Página 1 de 13

VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

MensagemEnviado: Seg Ago 29, 2011 11:28 pm
por jefersonpsa
Olá pessoal!
Estou feliz mais um vez de poder compartilhar outra solução aqui no Clube. Dessa vez referente a performance.

Em outros tópicos já havia mencionado da baixa performance, do vazio de aceleração que os E-TORQ estão apresentando em baixo regime de RPM.
Muitos manifestaram a mesma observação e, agora um pouco mais animado, posso dizer que estou satisfeito com o desempenho do Punto.
A questão é que parecia que o carro estava sem aceleração ( um vazio ou um "delay") de 0 a 2500 RPM. Muito pelo acelerador eletrônico (Drive by Wire da FIAT) mas também, e agora confirmado, por um mapeamento ruim da CENTRAL DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.

Como estava muito incomodado com isso, mandei um e-mail para FIAT através do FALE CONOSCO, contando a questão e prontamente eles marcaram pra mim um horário na concessionária em que comprei meu ESSENCE.
Hoje pela manhã, deixe ele lá (AUTOMAX DE BH) e no fim da tarde já o busquei e tive então a notícia:

" FOI FEITO O TELECARREGAMENTO DA CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÕNICA"

Isso mesmo!!! O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO FOI ATUALIZADO!!

Bom... fiquei primeiro surpreso, pois em conversas anteriores com os mecânicos da AUTOMAX que sempre me atendem muito bem, parecia que a questão era o atuador do DRIVE BY WIRE que tinha um "atraso", por isso do "vazio" na aceleração... mas no fim das contas a FIAT remapeou a injeção.

IMPRESSÕES:
O problema foi muito bem minimizado, com um tom muito otimista posso dizer que melhorou 65% em vista da ridícula performance que tinha ao arrancar e em retomadas.
Mas continuo a afirmar que existe um atraso muito grande na atuação do DRIVE BY WIRE, aliás é algo que está ocorrendo muito em todos os sistemas de acelerador eletrônico (FORD, PORSCHE, BMW, etc... tenho estudado o caso a fundo pela rede) E isso compromete muito ainda a performance.
Estranho que a primeira geração de DRIVE BY WIRE da FIAT não apresentava aparentemente esse problema. Tive um Palio ELX 1.3 16v que tinha o sistema e era uma flexinha.

De qualquer forma, acho ainda que a questão do Delay do DRIVE BY WIRE incomoda sim... Já vi no mercado um sistema de tira esse delay, chama-se SPRINT BOOSTER. É bem simples a instalação (plug and play), mas pena que ainda tá meio caro.. quem sabe daqui a um ano quando passar a ganrantia e ele tiver barateado....
Fica ai a dica pra vocês:
http://www.fwperformance.com.br/sprintb ... 2godcXM4BQ

Bom.. no fim das contas posso dizer que agora meu ESSENCE está um "foguetinho", como se esperava para um carro que tem um relação peso/potencia de 10 kg/cv. E como ainda não "soltei" ele todo pois ainda não cheguei nem em 2000 km rodados, acho que agora o bicho vai ficar ENDIABRADO.

Pra fechar... aproveitem esse meu relato e corram atrás dessa atualização. Acredito até que possam ter outras futuramente pois realmente ainda não esta 100%.
Procurem O FALE COM A FIAT pelo site, e busquem também as concessionarias. AGORA É PÚBLICO QUE A CENTRAL DE INJEÇÃO FOI REMAPEADA.

Abraço a todos!
Jeferson Pontes

Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

MensagemEnviado: Ter Ago 30, 2011 9:09 am
por brunomeo
OPA!!! boa noticia!!!

Eu tambem acho a resposta do acelerador muito lenta, o marea 2.4 usava da mesma tecnologia e as respostas eram rápidas e perfeitas!

Vou agendar rs


abraços

Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

MensagemEnviado: Ter Ago 30, 2011 9:45 am
por jefersonpsa
brunomeo escreveu:OPA!!! boa noticia!!!

Eu tambem acho a resposta do acelerador muito lenta, o marea 2.4 usava da mesma tecnologia e as respostas eram rápidas e perfeitas!

Vou agendar rs


abraços



Pois eh Bruno... A resposta é muito lenta nos e-torq.
Agora o Marea não tinha Drive By Wire não.. era cabo mesmo. Varias vezes abri o capo da minha weekend 2.4 20v e acelerei lá mesmo..

Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

MensagemEnviado: Ter Ago 30, 2011 9:45 am
por Mucs
ateh tava afim de compra esse Sprint Booster...
mas sei lah se compensa =S

Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

MensagemEnviado: Ter Ago 30, 2011 10:00 am
por otimaq
fui aos dias atraz e fizeram uma atualização, e no sabado passado atualizaram o dualogic

Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

MensagemEnviado: Ter Ago 30, 2011 10:24 am
por brunomeo
jefersonpsa escreveu:
brunomeo escreveu:OPA!!! boa noticia!!!

Eu tambem acho a resposta do acelerador muito lenta, o marea 2.4 usava da mesma tecnologia e as respostas eram rápidas e perfeitas!

Vou agendar rs


abraços



Pois eh Bruno... A resposta é muito lenta nos e-torq.
Agora o Marea não tinha Drive By Wire não.. era cabo mesmo. Varias vezes abri o capo da minha weekend 2.4 20v e acelerei lá mesmo..


Cara com relação ao marea essa eu tenho certeza... foram 9 anos com minha 2.4 mais 2 anos de turbo rsrs Qualquer coisa, se cadastra la no Clube do Marea e da uma olhadinha, tem muito material bom por la rs

As 1.8 16v, 2.0 20v e as turbos, todas essas utilizavam cabo... a 2.4 foi um dos primeiros carros nacionais a utilizar a tecnologia de acelerador sem cabo.
abaixo coloco um link apenas para conhecimento...
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=763
Abração

Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

MensagemEnviado: Ter Ago 30, 2011 1:24 pm
por VLA
[brincadeira ON]
vai ver o consultor da concessionaria levou teu carro para uma seção de amaciamento numa rodovia? :mrgreen: (:D)
[brincadeira OFF]

como ja relatei em alguns topicos, meu etorq se soltou muito apos uma viagem.... dificil julgar, mas creio que o desempenho do meu etorq é coerente com o peso/potencia do carro e o rendimento em baixa é coerente com um motor 16v sem comando variavel... como o consumo também está bom, eu nao arriscaria uma atualizacao na minha ie por enquanto.

Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

MensagemEnviado: Ter Ago 30, 2011 2:41 pm
por G3.
meu consumo também esta ótimo... e o carrinho até q arranca muito bem (meu gol g4 arrancava bem tb) ... jah toh chegando aos 6mil rodados, e sabendo trocar as machas na hora certa o carro é bem esperto ...

Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

MensagemEnviado: Ter Ago 30, 2011 3:17 pm
por brunomeo
agendei minha atualização para quinta feira... depois coloco minhas impressões aqui!! rs
O chefe da oficina me informou, existe para o cambio e para motor, veremos como será no 1.8 rs
Até sexta feira ja chega meu filtro inbox da Inflow tb, um upzinho de leve só para respirar melhor rs
abs

Re: VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

MensagemEnviado: Ter Ago 30, 2011 9:44 pm
por erlantz
Eu acabei de tirar meu Linea Dualogic da concessionária e tenho notado que o carro deixa a rotação baixar muito nas trocas de marchas. Será que para um carro zerado, terá essa atualização também?