Limpeza de Bico

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Limpeza de Bico

por sep_otavio » Qui Mai 31, 2012 2:35 pm

Estou com o meu Punto com 62 mil KM e ainda nao fiz revisão, estou cotando algumas oficinas para fazer o serviço, já que na concessionária é uma bica das grandes!
Liguei em uma delas e perguntei quanto ficaria para fazer limpeza do corpo de borboleta, reprogramação da injeção eletrônica, limpeza de bico e troca dos filtros de combustível e das velas.
O mecânico me explicou que em carro Flex não se faz limpeza de bico, eu fiquei meio espantado porque NUNCA ouvi isso, afinal sei que o sistema é diferente do a gasolina ou alcool, mas seria tão diferente a esse ponto?

Então vim aqui para esclarecer essa dúvida, realmente isso é verdade? não se pode fazer limpeza de bico em carro flex ou estou sendo enrolado?

(>:D<)
ELX 1.4: Bocão, DVD Pioneer Retrátil, DB Drive 120w 6" nas portas, Abafador JK, Suspensão Fixa Down Works, Bocão, Xenon 6000k - Milha, Diamond Vision no Farol, Leds na Lanterna, G5 Traseira e Laterais.

Tópico do Carro: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=20744
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Re: Limpeza de Bico

por Marquinhos_rj » Qui Mai 31, 2012 3:39 pm

Caro amigo Otavio....

Provavelmente voce ja deve ter ouvido muitas/algumas afirmações sobre se deve ou não fazer a limpeza. E mais essa agora do mecanico da CC dizendo que não se faz a limpeza em carros Flex e tudo mais. Alem do proprio fato/comentario que voce mesmo fez sobre ainda não ter feito a revisão sendo que seu caro ja está com essa Km rodada e tudo mais.
Para resumir, haverá os que dirão que só se deve fazer a limpeza (bico e corpo de borb) caso o carro apresente algo e por ae vai.

Nesse caso, caso eu opinasse por alguns do itens citados é provavel que chegasse outra pessoa e lhe dissesse algo diferente. Assim como há em varios relatos na internet.

Sendo assim, talvez o melhor seja voce levar seu carro a um mecanico de confiança conversar com ele e se necessario realizar uma manutenção preventiva. Assim voce sanaria todas essas duvidas. Alem de deixar seu carro "saudavel".

Espero ter ajudado de certa forma.
Grd abraço. E vá postando as informações sobre isso!

Att. MRQ!
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
Velha Guarda
Velha Guarda

por sep_otavio » Qui Mai 31, 2012 3:48 pm

Marquinhos_rj escreveu:Caro amigo Otavio....

Provavelmente voce ja deve ter ouvido muitas/algumas afirmações sobre se deve ou não fazer a limpeza. E mais essa agora do mecanico da CC dizendo que não se faz a limpeza em carros Flex e tudo mais. Alem do proprio fato/comentario que voce mesmo fez sobre ainda não ter feito a revisão sendo que seu caro ja está com essa Km rodada e tudo mais.
Para resumir, haverá os que dirão que só se deve fazer a limpeza (bico e corpo de borb) caso o carro apresente algo e por ae vai.

Nesse caso, caso eu opinasse por alguns do itens citados é provavel que chegasse outra pessoa e lhe dissesse algo diferente. Assim como há em varios relatos na internet.

Sendo assim, talvez o melhor seja voce levar seu carro a um mecanico de confiança conversar com ele e se necessario realizar uma manutenção preventiva. Assim voce sanaria todas essas duvidas. Alem de deixar seu carro "saudavel".

Espero ter ajudado de certa forma.
Grd abraço. E vá postando as informações sobre isso!

Att. MRQ!

Marquinhos_rj,

Citei isso porque nunca ouvi isso de nenhuma oficina ou mecânico. No momento não tenho nenhum mecânico de confiança, já que é meu primeiro carro e meu pai sempre fez revisões na CC.
Não estou afim de gastar muita grana, alias gastar A GRANA numa revisão na concessionária, por isso estou cotando preços
Fui em alguns mecânicos e reclamei que meu Punto (ELX 1.4) esta bebendo demais, MUITO MESMO. Vendo relatos aqui no fórum de Punto 1.6~1.8 fazendo 8~9 km/l no álcool o meu está fazendo essa média na GASOLINA!
Os mecânicos me falaram que fazendo a limpeza de bico, troca de velas, filtro de combustível e limpeza do TBI (corpo de borboleta), já iria melhorar e MUITO o consumo de combustivel. Por isso a minha indagação, até porque se faz limpeza de bico na própria CC durante as revisões se nao me engano.

O que acha? Devo ou nao devo fazer?
ELX 1.4: Bocão, DVD Pioneer Retrátil, DB Drive 120w 6" nas portas, Abafador JK, Suspensão Fixa Down Works, Bocão, Xenon 6000k - Milha, Diamond Vision no Farol, Leds na Lanterna, G5 Traseira e Laterais.

Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Febezza » Qui Mai 31, 2012 4:07 pm

se o carro nao apresenta problema ou falha acho desnecessario a limpeza... agora limpeza da TBI é bom fazer mesmo.

esse negocio que bico é auto limpante é tudo lorota, o bico em carro flex se "limpa" devido a agua que contem no alcool..se o carro esta tudo ok, nao ha pq de se fazer
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por sep_otavio » Qui Mai 31, 2012 4:09 pm

Febezza escreveu:se o carro nao apresenta problema ou falha acho desnecessario a limpeza... agora limpeza da TBI é bom fazer mesmo.

a limpeza dos bicos não ajudaria para diminuir o consumo de combustível? (não entendo muito por isso estou perguntando)
as vezes um dos bicos pode estar entupido, impedindo o fluxo de combustível para o motor..

Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Marquinhos_rj » Qui Mai 31, 2012 6:48 pm

Otavio qnt ao consumo, está na faixa o seu carro. O meu faz essas medias (9.1 > 9.7 na cidade) tb. E de muitos aqui.
Qnt ao lance da manutenção, o "Febezza " tem certa razão. Concordo com ele.

"se o carro nao apresenta problema ou falha acho desnecessario a limpeza...agora limpeza da TBI é bom fazer mesmo.
"se o carro esta tudo ok, nao ha pq de se fazer"

A limpeza do TBI pode ser uma boa. Ajuda bem! Manutenção preventiva sempre é bom. Mas tb há certas considerações sobre isso.

Abraço! vlw!
MRQ!!
Velha Guarda
Velha Guarda

por Carlos Martins » Qui Mai 31, 2012 8:56 pm

Marquinhos_rj escreveu:Otavio qnt ao consumo, está na faixa o seu carro. O meu faz essas medias (9.1 > 9.7 na cidade) tb. E de muitos aqui.
Qnt ao lance da manutenção, o "Febezza " tem certa razão. Concordo com ele.

"se o carro nao apresenta problema ou falha acho desnecessario a limpeza...agora limpeza da TBI é bom fazer mesmo.
"se o carro esta tudo ok, nao ha pq de se fazer"

A limpeza do TBI pode ser uma boa. Ajuda bem! Manutenção preventiva sempre é bom. Mas tb há certas considerações sobre isso.

Abraço! vlw!
MRQ!!

Também concordo e dou mais uma opinião, não leve nesta que o mecânico disse que não se limpa bico em carro flex.
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por Febezza » Sex Jun 01, 2012 1:45 am

limpeza da tbi se faz em casa mesmo, so tendo um conhecimento basico...procure o descarbonizante da Wurth que é muito bom, ai pra fazer a limpeza é tranquilo, desmonte a tomada de ar que vai ate a tbi...peça pra alguem manter o carro acelerado em uns 3000rpm, ai vc vai spray-ando(assim que se escreve? kkk) até limpar
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Marquinhos_rj » Sex Jun 01, 2012 3:30 am

Febezza escreveu:limpeza da tbi se faz em casa mesmo, so tendo um conhecimento basico...procure o descarbonizante da Wurth que é muito bom, ai pra fazer a limpeza é tranquilo, desmonte a tomada de ar que vai ate a tbi...peça pra alguem manter o carro acelerado em uns 3000rpm, ai vc vai spray-ando(assim que se escreve? kkk) até limpar

"aplicando o spray" cairia melhor. rs
Velha Guarda
Velha Guarda

por sep_otavio » Sex Jun 01, 2012 8:37 am

bom, como é a primeira vez que faço e também não conheço muito de mecânica (por enquanto) vou levar no mecânico mesmo e conversar sobre essa limpeza de bico.
como não sei o que foi feito com o antigo dono do carro (o carro é 2007), visto que os amortecedores eram originais e essa semana quando fui trocar óleo e filtro o cara me falou que o fluído da DH tava PRETO (ele é vermelho), eu acho que tudo ali é original e no manual do carro não consta nada de revisões em concessionárias.
na minha opinião faria a limpeza de bicos, pelo fato somente de manutenção preventiva. Concordo com as opiniões dadas aqui de que não se mexe no que está queto, porém creio que seria bom fazer isso de vez em quando e como não sei quando isso foi feito, eu arriscaria :)

Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Próximo