[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

Mensagempor baixinho em Ter Mar 01, 2016 13:51

Tudo original.

baixinho
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Rafael
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Prata Bari

Mensagempor CADRI em Qui Abr 14, 2016 23:36

Galera, caso alguém esteja interessado em realizar um up grade na performance do carro, já pode começar pelo sistema de escapamento!!!
Coletor 4x2x1 + 2 abafadores de alto fluxo da marca Silenpro + tudo do escap. em 2''!!!

Abraço
ImagemImagemImagemImagem
CADRI
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Nome: Clayton

Mensagempor bOiv8 em Sex Abr 15, 2016 11:07

CADRI escreveu:Galera, caso alguém esteja interessado em realizar um up grade na performance do carro, já pode começar pelo sistema de escapamento!!!
Coletor 4x2x1 + 2 abafadores de alto fluxo da marca Silenpro + tudo do escap. em 2''!!!

Abraço

Dá pra sentir a diferença?

Silenpro é marca argentina não? Sempre gostei dos seus produtos.

O coletor , vc mandou fazer?

Quanto saiu a brincadeira?

Chega de perguntas kkkk

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
bOiv8
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Punto: Sporting 1.8 16V
Cor: Branco Kalahari

Mensagempor CADRI em Sex Abr 15, 2016 12:25

bOiv8 escreveu:
CADRI escreveu:Galera, caso alguém esteja interessado em realizar um up grade na performance do carro, já pode começar pelo sistema de escapamento!!!

Abraço

Dá pra sentir a diferença?

Silenpro é marca argentina não? Sempre gostei dos seus produtos.

O coletor , vc mandou fazer?

Quanto saiu a brincadeira?

Chega de perguntas kkkk

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Dá para sentir e muita, principalmente em média e alta! A Sinlenpro seu não me engano é uma divisão da Tuper. São abafadores esportivos e de alto fluxo, e a qualidade é excelente e sem falar do ronco!!!
O coletor foi feito pela 4DGarage, com as medidas corretas, banho cerâmico para melhor durabilidade e desempenho! A brincadeira saiu por R$ 3.000!...mas valeu cada moeda!!! E por questões particulares estou vendendo o escap. completo!

Abrax!
ImagemImagemImagemImagem
CADRI
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Mensagempor dsalonzo em Seg Jul 25, 2016 18:06

Fala turma, acompanho o fórum antes mesmo de comprar meu carro, sou proprietário de um Punto 1.6, estive analisando varias opções para melhorar a aceleração dele, instalei filtro inflow que peguei direto na loja, estou aguardando chegar as velas iridium na loja.
Gosto de ir mexendo no carro em casa, ou levar e ficar na oficina, a opção de retirar o ultimo silencioso melhora? estava pensando em retirar, andar sem e se melhorar fazer a terminação com tubo direto.
Sentirei diferença em que ponto ?
Agradeço a atenção
dsalonzo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Sebastian
Cor: Preto Vulcano

Mensagempor CADRI em Seg Jul 25, 2016 20:06

dsalonzo escreveu:Fala turma, acompanho o fórum antes mesmo de comprar meu carro, sou proprietário de um Punto 1.6, estive analisando varias opções para melhorar a aceleração dele, instalei filtro inflow que peguei direto na loja, estou aguardando chegar as velas iridium na loja.
Gosto de ir mexendo no carro em casa, ou levar e ficar na oficina, a opção de retirar o ultimo silencioso melhora? estava pensando em retirar, andar sem e se melhorar fazer a terminação com tubo direto.
Sentirei diferença em que ponto ?
Agradeço a atenção

Boa noite Dsalonzo, seja bem vindo!!!

Com o filtro 'inflow' melhora um pouco, e sem o ultimo abafador fica melhor ainda!...mas, o som não é nada agradável, ressonância interna e ronco de Fiat Uno! O que você pode fazer, é colocar um abafador final de alto fluxo(esportivo), pois esse não restringe muito e o som fica bem encorporado!...se realmente você for deixar sem o ultimo abafador, você pode também substituir o abafador intermediário, por um esportivo de alto fluxo + o tubo reto o final + ponteira dupla!
Ficaria assim:
Imagem

Boa sorte e sucesso!!!
ImagemImagemImagemImagem
CADRI
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Mensagempor BigDan89 em Qui Set 08, 2016 10:48

Pessoal do PuntoClube,

Bom dia, tudo bem? desculpa invadir o forum, mas é que preciso de ajuda com o Motor E-torq do meu Palio Sporting...

e, digamos, no Forum do Palio as coisas não andam mUuto movimentadas.

eu Li os relatos de vocês e me cocei para querer fazer algo com o meu carro. mas diante a Crise, vou fazer as coisas mais devagar.

Bom, o que pega é:

Meu Sporting E-torq esta chegando aos 50 mil e cheio de problemas:

- Motor engasgando (pipocando) em baixa rotação (eu só uso Alcool ou Gasolina V-Power)
- Dificuldade na primeira partida do dia na gasolina (ele fica pipocando na Gasolina e morre ou fica oscilando)
- As vezes o carro da um estralo, como se eu tivesse batido em algo (assusta).
- Óleo vazando nas juntas próximo onde fica o Filtro de óleo.

