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[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

MensagemEnviado: Seg Jun 20, 2011 9:16 pm
por Takinarios
Pessoal, concentrem as informações de preparação do motor E.Torq 1.6 16v neste tópico.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

MensagemEnviado: Sex Jul 22, 2011 1:52 pm
por juninhum
Opa vlw takin vai ajudar muito a galera todas as informações juntas em um unico topico

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

MensagemEnviado: Sex Jul 22, 2011 5:47 pm
por Ramom
Se seguir as curvas do 1.8 16v, vai ficar ainda mais fraco em giro baixo...

Vide link: http://www.dastek.com.br/unichip_resultado.asp#

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

MensagemEnviado: Dom Jul 24, 2011 9:58 am
por danvasco
Não estou mais com o meu t-jet, não estava satisfeito com a performance dele.
Estou pensando em pegar um punto novo e turbinar, pensei no 1.8 16v sporting, mas meu preparador disse que o 1.8 e ruim para turbinar pois a taxa de compressão é muito alta, já o motor 1.6 16v é muito melhor, pois a taxa de compressão é mais baixa e era o mesmo motor turbinado do mini cooper. Aguenta 1 kg de pressão no motor original e vai p 230 cv, o câmbio aguenta e troca a embreagem p uma de cerâmica e também suspensão esportiva, fica tudo na faixa de 7k.
Alguém tem mais informações sobre a preparação do punto 1.6? Alguém já turbinou este motor?

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

MensagemEnviado: Seg Jul 25, 2011 6:11 pm
por Takinarios
danvasco escreveu: já o motor 1.6 16v é muito melhor, pois a taxa de compressão é mais baixa e era o mesmo motor turbinado do mini cooper. Aguenta 1 kg de pressão no motor original e vai p 230 cv, o câmbio aguenta e troca a embreagem p uma de cerâmica e também suspensão esportiva, fica tudo na faixa de 7k.


Agora eu entendi porque você acha que aguenta 1kg.
Cara, primeiro que o etorq teve como BASE o motor do mini cooper ASPIRADO.
Se você pegar um Cooper Aspirado e um Cooper Turbo, o motor é completamente diferente, ele já é "forjado", não basta pegar um aspirado, colocar a mesma turbina e achar que é a mesma coisa, muda MUITA coisa.
Isso também acontece no motor do Tjet. Ele é baseado no 1.4 16V Italiano, porém é completamente diferente, com componentes forjados, outro cabeçote, etc.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

MensagemEnviado: Seg Nov 28, 2011 3:46 pm
por juninhum
Galera vou iniciar uma jornada vou pesquisar uma opçao de colcar a turbina do tjet no punto 1.6 16v vou me informar de tudo a assim q tiver respostas postarei aqui, bom vou ver se preciso forjar etc etc.

Aqui, as principais novidades internas do motor E.torQ:

- bielas sinterizadas, forjadas e fraturadas, mais leves e resistentes
- anéis mais leves, de baixa fricção e baixa carga tangencial
- pistões grafitados mais leves,e com saias assimétricas, de produzem menor atrito com o cilindro, com cubo reforçado para aumentar a resistência
- câmera de combustão com baixa relação superfície/volume, que faz diminuir o tempo de combustão e diminui o aquecimento
- sensor contactless no corpo da borboleta drive-by-wire que elimina o contato mecânico dos componentes internos do sensor

- coletor de aspiração passou a ser de plástico que visa a uniformização do fluxo de ar para os quatro cilindros
- a tampa do cabeçote, também passou a ser de plático, tornando-a mais leve
- corrente de distribuição, dispensando a necessidade de manutenção
- tuchos hidráulicos que não necessitam de regulagem nem manutencão
- o virabrequim tem oito contra-pesos e tem uma microestrutura especial oferecendo menor resistência, funcionamento mais suave e silencioso
- cárter estrutural de alumínio
- filtro de ar ecológico, em que se troca apenas as partes de papel e borracha, e não a estrutura toda.



Bom se o carro não precisar de muita preparação vale a pena investir em uma turbina tjet

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

MensagemEnviado: Seg Nov 28, 2011 10:38 pm
por Ramom
juninhum escreveu:Galera vou iniciar uma jornada vou pesquisar uma opçao de colcar a turbina do tjet no punto 1.6 16v vou me informar de tudo a assim q tiver respostas postarei aqui, bom vou ver se preciso forjar etc etc.

Aqui, as principais novidades internas do motor E.torQ:

- bielas sinterizadas, forjadas e fraturadas, mais leves e resistentes
- anéis mais leves, de baixa fricção e baixa carga tangencial
- pistões grafitados mais leves,e com saias assimétricas, de produzem menor atrito com o cilindro, com cubo reforçado para aumentar a resistência
- câmera de combustão com baixa relação superfície/volume, que faz diminuir o tempo de combustão e diminui o aquecimento
- sensor contactless no corpo da borboleta drive-by-wire que elimina o contato mecânico dos componentes internos do sensor

- coletor de aspiração passou a ser de plástico que visa a uniformização do fluxo de ar para os quatro cilindros
- a tampa do cabeçote, também passou a ser de plático, tornando-a mais leve
- corrente de distribuição, dispensando a necessidade de manutenção
- tuchos hidráulicos que não necessitam de regulagem nem manutencão
- o virabrequim tem oito contra-pesos e tem uma microestrutura especial oferecendo menor resistência, funcionamento mais suave e silencioso
- cárter estrutural de alumínio
- filtro de ar ecológico, em que se troca apenas as partes de papel e borracha, e não a estrutura toda.



Bom se o carro não precisar de muita preparação vale a pena investir em uma turbina tjet


Pelo que eu entendi, a concepção dos e-torq são bem modernas e superiores ao que vemos por ai né? Se for, deve realmente dar um resultado legal dar uma turbinada.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

MensagemEnviado: Seg Nov 28, 2011 11:10 pm
por brunomeo
Ai que mora o perigo!

Um motor com concepção de baixa inércia e materiais leves e resistentes para sua proposta, eu turbinaria com muita cautela...

EU iria atras nos foruns gringos e pegaria informação dos Tritecs 1.6 com compressor X aspirados....

Boa sorte e vamos falando Rs

abs

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

MensagemEnviado: Ter Nov 29, 2011 1:19 pm
por juninhum
agora minha duvida é o motor Tjet é todo forjado?

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

MensagemEnviado: Ter Nov 29, 2011 3:25 pm
por Takinarios
juninhum escreveu:agora minha duvida é o motor Tjet é todo forjado?


sim