VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
Olá pessoal!
Estou feliz mais um vez de poder compartilhar outra solução aqui no Clube. Dessa vez referente a performance.
Em outros tópicos já havia mencionado da baixa performance, do vazio de aceleração que os E-TORQ estão apresentando em baixo regime de RPM.
Muitos manifestaram a mesma observação e, agora um pouco mais animado, posso dizer que estou satisfeito com o desempenho do Punto.
A questão é que parecia que o carro estava sem aceleração ( um vazio ou um "delay") de 0 a 2500 RPM. Muito pelo acelerador eletrônico (Drive by Wire da FIAT) mas também, e agora confirmado, por um mapeamento ruim da CENTRAL DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.
Como estava muito incomodado com isso, mandei um e-mail para FIAT através do FALE CONOSCO, contando a questão e prontamente eles marcaram pra mim um horário na concessionária em que comprei meu ESSENCE.
Hoje pela manhã, deixe ele lá (AUTOMAX DE BH) e no fim da tarde já o busquei e tive então a notícia:
" FOI FEITO O TELECARREGAMENTO DA CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÕNICA"
Isso mesmo!!! O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO FOI ATUALIZADO!!
Bom... fiquei primeiro surpreso, pois em conversas anteriores com os mecânicos da AUTOMAX que sempre me atendem muito bem, parecia que a questão era o atuador do DRIVE BY WIRE que tinha um "atraso", por isso do "vazio" na aceleração... mas no fim das contas a FIAT remapeou a injeção.
IMPRESSÕES:
O problema foi muito bem minimizado, com um tom muito otimista posso dizer que melhorou 65% em vista da ridícula performance que tinha ao arrancar e em retomadas.
Mas continuo a afirmar que existe um atraso muito grande na atuação do DRIVE BY WIRE, aliás é algo que está ocorrendo muito em todos os sistemas de acelerador eletrônico (FORD, PORSCHE, BMW, etc... tenho estudado o caso a fundo pela rede) E isso compromete muito ainda a performance.
Estranho que a primeira geração de DRIVE BY WIRE da FIAT não apresentava aparentemente esse problema. Tive um Palio ELX 1.3 16v que tinha o sistema e era uma flexinha.
De qualquer forma, acho ainda que a questão do Delay do DRIVE BY WIRE incomoda sim... Já vi no mercado um sistema de tira esse delay, chama-se SPRINT BOOSTER. É bem simples a instalação (plug and play), mas pena que ainda tá meio caro.. quem sabe daqui a um ano quando passar a ganrantia e ele tiver barateado....
Fica ai a dica pra vocês:
http://www.fwperformance.com.br/sprintb ... 2godcXM4BQ
Bom.. no fim das contas posso dizer que agora meu ESSENCE está um "foguetinho", como se esperava para um carro que tem um relação peso/potencia de 10 kg/cv. E como ainda não "soltei" ele todo pois ainda não cheguei nem em 2000 km rodados, acho que agora o bicho vai ficar ENDIABRADO.
Pra fechar... aproveitem esse meu relato e corram atrás dessa atualização. Acredito até que possam ter outras futuramente pois realmente ainda não esta 100%.
Procurem O FALE COM A FIAT pelo site, e busquem também as concessionarias. AGORA É PÚBLICO QUE A CENTRAL DE INJEÇÃO FOI REMAPEADA.
Abraço a todos!
Jeferson Pontes
Estou feliz mais um vez de poder compartilhar outra solução aqui no Clube. Dessa vez referente a performance.
Em outros tópicos já havia mencionado da baixa performance, do vazio de aceleração que os E-TORQ estão apresentando em baixo regime de RPM.
Muitos manifestaram a mesma observação e, agora um pouco mais animado, posso dizer que estou satisfeito com o desempenho do Punto.
A questão é que parecia que o carro estava sem aceleração ( um vazio ou um "delay") de 0 a 2500 RPM. Muito pelo acelerador eletrônico (Drive by Wire da FIAT) mas também, e agora confirmado, por um mapeamento ruim da CENTRAL DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.
Como estava muito incomodado com isso, mandei um e-mail para FIAT através do FALE CONOSCO, contando a questão e prontamente eles marcaram pra mim um horário na concessionária em que comprei meu ESSENCE.
Hoje pela manhã, deixe ele lá (AUTOMAX DE BH) e no fim da tarde já o busquei e tive então a notícia:
" FOI FEITO O TELECARREGAMENTO DA CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÕNICA"
Isso mesmo!!! O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO FOI ATUALIZADO!!
Bom... fiquei primeiro surpreso, pois em conversas anteriores com os mecânicos da AUTOMAX que sempre me atendem muito bem, parecia que a questão era o atuador do DRIVE BY WIRE que tinha um "atraso", por isso do "vazio" na aceleração... mas no fim das contas a FIAT remapeou a injeção.
IMPRESSÕES:
O problema foi muito bem minimizado, com um tom muito otimista posso dizer que melhorou 65% em vista da ridícula performance que tinha ao arrancar e em retomadas.
Mas continuo a afirmar que existe um atraso muito grande na atuação do DRIVE BY WIRE, aliás é algo que está ocorrendo muito em todos os sistemas de acelerador eletrônico (FORD, PORSCHE, BMW, etc... tenho estudado o caso a fundo pela rede) E isso compromete muito ainda a performance.
Estranho que a primeira geração de DRIVE BY WIRE da FIAT não apresentava aparentemente esse problema. Tive um Palio ELX 1.3 16v que tinha o sistema e era uma flexinha.
De qualquer forma, acho ainda que a questão do Delay do DRIVE BY WIRE incomoda sim... Já vi no mercado um sistema de tira esse delay, chama-se SPRINT BOOSTER. É bem simples a instalação (plug and play), mas pena que ainda tá meio caro.. quem sabe daqui a um ano quando passar a ganrantia e ele tiver barateado....
Fica ai a dica pra vocês:
http://www.fwperformance.com.br/sprintb ... 2godcXM4BQ
Bom.. no fim das contas posso dizer que agora meu ESSENCE está um "foguetinho", como se esperava para um carro que tem um relação peso/potencia de 10 kg/cv. E como ainda não "soltei" ele todo pois ainda não cheguei nem em 2000 km rodados, acho que agora o bicho vai ficar ENDIABRADO.
Pra fechar... aproveitem esse meu relato e corram atrás dessa atualização. Acredito até que possam ter outras futuramente pois realmente ainda não esta 100%.
Procurem O FALE COM A FIAT pelo site, e busquem também as concessionarias. AGORA É PÚBLICO QUE A CENTRAL DE INJEÇÃO FOI REMAPEADA.
Abraço a todos!
Jeferson Pontes
- Piloto de Atari
- Mensagens: 37
- Registrado em: Sex Mar 25, 2011 7:52 pm
- Localização: Belo Horizonte
Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
OPA!!! boa noticia!!!
Eu tambem acho a resposta do acelerador muito lenta, o marea 2.4 usava da mesma tecnologia e as respostas eram rápidas e perfeitas!
Vou agendar rs
abraços
Eu tambem acho a resposta do acelerador muito lenta, o marea 2.4 usava da mesma tecnologia e as respostas eram rápidas e perfeitas!
Vou agendar rs
abraços
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 210
- Registrado em: Seg Jul 25, 2011 4:19 pm
- Localização: São paulo
Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
brunomeo escreveu:OPA!!! boa noticia!!!
Eu tambem acho a resposta do acelerador muito lenta, o marea 2.4 usava da mesma tecnologia e as respostas eram rápidas e perfeitas!
Vou agendar rs
abraços
Pois eh Bruno... A resposta é muito lenta nos e-torq.
Agora o Marea não tinha Drive By Wire não.. era cabo mesmo. Varias vezes abri o capo da minha weekend 2.4 20v e acelerei lá mesmo..
- Piloto de Atari
- Mensagens: 37
- Registrado em: Sex Mar 25, 2011 7:52 pm
- Localização: Belo Horizonte
Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
ateh tava afim de compra esse Sprint Booster...
mas sei lah se compensa =S
mas sei lah se compensa =S
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 949
- Registrado em: Sáb Out 23, 2010 8:11 pm
- Localização: Indaiatuba
Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
fui aos dias atraz e fizeram uma atualização, e no sabado passado atualizaram o dualogic
- Usuário Banido
- Mensagens: 919
- Registrado em: Qua Jun 22, 2011 10:47 am
- Localização: santo andre
Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
jefersonpsa escreveu:brunomeo escreveu:OPA!!! boa noticia!!!
Eu tambem acho a resposta do acelerador muito lenta, o marea 2.4 usava da mesma tecnologia e as respostas eram rápidas e perfeitas!
Vou agendar rs
abraços
Pois eh Bruno... A resposta é muito lenta nos e-torq.
Agora o Marea não tinha Drive By Wire não.. era cabo mesmo. Varias vezes abri o capo da minha weekend 2.4 20v e acelerei lá mesmo..
Cara com relação ao marea essa eu tenho certeza... foram 9 anos com minha 2.4 mais 2 anos de turbo rsrs Qualquer coisa, se cadastra la no Clube do Marea e da uma olhadinha, tem muito material bom por la rs
As 1.8 16v, 2.0 20v e as turbos, todas essas utilizavam cabo... a 2.4 foi um dos primeiros carros nacionais a utilizar a tecnologia de acelerador sem cabo.
abaixo coloco um link apenas para conhecimento...
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=763
Abração
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 210
- Registrado em: Seg Jul 25, 2011 4:19 pm
- Localização: São paulo
Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
[brincadeira ON]
vai ver o consultor da concessionaria levou teu carro para uma seção de amaciamento numa rodovia?
[brincadeira OFF]
como ja relatei em alguns topicos, meu etorq se soltou muito apos uma viagem.... dificil julgar, mas creio que o desempenho do meu etorq é coerente com o peso/potencia do carro e o rendimento em baixa é coerente com um motor 16v sem comando variavel... como o consumo também está bom, eu nao arriscaria uma atualizacao na minha ie por enquanto.
vai ver o consultor da concessionaria levou teu carro para uma seção de amaciamento numa rodovia?


[brincadeira OFF]
como ja relatei em alguns topicos, meu etorq se soltou muito apos uma viagem.... dificil julgar, mas creio que o desempenho do meu etorq é coerente com o peso/potencia do carro e o rendimento em baixa é coerente com um motor 16v sem comando variavel... como o consumo também está bom, eu nao arriscaria uma atualizacao na minha ie por enquanto.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
meu consumo também esta ótimo... e o carrinho até q arranca muito bem (meu gol g4 arrancava bem tb) ... jah toh chegando aos 6mil rodados, e sabendo trocar as machas na hora certa o carro é bem esperto ...
- Piloto de Atari
- Mensagens: 39
- Registrado em: Sex Jun 03, 2011 11:28 pm
- Localização: Goiania
Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
agendei minha atualização para quinta feira... depois coloco minhas impressões aqui!! rs
O chefe da oficina me informou, existe para o cambio e para motor, veremos como será no 1.8 rs
Até sexta feira ja chega meu filtro inbox da Inflow tb, um upzinho de leve só para respirar melhor rs
abs
O chefe da oficina me informou, existe para o cambio e para motor, veremos como será no 1.8 rs
Até sexta feira ja chega meu filtro inbox da Inflow tb, um upzinho de leve só para respirar melhor rs
abs
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 210
- Registrado em: Seg Jul 25, 2011 4:19 pm
- Localização: São paulo
Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO
Eu acabei de tirar meu Linea Dualogic da concessionária e tenho notado que o carro deixa a rotação baixar muito nas trocas de marchas. Será que para um carro zerado, terá essa atualização também?
- Piloto de Atari
- Mensagens: 8
- Registrado em: Seg Mai 30, 2011 10:00 pm
- Localização: São Paulo
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes