Página 1 de 1

Diferenças entre motor turbo e aspirado

MensagemEnviado: Ter Jun 05, 2012 1:03 pm
por rodrigodk


Motor Turbo
O turbo aproveita os gases da saída do escapamento do motor para girar um eixo, que na sua outra extremidade possui uma hélice que comprimi o ar da atmosfera e manda para a entrada de ar do motor, dessa forma o carro não precisará mais aspirar o ar, ao acelerar o motor, a turbina gera pressão que entra nos cilindros deixando-os mais cheios de ar/combustível aumentando a explosão e conseqüentemente a potência do motor. O aumento da potência está diretamente relacionado com a pressão que a turbina irá gerar. Turbinar um carro é uma das formas mais baratas para conseguir extrair grandes potências de motores originais, é relativamente fácil dobrar a potência de um motor instalando um kit turbo.
Imagem
*Motor punto T-jet

Motor Aspirado
Todo carro que não é sobre alimentado por turbinas ou compressores mecânicos é naturalmente aspirado, ou seja, o próprio motor tem o trabalho de puxar para os cilindros a mistura ar/combustível. Para aumentar a potência desses motores o método mais comum é aumentar a cilindrada, mesmo assim o trabalho raramente passa de 30% e não pode ser feito em todos os motores, só com isso o investimento já pode passar do necessário para turbinar o carro, portanto os aumentos significativos de potência em carros aspirados ficam limitados apenas para competidores devido o seu custo x benefício. Uma das poucas modificações viáveis em carros aspirados é a troca de comando, sistema de escape maior e filtro de ar esportivo, sendo que a combinação dos três daria um ganho de menos de 15% na maioria dos motores, isto se o comando não for muito bravo, pois se for o carro pode ganhas mais potência, mas ficaria com a marcha lenta irregular, gastaria mais combustível e ficaria sem torque em baixa rotação.
Imagem

Re: Diferenças entre motor turbo e aspirado

MensagemEnviado: Ter Jun 05, 2012 10:06 pm
por luizzanca
Gostei da foto do motor do T-Jet. :P
Uma pergunta: se tem que esfriar o motor após uso intenso, porque deixá-lo ligado ao invés de desligar. :?:

Re: Diferenças entre motor turbo e aspirado

MensagemEnviado: Ter Jun 05, 2012 11:26 pm
por rodrigodk
luizzanca escreveu:Gostei da foto do motor do T-Jet. :P
Uma pergunta: se tem que esfriar o motor após uso intenso, porque deixá-lo ligado ao invés de desligar. :?:


Vamos ver se eu consido responder, se eu estiver errado me façam a correção... no caso decarro turbo o "motorzinho" dele(do turbo) funciona juntamente na mesma sincronia que o motor do carro e nisso passa oleo nele, se desligar o motor imediatamente, este oleo tende a cair e o "motorzinho" continua a funcionar sem lubrificacao... deixando o carro parado um pouco isso tende a fazer q ele fique lento ou parado assim, quando desligar nao tera problemas...

*O motor EcoBoost Turbo da FORD.. ela diz que foi projetado e testado para ser usado sem a necessidade de nenhum cuidado especial. Não precisa ser colocado em ponto morto antes de desligar o motor nem de intervalos especiais de troca de óleo ou óleos especiais.

Re: Diferenças entre motor turbo e aspirado

MensagemEnviado: Qua Jun 06, 2012 11:37 am
por Febezza
Se for aspirado = Honda, os v-tech da vida

agora turbo, hum,pode ser qualquer um, desde que seja forte :twisted:

A unica recomendação, até onde eu sei é deixar o carro ligado uns 30s antes de desligar...e quando usado de forma esportiva por um tempo, aguardar por 1 minutos ou mais

Re: Diferenças entre motor turbo e aspirado

MensagemEnviado: Qua Jun 06, 2012 8:24 pm
por alipio
:shock: :shock: :shock: