VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

Mensagempor jefersonpsa em Seg Ago 29, 2011 23:28

Olá pessoal!
Estou feliz mais um vez de poder compartilhar outra solução aqui no Clube. Dessa vez referente a performance.

Em outros tópicos já havia mencionado da baixa performance, do vazio de aceleração que os E-TORQ estão apresentando em baixo regime de RPM.
Muitos manifestaram a mesma observação e, agora um pouco mais animado, posso dizer que estou satisfeito com o desempenho do Punto.
A questão é que parecia que o carro estava sem aceleração ( um vazio ou um "delay") de 0 a 2500 RPM. Muito pelo acelerador eletrônico (Drive by Wire da FIAT) mas também, e agora confirmado, por um mapeamento ruim da CENTRAL DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.

Como estava muito incomodado com isso, mandei um e-mail para FIAT através do FALE CONOSCO, contando a questão e prontamente eles marcaram pra mim um horário na concessionária em que comprei meu ESSENCE.
Hoje pela manhã, deixe ele lá (AUTOMAX DE BH) e no fim da tarde já o busquei e tive então a notícia:

" FOI FEITO O TELECARREGAMENTO DA CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÕNICA"

Isso mesmo!!! O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO FOI ATUALIZADO!!

Bom... fiquei primeiro surpreso, pois em conversas anteriores com os mecânicos da AUTOMAX que sempre me atendem muito bem, parecia que a questão era o atuador do DRIVE BY WIRE que tinha um "atraso", por isso do "vazio" na aceleração... mas no fim das contas a FIAT remapeou a injeção.

IMPRESSÕES:
O problema foi muito bem minimizado, com um tom muito otimista posso dizer que melhorou 65% em vista da ridícula performance que tinha ao arrancar e em retomadas.
Mas continuo a afirmar que existe um atraso muito grande na atuação do DRIVE BY WIRE, aliás é algo que está ocorrendo muito em todos os sistemas de acelerador eletrônico (FORD, PORSCHE, BMW, etc... tenho estudado o caso a fundo pela rede) E isso compromete muito ainda a performance.
Estranho que a primeira geração de DRIVE BY WIRE da FIAT não apresentava aparentemente esse problema. Tive um Palio ELX 1.3 16v que tinha o sistema e era uma flexinha.

De qualquer forma, acho ainda que a questão do Delay do DRIVE BY WIRE incomoda sim... Já vi no mercado um sistema de tira esse delay, chama-se SPRINT BOOSTER. É bem simples a instalação (plug and play), mas pena que ainda tá meio caro.. quem sabe daqui a um ano quando passar a ganrantia e ele tiver barateado....
Fica ai a dica pra vocês:
http://www.fwperformance.com.br/sprintb ... 2godcXM4BQ

Bom.. no fim das contas posso dizer que agora meu ESSENCE está um "foguetinho", como se esperava para um carro que tem um relação peso/potencia de 10 kg/cv. E como ainda não "soltei" ele todo pois ainda não cheguei nem em 2000 km rodados, acho que agora o bicho vai ficar ENDIABRADO.

Pra fechar... aproveitem esse meu relato e corram atrás dessa atualização. Acredito até que possam ter outras futuramente pois realmente ainda não esta 100%.
Procurem O FALE COM A FIAT pelo site, e busquem também as concessionarias. AGORA É PÚBLICO QUE A CENTRAL DE INJEÇÃO FOI REMAPEADA.

Abraço a todos!
Jeferson Pontes

jefersonpsa
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Jeferson
Punto: HLX 1.8
Cor: Cinza Scandium

Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

Mensagempor brunomeo em Ter Ago 30, 2011 09:09

OPA!!! boa noticia!!!

Eu tambem acho a resposta do acelerador muito lenta, o marea 2.4 usava da mesma tecnologia e as respostas eram rápidas e perfeitas!

Vou agendar rs

abraços
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
brunomeo
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Bruno
Punto: Essence 1.8 16V DL
Cor: Laranja Spot

Mensagempor jefersonpsa em Ter Ago 30, 2011 09:45

brunomeo escreveu:OPA!!! boa noticia!!!

Eu tambem acho a resposta do acelerador muito lenta, o marea 2.4 usava da mesma tecnologia e as respostas eram rápidas e perfeitas!

Vou agendar rs

abraços

Pois eh Bruno... A resposta é muito lenta nos e-torq.
Agora o Marea não tinha Drive By Wire não.. era cabo mesmo. Varias vezes abri o capo da minha weekend 2.4 20v e acelerei lá mesmo..
jefersonpsa
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Jeferson
Punto: HLX 1.8
Cor: Cinza Scandium

Mensagempor Mucs em Ter Ago 30, 2011 09:45

ateh tava afim de compra esse Sprint Booster...
mas sei lah se compensa =S
Mucs
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Nome: Murilo
Punto: Sporting 1.8 16V
Cor: Amarelo Indianápolis

Mensagempor otimaq em Ter Ago 30, 2011 10:00

fui aos dias atraz e fizeram uma atualização, e no sabado passado atualizaram o dualogic
otimaq
Usuário Banido
Usuário Banido

Nome: leandro
Punto: Essence 1.6 16V DL
Cor: Prata Bari
Apelido do Punto: MAD MAX

Mensagempor brunomeo em Ter Ago 30, 2011 10:24

jefersonpsa escreveu:
brunomeo escreveu:OPA!!! boa noticia!!!

Vou agendar rs

abraços

Pois eh Bruno... A resposta é muito lenta nos e-torq.
Agora o Marea não tinha Drive By Wire não.. era cabo mesmo. Varias vezes abri o capo da minha weekend 2.4 20v e acelerei lá mesmo..

Cara com relação ao marea essa eu tenho certeza... foram 9 anos com minha 2.4 mais 2 anos de turbo rsrs Qualquer coisa, se cadastra la no Clube do Marea e da uma olhadinha, tem muito material bom por la rs

As 1.8 16v, 2.0 20v e as turbos, todas essas utilizavam cabo... a 2.4 foi um dos primeiros carros nacionais a utilizar a tecnologia de acelerador sem cabo.
abaixo coloco um link apenas para conhecimento...
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=763
Abração
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
brunomeo
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Mensagempor VLA em Ter Ago 30, 2011 13:24

[brincadeira ON]
vai ver o consultor da concessionaria levou teu carro para uma seção de amaciamento numa rodovia? :mrgreen: (:D)
[brincadeira OFF]

como ja relatei em alguns topicos, meu etorq se soltou muito apos uma viagem.... dificil julgar, mas creio que o desempenho do meu etorq é coerente com o peso/potencia do carro e o rendimento em baixa é coerente com um motor 16v sem comando variavel... como o consumo também está bom, eu nao arriscaria uma atualizacao na minha ie por enquanto.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA
Moderador
Moderador

Nome: Vinicius
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Banchisa

Mensagempor G3. em Ter Ago 30, 2011 14:41

meu consumo também esta ótimo... e o carrinho até q arranca muito bem (meu gol g4 arrancava bem tb) ... jah toh chegando aos 6mil rodados, e sabendo trocar as machas na hora certa o carro é bem esperto ...
G3.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: FEITOSA
Punto: Essence 1.6 16V
Apelido do Punto: "neguin"

Mensagempor brunomeo em Ter Ago 30, 2011 15:17

agendei minha atualização para quinta feira... depois coloco minhas impressões aqui!! rs
O chefe da oficina me informou, existe para o cambio e para motor, veremos como será no 1.8 rs
Até sexta feira ja chega meu filtro inbox da Inflow tb, um upzinho de leve só para respirar melhor rs
abs
Brunão
brunomeo
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Mensagempor erlantz em Ter Ago 30, 2011 21:44

Eu acabei de tirar meu Linea Dualogic da concessionária e tenho notado que o carro deixa a rotação baixar muito nas trocas de marchas. Será que para um carro zerado, terá essa atualização também?
erlantz
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Punto: Linea 1.9

Próximo

Voltar para Manutenção, Mecânica & Preparação