Página 1 de 9

Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 6:52 pm
por Scorpio
Tenho um Punto e-torq 1.6 2011 (não é DL) fiz uma atualização (telecarregamento) do software da injeção no ano passado e outra hoje; na primeira o motor melhorou pouco em relação as respostas em baixa rotação, já com essa ficou mais evidente a melhora.

Quem tem Punto com motor e-torq e só fez uma atualização (ou nenhuma) passe em uma concessionária Fiat e faça essa nova atualização que vale a pena, é gratuita mesmo para veículos fora da garantia. Quem for de Sampa zona norte recomendo a Fiat Amazonas Vila Guilherme.

A atualização é para os motores e-torq com injeção Magneti Marelli IAW 7GF. Não é para o cambio automatizado, entretanto peça para verificar, pois pode ser que também tenha para o câmbio DL.

.

Re: Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 7:02 pm
por schindler
Como eu poderia saber se há algum upgrade para minha versão?

Re: Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 7:10 pm
por Scorpio
Normalmente pelo numero do chassi no computador da CC... Mas às vezes não aparece a atualização pelo numero do chassi, ai só conectando no scanner e verificando, foi o caso do meu Punto.

Essa segunda atualização vale muito a pena!

Re: Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 8:34 am
por VLA
boa dica, mas na primeira atualização não percebi diferença alguma no final das contas.

a única coisa que fez diferença no meu carro foi viajar com ele.... depois da segunda viagem o motor virou outro (por coincidencia isso foi antes da atualização do software).

quando for fazer revisão de carroceria no final no ano, pedirei pra atualizar novamente... não custa experimentar (só o medo de mexer no que está bom hehehe).

Re: Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 9:30 am
por enoquelf
O meu Punto é 2012 e comprei em Junho porém quando questionei sobre a atualização do módulo eles já disseram de cara que não precisava! Será que devo insistir? Pq sempre achei ele meio fraco em baixas rotações.
Quando comprei coloquei só uns 2 ou 3 tanques de gasolina! Ai é que ele era lento mesmo! Depois passei a colocar álcool e percebi melhorias mas mesmo assim... ainda percebo que pelo porte do motor ele deveria ser mais ágil em baixas.
Meu pai tem um FOX 1.6 8V 2009 e a retomada dele em baixa é bem melhor do que a do meu Punto 1.6 16V 2012. Será que tem relação com a quantidade de válvulas ou será que é devido a falta de atualização do módulo de injeção eletrônica?

Re: Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 12:29 pm
por Scorpio
VLA escreveu:boa dica, mas na primeira atualização não percebi diferença alguma no final das contas.

O módulo de injeção do seu Punto é da Magneti Marelli ou da Bosch?

Re: Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

MensagemEnviado: Qui Out 11, 2012 12:19 pm
por VLA
enoquelf escreveu:Meu pai tem um FOX 1.6 8V 2009 e a retomada dele em baixa é bem melhor do que a do meu Punto 1.6 16V 2012. Será que tem relação com a quantidade de válvulas


certamente é a quantidade de valvulas... isso é caracteristica de motor 16v sem comando variavel.

até a ecosport pesadona que temos na familia retoma melhor que o punto em saidas de quebra-molas e pequenas rampas.


Scorpio escreveu:
VLA escreveu:boa dica, mas na primeira atualização não percebi diferença alguma no final das contas.

O módulo de injeção do seu Punto é da Magneti Marelli ou da Bosch?


poxa, boa pergunta.

nem sabia que ja rolava essa diversidade de fornecedores num motor tao recente como o etorq.

Re: Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

MensagemEnviado: Qui Out 11, 2012 1:56 pm
por Scorpio
VLA escreveu:
Scorpio escreveu:
VLA escreveu:boa dica, mas na primeira atualização não percebi diferença alguma no final das contas.

O módulo de injeção do seu Punto é da Magneti Marelli ou da Bosch?

poxa, boa pergunta.
nem sabia que ja rolava essa diversidade de fornecedores num motor tao recente como o etorq.

São poucos e-torq que estão equipados com módulos de injeção da Bosch, mas tem. De uma olhada, no módulo (ver imagem abaixo) há um selo informando o modelo e marca.

Notei uma boa diferença no torque em baixas rpm, usando gasolina, após essa segunda atualização.

Imagem

Re: Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

MensagemEnviado: Seg Out 15, 2012 10:47 pm
por Carlos Martins
Sexta estive na Cc para trocar o óleo e me informaram que tinha duas atualizações para a injeção, realmente o carro está "solto das patas" (:D)

Re: Telecarregamento motor e-torq – Outubro 2012

MensagemEnviado: Ter Out 16, 2012 11:19 am
por PCesarBR
Esse aumento do torque em baixa, deixou carro mais manco em alta ?
Fiat eh motor feito pra girar !