Instalação de Freio a disco na roda traseira.

Galera sempre foi meu sonho ter um carro com freio a disco nas quatro rodas.
já havia pesquisado aqui e tinha visto que um membro já tinha colocado um eixo completo de Tjet em um Punto 1.4.
Então comecei minha pesquisa pois queria fazer o mais barato possível e sem perder ou danificar meu ABS que tem nas quatro rodas mesmo as rodas de traz
sendo freios à Tambor, são ABS. (EX. As Hilux são Tambor com ABS), Então pesquise em site de peças da FIAT e descobri que a referencia que é o numero
de identificação do cubo de roda do Punto Tjet era o mesmo do Sporting com ABS ou seja a mesma peça, então fiquei tranquilo pois já sabia que a leitura do ABS é feita através da rotação do cubo de roda.
Agora falta só achar os Discos, e um belo dia um amigo aqui do Fórum me avisou de um Tjet desmanchando, fui comprei todo o conjunto por R$ 300,00
(muito Barato pelo quanto tinha sido usado pois não avia nem rebarbas nos discos) Então eu mesmo os instaleis, com minhas próprias mão depois de ouvir de um mecânico que aquilo era complicado fazer adaptação e pepe e papa...
Muito mais simples do que parece.
Como o conjunto veio completo com manga de eixo rolamentos pinças discos e pastilhas e até os sensores do ABS foi só tirar os 4 parafusos que seguram no eixo amaçar a alça de ficção do antigo cabo do freio de mão pois o com tambor é mais longo, e com jeito refazer os caminhos das tubulações de fluido de freio com a mão mesmo se faz isso e pronto.
tive que trocar o cabo do freio de mão pois o encaixe é diferente, (paguei R$ 102.00 no par) que mais uma vez, eu mesmo instalei apos chegar, depois de 15 dias de espera da CC.
Minha dica é que for perfeccionista como eu, coloque o eixo inteiro por causa dos suportes dos cabos de ABS, Freio demão e tubulações do Fluido de Freio.
As conexões são as mesma e encaixam perfeitamente, a questão mesmo a só de estética pois os suporte ficam em posições diferentes (mas eu dei um jeito de por elas onde eu queria)kkkk
Antes :

depois

Esse são os discos essa ferrugem é superficial pois quando os discos ficam longos períodos parados tende a enferrujar

Gostaria de Deixar meu Agradecimento ao Geo que saiu de sua casa em um sábado de manha para levar seu Tjet pra servir de "modelo" e ao Renato Maia que indicou o local que estava vendendo.
Se alguém tiver interesse de fazer, terei prazer em ajudar dando as dicas.
já havia pesquisado aqui e tinha visto que um membro já tinha colocado um eixo completo de Tjet em um Punto 1.4.
Então comecei minha pesquisa pois queria fazer o mais barato possível e sem perder ou danificar meu ABS que tem nas quatro rodas mesmo as rodas de traz
sendo freios à Tambor, são ABS. (EX. As Hilux são Tambor com ABS), Então pesquise em site de peças da FIAT e descobri que a referencia que é o numero
de identificação do cubo de roda do Punto Tjet era o mesmo do Sporting com ABS ou seja a mesma peça, então fiquei tranquilo pois já sabia que a leitura do ABS é feita através da rotação do cubo de roda.
Agora falta só achar os Discos, e um belo dia um amigo aqui do Fórum me avisou de um Tjet desmanchando, fui comprei todo o conjunto por R$ 300,00
(muito Barato pelo quanto tinha sido usado pois não avia nem rebarbas nos discos) Então eu mesmo os instaleis, com minhas próprias mão depois de ouvir de um mecânico que aquilo era complicado fazer adaptação e pepe e papa...
Muito mais simples do que parece.
Como o conjunto veio completo com manga de eixo rolamentos pinças discos e pastilhas e até os sensores do ABS foi só tirar os 4 parafusos que seguram no eixo amaçar a alça de ficção do antigo cabo do freio de mão pois o com tambor é mais longo, e com jeito refazer os caminhos das tubulações de fluido de freio com a mão mesmo se faz isso e pronto.
tive que trocar o cabo do freio de mão pois o encaixe é diferente, (paguei R$ 102.00 no par) que mais uma vez, eu mesmo instalei apos chegar, depois de 15 dias de espera da CC.
Minha dica é que for perfeccionista como eu, coloque o eixo inteiro por causa dos suportes dos cabos de ABS, Freio demão e tubulações do Fluido de Freio.
As conexões são as mesma e encaixam perfeitamente, a questão mesmo a só de estética pois os suporte ficam em posições diferentes (mas eu dei um jeito de por elas onde eu queria)kkkk
Antes :

depois

Esse são os discos essa ferrugem é superficial pois quando os discos ficam longos períodos parados tende a enferrujar

Gostaria de Deixar meu Agradecimento ao Geo que saiu de sua casa em um sábado de manha para levar seu Tjet pra servir de "modelo" e ao Renato Maia que indicou o local que estava vendendo.
Se alguém tiver interesse de fazer, terei prazer em ajudar dando as dicas.