VAZIO DE ACELERAÇÃO EM BAIXO RPM - REMAPEAMENTO INJEÇÃO

Olá pessoal!
Estou feliz mais um vez de poder compartilhar outra solução aqui no Clube. Dessa vez referente a performance.
Em outros tópicos já havia mencionado da baixa performance, do vazio de aceleração que os E-TORQ estão apresentando em baixo regime de RPM.
Muitos manifestaram a mesma observação e, agora um pouco mais animado, posso dizer que estou satisfeito com o desempenho do Punto.
A questão é que parecia que o carro estava sem aceleração ( um vazio ou um "delay") de 0 a 2500 RPM. Muito pelo acelerador eletrônico (Drive by Wire da FIAT) mas também, e agora confirmado, por um mapeamento ruim da CENTRAL DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.
Como estava muito incomodado com isso, mandei um e-mail para FIAT através do FALE CONOSCO, contando a questão e prontamente eles marcaram pra mim um horário na concessionária em que comprei meu ESSENCE.
Hoje pela manhã, deixe ele lá (AUTOMAX DE BH) e no fim da tarde já o busquei e tive então a notícia:
" FOI FEITO O TELECARREGAMENTO DA CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÕNICA"
Isso mesmo!!! O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO FOI ATUALIZADO!!
Bom... fiquei primeiro surpreso, pois em conversas anteriores com os mecânicos da AUTOMAX que sempre me atendem muito bem, parecia que a questão era o atuador do DRIVE BY WIRE que tinha um "atraso", por isso do "vazio" na aceleração... mas no fim das contas a FIAT remapeou a injeção.
IMPRESSÕES:
O problema foi muito bem minimizado, com um tom muito otimista posso dizer que melhorou 65% em vista da ridícula performance que tinha ao arrancar e em retomadas.
Mas continuo a afirmar que existe um atraso muito grande na atuação do DRIVE BY WIRE, aliás é algo que está ocorrendo muito em todos os sistemas de acelerador eletrônico (FORD, PORSCHE, BMW, etc... tenho estudado o caso a fundo pela rede) E isso compromete muito ainda a performance.
Estranho que a primeira geração de DRIVE BY WIRE da FIAT não apresentava aparentemente esse problema. Tive um Palio ELX 1.3 16v que tinha o sistema e era uma flexinha.
De qualquer forma, acho ainda que a questão do Delay do DRIVE BY WIRE incomoda sim... Já vi no mercado um sistema de tira esse delay, chama-se SPRINT BOOSTER. É bem simples a instalação (plug and play), mas pena que ainda tá meio caro.. quem sabe daqui a um ano quando passar a ganrantia e ele tiver barateado....
Fica ai a dica pra vocês:
http://www.fwperformance.com.br/sprintb ... 2godcXM4BQ
Bom.. no fim das contas posso dizer que agora meu ESSENCE está um "foguetinho", como se esperava para um carro que tem um relação peso/potencia de 10 kg/cv. E como ainda não "soltei" ele todo pois ainda não cheguei nem em 2000 km rodados, acho que agora o bicho vai ficar ENDIABRADO.
Pra fechar... aproveitem esse meu relato e corram atrás dessa atualização. Acredito até que possam ter outras futuramente pois realmente ainda não esta 100%.
Procurem O FALE COM A FIAT pelo site, e busquem também as concessionarias. AGORA É PÚBLICO QUE A CENTRAL DE INJEÇÃO FOI REMAPEADA.
Abraço a todos!
Jeferson Pontes
Estou feliz mais um vez de poder compartilhar outra solução aqui no Clube. Dessa vez referente a performance.
Em outros tópicos já havia mencionado da baixa performance, do vazio de aceleração que os E-TORQ estão apresentando em baixo regime de RPM.
Muitos manifestaram a mesma observação e, agora um pouco mais animado, posso dizer que estou satisfeito com o desempenho do Punto.
A questão é que parecia que o carro estava sem aceleração ( um vazio ou um "delay") de 0 a 2500 RPM. Muito pelo acelerador eletrônico (Drive by Wire da FIAT) mas também, e agora confirmado, por um mapeamento ruim da CENTRAL DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.
Como estava muito incomodado com isso, mandei um e-mail para FIAT através do FALE CONOSCO, contando a questão e prontamente eles marcaram pra mim um horário na concessionária em que comprei meu ESSENCE.
Hoje pela manhã, deixe ele lá (AUTOMAX DE BH) e no fim da tarde já o busquei e tive então a notícia:
" FOI FEITO O TELECARREGAMENTO DA CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÕNICA"
Isso mesmo!!! O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO FOI ATUALIZADO!!
Bom... fiquei primeiro surpreso, pois em conversas anteriores com os mecânicos da AUTOMAX que sempre me atendem muito bem, parecia que a questão era o atuador do DRIVE BY WIRE que tinha um "atraso", por isso do "vazio" na aceleração... mas no fim das contas a FIAT remapeou a injeção.
IMPRESSÕES:
O problema foi muito bem minimizado, com um tom muito otimista posso dizer que melhorou 65% em vista da ridícula performance que tinha ao arrancar e em retomadas.
Mas continuo a afirmar que existe um atraso muito grande na atuação do DRIVE BY WIRE, aliás é algo que está ocorrendo muito em todos os sistemas de acelerador eletrônico (FORD, PORSCHE, BMW, etc... tenho estudado o caso a fundo pela rede) E isso compromete muito ainda a performance.
Estranho que a primeira geração de DRIVE BY WIRE da FIAT não apresentava aparentemente esse problema. Tive um Palio ELX 1.3 16v que tinha o sistema e era uma flexinha.
De qualquer forma, acho ainda que a questão do Delay do DRIVE BY WIRE incomoda sim... Já vi no mercado um sistema de tira esse delay, chama-se SPRINT BOOSTER. É bem simples a instalação (plug and play), mas pena que ainda tá meio caro.. quem sabe daqui a um ano quando passar a ganrantia e ele tiver barateado....
Fica ai a dica pra vocês:
http://www.fwperformance.com.br/sprintb ... 2godcXM4BQ
Bom.. no fim das contas posso dizer que agora meu ESSENCE está um "foguetinho", como se esperava para um carro que tem um relação peso/potencia de 10 kg/cv. E como ainda não "soltei" ele todo pois ainda não cheguei nem em 2000 km rodados, acho que agora o bicho vai ficar ENDIABRADO.
Pra fechar... aproveitem esse meu relato e corram atrás dessa atualização. Acredito até que possam ter outras futuramente pois realmente ainda não esta 100%.
Procurem O FALE COM A FIAT pelo site, e busquem também as concessionarias. AGORA É PÚBLICO QUE A CENTRAL DE INJEÇÃO FOI REMAPEADA.
Abraço a todos!
Jeferson Pontes