Esses dias, um taxista me parou, falando q meu motor estava fazendo um barulho estranho (realmente, as vezes meu motor trepida de uma forma que faz barulhos +/- metálicos, nao sei explicar). e Que era para eu colocar alcool o quanto antes senão eu ia Fundir o motor (eu não entendi nada).

O engraçado é que não sinto perda de potencia, e depois de quente esses sintomas somem ou quase não aparecem.

Alguém aqui ja passou por algo parecido com o Motor E-torq 1.6?

Outra coisa, nessa Revisão dos 50 mil eu queria dar uma melhorada no Carro.

comprei o Filtro Inbox da Inflow (que da diferença sim na economia de combustível).

quero comprar as velas Iridium, mas to na duvida se preciso comprar cabos de velas de alta performance ou se posso manter os originais.

e, o tal do militec. vale realmente a pena? não pode danificar o carro a longo prazo?

sobre o sistema de escape, hoje em 2016, alguém ai já fez algum projeto/orçamento?

poderiam me dar algumas dicas? devido ao curto espaço (moro em Apto), nao consigo mexer mto no carro, então eu devo levar em algum mecânico mesmo para a revisão, mas em breve, irei mexer por conta.

Obrigado pela atenção, abraços!
BigDan89
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Danilo Lopes
Cor: Cinza Scandium
Apelido do Punto: Wall-E Sporting

Mensagempor VLA em Sex Set 09, 2016 08:26

BigDan89 escreveu:- Motor engasgando (pipocando) em baixa rotação (eu só uso Alcool ou Gasolina V-Power)
- Dificuldade na primeira partida do dia na gasolina (ele fica pipocando na Gasolina e morre ou fica oscilando)

um amigo estava com problema parecido num grand siena etorq.... um dos bicos estava gotejando, o que causava um comportamento como se o motor ficasse afogado nas partidas... uma boa limpeza dos bicos resolveu....

leve seu carro a uma oficina que tenha equipamento para testar a vasão dos bicos, e limpá-los/equalizá-los se necessário.

BigDan89 escreveu:- Óleo vazando nas juntas próximo onde fica o Filtro de óleo.

deve ser na base do filtro de oleo, veja esse topico: viewtopic.php?f=22&t=27942

outro ponto de vazamento nos etorq costuma ser a junta do carter.... pelo que alguns dizem, a junta da marca sabó é a melhor pra resolver isso.

BigDan89 escreveu:Esses dias, um taxista me parou, falando q meu motor estava fazendo um barulho estranho (realmente, as vezes meu motor trepida de uma forma que faz barulhos +/- metálicos, nao sei explicar). e Que era para eu colocar alcool o quanto antes senão eu ia Fundir o motor (eu não entendi nada).

seu motor deve estar "grilando" (pré-detonação), e realmente a médio/longo prazo você terá problemas.

o alcool tem mais resistência a detonação (maior octanagem) então ajuda a não grilar... se vc colocar um percentual de alcool no tanque ja deve ajudar, mas eu tentaria ver o que há de errado (talvez o sensor de detonação).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA
Moderador
Moderador

Nome: Vinicius
Cor: Branco Banchisa

Mensagempor CADRI em Sex Set 09, 2016 11:03

Além das dicas do Vinicius, qual é o período em que você realiza a troca do óleo + filtros? Qual foi a ultima limpeza da TBI?
ImagemImagemImagemImagem
CADRI
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Mensagempor BigDan89 em Seg Set 12, 2016 12:15

Bom dia Cadri e VLA.

Desculpa a demora galera, to na correria do casamento ( é, me f++++).

Vamos Lá:

A troca de óleo eu to seguindo a risca o Manual: 7.500 óleo e filtro (eu sempre troco 500km antes).

na revisão dos 30 mil, pedi para o mecânico também a descarbonização e uma Limpeza no TBI. Essa Teoricamente foi a ultima limpeza.

Sexta, Coloquei Alcool V-Power e no sábado de manha o carro não pegou, eu tenho q forçar chave até pegar (o que me preocupa, por forçar motor de arranque e etc.). Eu tinha mudado para a gasolina justamente por causa disso. Na gasolina ele oscila mas estabiliza, ou morre e na segunda pega. No álcool, nada e forçando e acelerando para pegar na marra.

VLa, eu levantei o carro e a junta do cárter ta seca, graças a Deus. Mas na parte de cima, onde se retira o filtro, esta todo embebido (não no bocal onde fica o Filtro, abaixo tem um junta que liga essa parte onde esta o filtro ao motor)

Com o alcool tbm é mais nitido (com ele frio) as falhas. Em baixa rotação, qndo vc acelera, ele da um tranco e da um lag em seguida... como se tivesse cortado o combustivel, ae ele volta a acelerar

o Alcool realmente fez sumir as griladas (ou eu nao percebi mais).

To ligando no mecânico nesse exato momento para ver se posso deixar o carro lá essa semana, mas eu ando bem preocupado.

vocês já ouviram falar nessas falhas/Problemas? É so isso q ta acontecendo .rs

Se tem algo de bom nisso? Estou me interessando em mexer em motor. Acho vou fazer uns cursos e me especializar...rs

Galera, muito obrigado pelo feedback.

Abraços.
BigDan89
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Danilo Lopes
Cor: Cinza Scandium
Apelido do Punto: Wall-E Sporting

AnteriorPróximo

Voltar para Manutenção, Mecânica & Preparação