Mito? Motor mais rodado anda mais..??

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Mito? Motor mais rodado anda mais..??

por lucassmenezes » Sex Nov 09, 2012 7:35 am

Uma dúvida que sempre me ocorreu e sempre há discussões sobre isso

Carro mais rodado anda mais, possui mais torque e final..

Ou... "surra mais o motor,, o famoso termo. amaciar o motor ,,, verdade ou mito?

Pesquisando na internet me deparei com inúmeras respostas de engenheiros relatando que para os atuais motores é realmente um mito mas em experiência própria de vocês, será?
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Re: Mito? Motor mais rodado anda mais..??

por Ferranda » Sex Nov 09, 2012 8:04 am

Tecnicamente após uns 10.000kms o carro fica mais "solto".
Mesmo com as modernas tecnologias de usinagem, existe um periodo de "assentamento" das peças moveis.
Porem quando se chega nuns 100.000kms já começa a perder um pouco de força devido as folgas e diminuição da taxa de compressão.
Porem tudo isso depende da forma de se dirigir e das manutenções realizadas.
Isso é o que eu acredito.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por lucassmenezes » Sex Nov 09, 2012 8:15 am

Então se a pessoa dirige digamos que de modo econômico o mesmo veículo andará menos do que um condutor que dirige de forma mais "esportiva" ?
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por fernando19 » Sex Nov 09, 2012 8:28 am

Concordo com o Ferranda, assim como há motivos para melhorar o desempenho com o tempo, também há para piora-lo. Imagino eu que a diferença deve ser imperceptível em muitos casos, não deve variar mais do que 5% para mais ou para menos. Fato é que se a manutenção for mal feita aí sim a 'piora' é sensível.

Se você dirige em rotações mais altas a tendência é que esse 'assentamento' aconteça mais rápido mas não deve ser nada tão expressivo como era antigamente, e é dessa época que vem essa história.

Eu não mudaria meu estilo de direção só por causa disso.

Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Febezza » Sex Nov 09, 2012 3:10 pm

Eu me pergunto se com uma certa KM alto 100.000 por exemplo o carro perde potência, digo em cv's ou se até mesmo depois de uma retífica de motor muda alguma coisa.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por lucassmenezes » Sáb Nov 10, 2012 7:29 am

Em quatro rodas, naqueles testes de rodagem onde pegam um determinado veículo e rodam brasil afora após 60 mil se não me engano o desempenho como aceleração e até frenagem caem em média 2 segundos.. com manutenção obviamente feita 101%
Mas não entendo o porquê..
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por danielcingano » Sáb Nov 10, 2012 9:47 pm

Na verdade no teste da quatro rodas existem casos do desempenho e consumo melhorar.

Agora em relação ao pós retífica, Tudo vai depender do que foi feito.
Por exemplo:
- Foi trocado os pistões, colocando um 0,25 e mantendo a parte de cima (cabeçote). Com isso a taxa de compressão será menor.

- Foi mantido os pistões originais e refeita a parte de cima, com isso foi feito um "rebaixo" no cabeçote e a taxa de compressão ficou maior;

- Foi feito um encamisamento na câmara e colocado os pistões originais e feita a parte de cima. Com isso foi mantido a compressão original do motor.

O terceiro método é o que deixa o motor mais próximo possível das características originais.

Ou seja, vai depender de qual procedimento foi feito e claro da mão de obra.
Imagem
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por VLA » Seg Nov 12, 2012 7:51 am

eu não acreditava em amaciamento, mas no caso do etorq o rendimento do carro em baixa melhorou BASTANTE após e primeira e segunda viagens que fiz com o carro.

logo que comprei o carro ele ficava bem manco em baixa, a ponto de reclamar em giro baixo com ac ligado mesmo em locais planos, e nem se quer conseguia manobrá-lo em local plano sem acelerar, coisa que sempre fiz nos meus outros carros... hoje o punto está bem mais experto em todas as situações.

detalhe: nunca dei pau nele e nem se quer chego perto de cortar o giro do motor... o que fez com que ele ficasse mais solto foi simplesmente o fato de viajar longas distancias em velocidades constantes, normalmente em torno de 120km/h.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador