI em alumínio feita sob medida
- Fuel Tech Turbo Pro 1 F
- 1 kit suplementar
- Hallmeter
- Velas NGK frias
- Juntas, niples, mangueiras,...
- instalação + acerto
- dinamômetro

A preparação com kit turbo que sai na faixa de R$6.600,00 onde estão inclusos: (ganho de 50% na potencia)
- kit turbo (com saída de escape e pressurização feitas sob medida)
- coletor de escape tubular
- turbina Master Power 42.48
- Escape completo 2,5'' c/ 1 abafador
- 1 kit suplementar
- Fuel Tech Turbo Pro 1F
- Hallmeter
- Velas NGK frias
- Juntas, óleo, filtro de óleo
- instalação + acerto
- dinamômetro

A preparação com kit nitro (de 1 fogger) fica na faixa de R$3.400,00
-Kit nitro NOS
- Hallmeter Fuel Tech
- carga da garrafa de nitro
- instalação + acerto
- dinamômetro

minha duvida é, muito caro pelo q oferece?também tenho medo do cambio original nao aguentar os 180cv+, oq acham? :)
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Name: Murilo
Color: Amarelo Indianápolis (yellow)

Re: Preparação 1.8 16v

por AndreBsB » Qua Abr 20, 2011 10:09

Eu não entendo de preparação, mas as duas primeiras ficariam show. Turbo sai mais barato que supercharger? Qual dá menos problema?
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

Estado: DF
Name: André
Punto: HLX 1.8
Color: Preto Vulcano (black)
Punto Nickname: BESOURÃO

por Guilherme Presotto » Qua Abr 20, 2011 10:14

Eu também não entendo nada de preparação, mas acho show!
Será que não é correr riscos demais em um motor recem lançado?
Ajude o PuntoClube MS curtindo nossa pagina oficial no facebook http://www.facebook.com/PuntoClubeMS
Imagem
Tópico do meu carro: viewtopic.php?f=57&t=13304
Velha Guarda
Velha Guarda

Color: Bege Savannah (beige)

por Mucs » Qua Abr 20, 2011 10:22

AndreBsB escreveu:Eu não entendo de preparação, mas as duas primeiras ficariam show. Turbo sai mais barato que supercharger? Qual dá menos problema?

entao, a MVS falou que com o supercharger, a manutenção seria de como um carro original...já com o turbo, teria que trocar filtro e óleo a cada 3k km....
o SC sai mais caro que o turbo...ele entrega menos potencia, soh q num RPM muito mais baixo...

Guilherme Presotto escreveu:Eu também não entendo nada de preparação, mas acho show!
Será que não é correr riscos demais em um motor recem lançado?

então, muitaaa gente fala isso =S...perguntei pra eles sobre esse fator, do motor ser novo, e se eles dão alguma garantia no serviço...vamo v :)
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por VLA » Qua Abr 20, 2011 11:10

como o motor etorq tem menos força em giro baixo, talvez seja mais interessante encarar o supercharger, pois ai voce ganha potencia desde os mais baixos giros... ja com a turbina, a potencia só vai entrar em rotacao mais alta, que é justamente onde o etorq ja tem potencia.

essa do nitro eu acho totalmente dispensavel.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

Name: Vinicius
Punto: Grande Punto (EU)
Color: Branco Banchisa (white)

por AleGimenes » Qua Abr 20, 2011 11:30

Cara eu iria de kit turbo mesmo, a credito q so com o aumento de 50% vc nao tera tanta manutencao assim, vc sabe diser com qual pressao q eles deixariam? Eu jah ouvi dizer q com uns 0,8 de pressao com intercooler e bem regulado da para quase dobrar a cavalaria... Mas tb nao sou nenhum expert em preparacao....
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Name: Alessandro
Punto: Grande Punto (EU)
Color: Preto Vesúvio (black)

por Mucs » Qua Abr 20, 2011 11:39

VLA escreveu:como o motor etorq tem menos força em giro baixo, talvez seja mais interessante encarar o supercharger, pois ai voce ganha potencia desde os mais baixos giros... ja com a turbina, a potencia só vai entrar em rotacao mais alta, que é justamente onde o etorq ja tem potencia.

essa do nitro eu acho totalmente dispensavel.

