TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
Bom pessoal, vocês podem achar que sou louco mas vou postar aqui um pensamento.
Tenho um punto tjet e gosto muito dele, ta fazendo 60k agora. Eu utilizo ele para viajar, bastante e constantemente ando em rodovias pouco movimentadas.
Recentemente adquiri outro carro para minha esposa que possui um cambio de 5 marchas bem mais longo.
A 120 km
Punto ~3400 rpm
Outro carro ~2000rpm
Quais são os beneficios do outro carro
1. Silencio na viagem
2. Economia (apesar do carro ter motor maior e ser mais pesado noto que indo em velocidade constante a 120 a media surpreende, o punto não)
3. Acredito que por o motor rodar menos exista um desgaste bem menor afinal são 42% a menos de giro do motor
Bom desde que comprei o punto tinha a ideia de se possivel colocar um cambio do abarth.
Agora com a chegada do bravo tjet pode ser. Ainda não achei a relação da 6 marcha dele, mas acredito ser bem maior.
Minha questão é qual a viabilidade das seguintes alterações:
1. Trocar o cambio do tjet (que tbm é problematico, fica duro as vezes) pelo do bravo
2. Alongar a transmissão do atual cambio (aqui esta a maior loucura)
Sei que alongar vou perder em performance, mas para mim isso não seria problema pois tem a quarta marcha ou até a terceira.
Já ate conversei com um mecanico ele me falou que daria para tentar trocar a relação final do carro, segundo ele possivelmente da marca DANA.
Antes que me perguntem vou responder: Minha intenção é ficar com o carro por um bom tempo ainda, gosto do carro. Mas como viajo bastante e com o petrol subindo acho plausivel pensar em uma economia. Longe de eu reclamar da media que meu punto faz (10.7 geral) mas pq não economizar gasosa, diminuir ruido e aumentar a vida util do motor?
Loucura.... hehehe
Tenho um punto tjet e gosto muito dele, ta fazendo 60k agora. Eu utilizo ele para viajar, bastante e constantemente ando em rodovias pouco movimentadas.
Recentemente adquiri outro carro para minha esposa que possui um cambio de 5 marchas bem mais longo.
A 120 km
Punto ~3400 rpm
Outro carro ~2000rpm
Quais são os beneficios do outro carro
1. Silencio na viagem
2. Economia (apesar do carro ter motor maior e ser mais pesado noto que indo em velocidade constante a 120 a media surpreende, o punto não)
3. Acredito que por o motor rodar menos exista um desgaste bem menor afinal são 42% a menos de giro do motor
Bom desde que comprei o punto tinha a ideia de se possivel colocar um cambio do abarth.
Agora com a chegada do bravo tjet pode ser. Ainda não achei a relação da 6 marcha dele, mas acredito ser bem maior.
Minha questão é qual a viabilidade das seguintes alterações:
1. Trocar o cambio do tjet (que tbm é problematico, fica duro as vezes) pelo do bravo
2. Alongar a transmissão do atual cambio (aqui esta a maior loucura)
Sei que alongar vou perder em performance, mas para mim isso não seria problema pois tem a quarta marcha ou até a terceira.
Já ate conversei com um mecanico ele me falou que daria para tentar trocar a relação final do carro, segundo ele possivelmente da marca DANA.
Antes que me perguntem vou responder: Minha intenção é ficar com o carro por um bom tempo ainda, gosto do carro. Mas como viajo bastante e com o petrol subindo acho plausivel pensar em uma economia. Longe de eu reclamar da media que meu punto faz (10.7 geral) mas pq não economizar gasosa, diminuir ruido e aumentar a vida util do motor?
Loucura.... hehehe
- Piloto de Atari
Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
Muita coragem fazer uma modificação tao invasiva!
Boa sorte ai com seus planos cara!! Mas pow, pq vc nao compra logo um Bravo T-Jet, será que não rolava pegar um não?
Abraços
Boa sorte ai com seus planos cara!! Mas pow, pq vc nao compra logo um Bravo T-Jet, será que não rolava pegar um não?
Abraços
- Velha Guarda
cara, saindo um pouco do assunto do topico
mas vc chegou a pesquisar se eh possivel trocar o cambio do Punto pelo do bravo?deve ficar caro uma brincadeira dessas o.o
mas vc chegou a pesquisar se eh possivel trocar o cambio do Punto pelo do bravo?deve ficar caro uma brincadeira dessas o.o
- Piloto de Auto Escola
Ramom escreveu:Muita coragem fazer uma modificação tao invasiva!
Abraços
Já pensei mas acho muita grana para pegar como quero com teto e alguns outros opcionais, míseros 89k, não da de viver so para comprar carro :S
Penso se possivel em trocar daqui 2 anos por um semi novo.
- Piloto de Atari
Mucs escreveu:cara, saindo um pouco do assunto do topico
Com certeza deve, por isso minha primeira intenção é a possibilidade de alongar a relação final, como por exemplo fiz isso com uma moto que tinha, relativamente fácil so trocar o pinhão por um maior.
So não sei se no carro a relação final fica dentro da caixa de marcha - que tornaria muito complicado e ai acho que vai ser muito intrusivo, ou se a relação final em compartimento separado que poderia ser mais viavel, pois poderia comprar um de um ferro velho.
AH! So para avisar acabei de ver na propaganda, amanha no AutoEsporte na Globo vai passar o Bravo TJet.
Flw
- Piloto de Atari
Mas se você aumentar a relação da quinta marcha você sabe que vai perder força quando passar da quarta pra quinta certo? Consequentemente ou você vai esgoelar a quarta ou vai ter que alongar todas as marchas...
Certo?
Certo?
- Velha Guarda
Ramom escreveu:Mas se você aumentar a relação da quinta marcha você sabe que vai perder força quando passar da quarta pra quinta certo? Consequentemente ou você vai esgoelar a quarta ou vai ter que alongar todas as marchas...
Certo?
Sim, mas a minha ideia não é alongar a quinta e sim alongar a relação final, assim alonga todas as marchas.
Esta semana vou tirar mais informações com um mecanico para ver se ele me explica onde fica esta relação final, se é dentro da caixa de marcha ou logo após.
- Piloto de Atari
Que carro é esse que dá 120km/h a 2mil rpm?
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Caramba!! 2 mil RPM de 5° marcha a 120 km/h!! Também fiquei curioso!! Que carro é esse??
- Velha Guarda
flaviocamargos escreveu:Caramba!! 2 mil RPM de 5° marcha a 120 km/h!! Também fiquei curioso!! Que carro é esse??
Hyndai Azera.
Falei com o mecanico ontem, a relacao final fica realmente dentro da caixa, as engrenagens são 56/16 dando um a relação de 3.733 pedi para ele ver se existe outra engrenagem com o fabricante, vamos ver...
- Piloto de Atari