Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

por Scorpio » Seg Out 08, 2012 18:52

Tenho um Punto e-torq 1.6 2011 (não é DL) fiz uma atualização (telecarregamento) do software da injeção no ano passado e outra hoje; na primeira o motor melhorou pouco em relação as respostas em baixa rotação, já com essa ficou mais evidente a melhora.

Quem tem Punto com motor e-torq e só fez uma atualização (ou nenhuma) passe em uma concessionária Fiat e faça essa nova atualização que vale a pena, é gratuita mesmo para veículos fora da garantia. Quem for de Sampa zona norte recomendo a Fiat Amazonas Vila Guilherme.

A atualização é para os motores e-torq com injeção Magneti Marelli IAW 7GF. Não é para o cambio automatizado, entretanto peça para verificar, pois pode ser que também tenha para o câmbio DL.

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

Estado: SP
Punto: Grande Punto (EU)
Color: Preto Vulcano (black)
Punto Nickname: Punto

Re: Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

por schindler » Seg Out 08, 2012 19:02

Como eu poderia saber se há algum upgrade para minha versão?
Código: Selecionar todos
while (alive) keepPushing();

Fernando Schindler
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Estado: PB
Name: Luiz Fernando
Color: Verde Lagoon (green)
Punto Nickname: Runner

por Scorpio » Seg Out 08, 2012 19:10

Normalmente pelo numero do chassi no computador da CC... Mas às vezes não aparece a atualização pelo numero do chassi, ai só conectando no scanner e verificando, foi o caso do meu Punto.

Essa segunda atualização vale muito a pena!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por VLA » Ter Out 09, 2012 08:34

boa dica, mas na primeira atualização não percebi diferença alguma no final das contas.

a única coisa que fez diferença no meu carro foi viajar com ele.... depois da segunda viagem o motor virou outro (por coincidencia isso foi antes da atualização do software).

quando for fazer revisão de carroceria no final no ano, pedirei pra atualizar novamente... não custa experimentar (só o medo de mexer no que está bom hehehe).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

Name: Vinicius
Color: Branco Banchisa (white)

por enoquelf » Ter Out 09, 2012 09:30

O meu Punto é 2012 e comprei em Junho porém quando questionei sobre a atualização do módulo eles já disseram de cara que não precisava! Será que devo insistir? Pq sempre achei ele meio fraco em baixas rotações.
Quando comprei coloquei só uns 2 ou 3 tanques de gasolina! Ai é que ele era lento mesmo! Depois passei a colocar álcool e percebi melhorias mas mesmo assim... ainda percebo que pelo porte do motor ele deveria ser mais ágil em baixas.
Meu pai tem um FOX 1.6 8V 2009 e a retomada dele em baixa é bem melhor do que a do meu Punto 1.6 16V 2012. Será que tem relação com a quantidade de válvulas ou será que é devido a falta de atualização do módulo de injeção eletrônica?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Estado: MG
Name: Enoque

por Scorpio » Ter Out 09, 2012 12:29

VLA escreveu:boa dica, mas na primeira atualização não percebi diferença alguma no final das contas.

O módulo de injeção do seu Punto é da Magneti Marelli ou da Bosch?
Moderador
Moderador

por VLA » Qui Out 11, 2012 12:19

enoquelf escreveu:Meu pai tem um FOX 1.6 8V 2009 e a retomada dele em baixa é bem melhor do que a do meu Punto 1.6 16V 2012. Será que tem relação com a quantidade de válvulas

certamente é a quantidade de valvulas... isso é caracteristica de motor 16v sem comando variavel.

até a ecosport pesadona que temos na familia retoma melhor que o punto em saidas de quebra-molas e pequenas rampas.

Scorpio escreveu:
VLA escreveu:boa dica, mas na primeira atualização não percebi diferença alguma no final das contas.

poxa, boa pergunta.

nem sabia que ja rolava essa diversidade de fornecedores num motor tao recente como o etorq.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

Name: Vinicius

por Scorpio » Qui Out 11, 2012 13:56

VLA escreveu:
Scorpio escreveu:

poxa, boa pergunta.
nem sabia que ja rolava essa diversidade de fornecedores num motor tao recente como o etorq.

São poucos e-torq que estão equipados com módulos de injeção da Bosch, mas tem. De uma olhada, no módulo (ver imagem abaixo) há um selo informando o modelo e marca.

Notei uma boa diferença no torque em baixas rpm, usando gasolina, após essa segunda atualização.

Imagem
Moderador
Moderador

por Carlos Martins » Seg Out 15, 2012 22:47

Sexta estive na Cc para trocar o óleo e me informaram que tinha duas atualizações para a injeção, realmente o carro está "solto das patas" (:D)
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

Estado: RS
Name: Carlos
Punto: T-Jet
Punto Nickname: Camelo

por PCesarBR » Ter Out 16, 2012 11:19

Esse aumento do torque em baixa, deixou carro mais manco em alta ?
Fiat eh motor feito pra girar !
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Name: Paulo
Color: Verde Lagoon (green)

Próximo