Sim, pensei nisso...mas axo q, como a potencia vai tah disponivel cedo, o consumo tb aumentaria mt mais em relação ao turbo...e tambem tem o fato de ser mais caro e render quase 20cv menos =S
o nitro ela nm passou muito informação, nm sei como funciona

AleGimenes escreveu:Cara eu iria de kit turbo mesmo, a credito q so com o aumento de 50% vc nao tera tanta manutencao assim, vc sabe diser com qual pressao q eles deixariam? Eu jah ouvi dizer q com uns 0,8 de pressao com intercooler e bem regulado da para quase dobrar a cavalaria... Mas tb nao sou nenhum expert em preparacao....

o SC e o turbo ficam com 0.5bar de pressão.com o SC ficaria algo em torno de 184cv, jah com o turbo 200cv +-...eh complicado, pq nao sei se o cambio aguenta, e tem tb questao de freio e tals...
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Guilherme Presotto » Qua Abr 20, 2011 12:53

O Rafael do hlx turbo tinha que dar uma passado por aqui, ele parece entender bem...
manda um mp pra ele cara, fala pra ele dar a opinião aqui :wink:
Ajude o PuntoClube MS curtindo nossa pagina oficial no facebook http://www.facebook.com/PuntoClubeMS
Imagem
Tópico do meu carro: viewtopic.php?f=57&t=13304
Velha Guarda
Velha Guarda

Color: Bege Savannah (beige)

por brunovazdemelo » Qua Abr 20, 2011 13:05

Supercharger e Turbo no final das contas funcionam parecidos... jogam mais ar na admissão, o supercharger tem uma alteração menos agressiva ao motor, e tem a vantagem de entregar potencia o tempo todo, mas a manutenção é mais cara, a instalação é mais cara e poucas oficinas mexem com isso... ja o Turbo é de boa d++, eu hoje não faria isso que esta descrito ae, faria uma preparação bem mais basica inicialmente, colocaria uma turbina um pouco menor para ter mais torque em baixa, e nao faria o escapamento pq escapamento aberto faz um barulho insuportavel..... colocaria para rodar com 0.4 ... 0.5 BAR no maximo, e abriria os bicos originais, e aumentaria a pressão do combustivel com o dosador para alimentar na fase turbo também. receita basica e funcional, ja andei em alguns carros com essa configuração e fica igual turbo original, e não fica beberrão se for bem feito. Fazendo isso vc anda na frente de qq carro original... ainda mais com essas 16V.

Eu recomendo mto cuidado para turbinar esse motor... eu não ouvi falar em ninguem q faz algo nele ainda.... ou seja nao da pra saber se ele aguenta pressão ou se vai abrir o bico rapidinho.
Bruno Vaz de Melo

Punto Sporting 07/08 - Vermelho Modena
Passat Special 85 - 1.7 Turbo - Preto Fosco
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Estado: Escolha
Name: Bruno Vaz
Punto: 1.6 16V
Color: Other

por Mucs » Qua Abr 20, 2011 13:26

Guilherme Presotto escreveu:O Rafael do hlx turbo tinha que dar uma passado por aqui, ele parece entender bem...
manda um mp pra ele cara, fala pra ele dar a opinião aqui :wink:

simm, ele deve manjar msm.Vamo ve se ele aparece haha

brunovazdemelo escreveu:Supercharger e Turbo no final das contas funcionam parecidos... jogam mais ar na admissão, o supercharger tem uma alteração menos agressiva ao motor, e tem a vantagem de entregar potencia o tempo todo, mas a manutenção é mais cara, a instalação é mais cara e poucas oficinas mexem com isso... ja o Turbo é de boa d++, eu hoje não faria isso que esta descrito ae, faria uma preparação bem mais basica inicialmente, colocaria uma turbina um pouco menor para ter mais torque em baixa, e nao faria o escapamento pq escapamento aberto faz um barulho insuportavel..... colocaria para rodar com 0.4 ... 0.5 BAR no maximo, e abriria os bicos originais, e aumentaria a pressão do combustivel com o dosador para alimentar na fase turbo também. receita basica e funcional, ja andei em alguns carros com essa configuração e fica igual turbo original, e não fica beberrão se for bem feito. Fazendo isso vc anda na frente de qq carro original... ainda mais com essas 16V.

Eu recomendo mto cuidado para turbinar esse motor... eu não ouvi falar em ninguem q faz algo nele ainda.... ou seja nao da pra saber se ele aguenta pressão ou se vai abrir o bico rapidinho.

então, eu nao manjo nada hduashduas...deixaria na oficina e pagaria o q eles fizessem, por isso to perguntando aki antes.Qnto ao escape, fica barulhento como?um som mais "encorpado"?qnto a isso, pra mim eh de boa...

qnto ao motor ser novo, eh por isso msm q to com um peh atras...mas msm assim, meu carro tah na garantia ainda, faria soh ano q vem, axo q jah vao tah manjando mais pra mexer.

ps:to perguntando desde jah, pq sempre tem alguem com duvida em relação a preparar esse motor...entao dexa esse topico pronto :lol: :P
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Próximo