Barulho do Escapamento em Baixas Rotações

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Barulho do Escapamento em Baixas Rotações

por Marcos_SC » Sáb Set 15, 2012 10:33 am

Bom dia....

Galera, sou novo no fórum, dei uma olhada ai, pesquisando por barulhos, mais não encontrei exatamente algo como o meu problemas, pelo menos em um primeiro momento, ao qual penso ser...

Seguinte... terça feita, vou levar o carro para a CC onde comprei é o punto 12/13 (novo), está com 3.000km e notei que em baixas rotações ex. 3ª marcha 30km/h ou 4ª marcha 40km/h, quando retomo a aceleração sem reduzir um barulho alto como se fosse um furo no escapamento e vazamento de ar sair dele, o barulho do motor não me incomoda e pra ser sincero, nem acho tão barulhento, sendo que só ando na boa, sem puxadas, mas este do escapamento me incomoda, fiz testes com vidros abertos, fechados, apenas um lado aberto, em locais aberto e claro em locais fechados, em locais ruas com estradas estreitas e mais casas ou prédios isto fica mais evidente...

O intuito do tópico é saber se mais pessoas notaram isto ou apenas eu que fui sorteado, sendo que uma lateral da porta foi trocada no meu já por falta de encaixe preciso, ai é outra questão... mas com base nisto quero poder questionar se me falarem olha, é normal e não temos o que fazer, sendo que li relatos de barulhos no motor, porém "acredito" que não seja o caso, não o ronco dele em si, o barulho se concentra atrás e no escapamento... como está sendo mais evidente o barulho de uma semana para cá, estou buscando esta informação, quero ter argumentos, ideias, noção se este problema em específico é comigo, ou tem mais casos com base nos tão falados barulhos dele...

Na terça levo o carro e caso seja solucionado coloco aqui como foi para ajudar se alguém mais ter este tipo de incômodo no seu...

Grato a todos...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Barulho do Escapamento em Baixas Rotações

por emerson.hss » Ter Set 18, 2012 1:04 pm

Rapaz, também já percebi esse barulho, no entanto eu estava achando que ainda não conheço bem o carro. É uma vibração grande no escapamento e eu estava achando que é devido a troca de marcha no momento inadequado ao motor. Esse barulho só ocorre quando faço as mesmas trocas que você citou (3ª em 30km/h e 4ª pouco acima de 40km/h, esse é meu costume) em rotações baixas entre 2000 e 2500 rpm, isto é, fazendo as trocas fora da relação apresentada no manual que, se não me engano, deveria ser a troca para a 3ª em 40km/h e a 4ª em 60 km/h, se acordo com o manual. Porém não tenho o costume de fazer as trocas dessa forma e também acho que é um giro "muito alto" para realizar a troca quando a intenção é andar na boa, sem forçar, economizando. Tenho a sensação de consumo maior realizando as trocas de acordo com o manual.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Ter Set 18, 2012 5:49 pm

Experimente abastecer com 100% álcool se o ruído sumir ou atenuar bastante o motor do seu carro esta com pré-ignição ou auto-ignição quando abastecido com gasolina; e isso não é normal e é extremamente danoso ao motor.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por grego171 » Qua Set 19, 2012 9:01 pm

Sem ofender, sem querer encrenca, mas 4º marcha a 40km/h :shock:

Brincadeira ne.....

Acho que tanto esticando as marchas, qdo vc trocar marchas antes do tempo força o sistema tb
Imagem Imagem Imagem
Hj Linea T jet "Tubarao"
ex Palio HLX "Valente"
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por gabrielbtt » Sex Set 21, 2012 8:56 am

scorpio se for esse problema como resolver? obg.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por qsboy » Sex Set 21, 2012 9:22 am

Meu carro tem 100.000 Km e minha opinião é que esses barulhos são normais do carro.

Sobre a vibração no escapamento, reduza uma ou 2 marchas.
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Scorpio » Sex Set 21, 2012 12:30 pm

gabrielbtt escreveu:scorpio se for esse problema como resolver? obg.

Para uma solução correta tem que mexer na taxa de compressão.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por SoliD » Sex Set 21, 2012 10:19 pm

Carter raspando no escapamento causa o mesmo barulho de 2Mil a 3Mil rotações... Da uma verificada nisso...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marcos_SC » Sáb Set 22, 2012 10:50 am

Opa... desculpem a demora, como falei, levei o carro na terça para a CC onde comprei, na verdade não é um "problema" mecânico, é tido como normal para a FIAT, o barulho vem por incrível que pareça da caixa de marcha, pedi para andar com outro punto 1.4 igual ao meu, pegamos um zero, que nem havia sido vendido, o barulho é o mesmo, e pra ser sincero mais alto, pedi ao mecânico que me deixasse na rua e passasse em minha frente para ouvir de fora o barulho, e não se houve nada, ele passou em 3ª marcha a cerca de 30km/h realmente silencioso (com o zero que faz mais barulho que o meu), sendo assim, quando ele passou, prestei muita atenção no escapamento, realmente não tem o som que se houve de dentro do carro.

Andamos com um palio novo, é mais evidente ainda na versão 1.0, sendo assim, ele me convenceu e vou conviver com isto...

grego171 - Não ofendeu não, e sim, troco as marchas nestas rotações e tenho uma economia absurda de combustível em relação aos que dão uma esticada a mais... enquanto meu bolso estiver feliz e na média ele fizer 17 em tiro longo no c.b e na mão (variação de 100 a 200 metros), e seus 13 na cidade com variação de 100 a 200 metros do c.b para a média na bomba, na mão mesmo, pode falar que sou o pior motorista do mundo, mais não penso em posto todos os finais de semana rs... sem stress rs.... e pior quem comprar o t-jet (motor muito mais forte claro) mais no modo econômico, vai entender e concordar que é isto mesmo, porém pelo motor de 152cv eles podem esticar mais claro...

Bom em resumo, não tem o que fazer, é conviver com isto, a dica do Álcool, vou tentar usar sim, talvez amenize, vamos ver, sei que em baixa sem aceleração apenas embreagem, funciona e reduz a vibração em cerca de 80%, mais em baixa andando, nunca fiz... veremos, assim que fizer, volto a postar...

Obrigado pela dica e fica ai o que me passaram em relação ao assunto...

Ah!!! o carro foi levantado, nada solto e nem encostando... tudo "aparentemente" 100%...

Valeu...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por grego171 » Qua Set 26, 2012 10:16 am

Bom dia Marcos, que bom que nao ofendi (:D)

Tinha um Palio HLX 1.8 e usei as mais variadas faixas de rotaçao buscando uma economia, e nao vi mta diferença em trocar marcha 10 ou 20 km antes do recomendado, e o mesmo acontece com o Linea T Jet, q apesar de ser mais pesado que o primeiro, mantem medias mto proximas de consumo.

A diferença fica evidente mesmo qdo colocamos o pe direito mais proximo do assoalho, ai sim o consumo vai pro beleleu, mas em compensaçao o coraçao bate rapido :twisted:

Pra vc ter ideia de consumo:
Modo civilizado na cidade -Palio: 10,5km/l, -Linea: 10km/l Estrada - Palio 16km/l Linea 15km/l
Modo endemoniado city Palio: 7,5km/l Linea: 7km/l

Lembrando ambos na gaoslina

No inicio ficava preocupado com o CB mostrando a cada saida de farol 4km/l :shock: mas depois desencanei e passei a aproveitar mais o carro (=D>)

Abraços
Imagem Imagem Imagem
Hj Linea T jet "Tubarao"
ex Palio HLX "Valente"
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo