Problema no ar-condicionado (c/ video)

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Problema no ar-condicionado (c/ video)

por hermannps » Sex Fev 01, 2013 10:38 am

O vídeo mostra que o ar-condicionado fica ligando e desligando sozinho, quando o carro está parado em ponto morto. O conta giros registra o efeito do ar-condicionado ligando e desligando. O vídeo não captou o estalo do ar-condicionado toda vez que é acionado. A pergunta é, qual a causa do problema? Alguém já passou por isso? Como resolveu?

Deixei hoje o carro na oficina, que me informou que eu preciso limpar os bincos injetores, cobrou R$ 280,00 mas eu nao botei fé que esta seria a origem do problema. Imagino que eles tenham regulado mal a velocidade do ponto morto pelo computador interno, pois o problema apareceu na ultima revisão feita, quando ele atualizou o firmware. O que vocês acham?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Sex Fev 01, 2013 11:55 am

marcha lenta não tem nada a ver com ligar e desligar o AC. o problema provavelmente está no relé de acionamento do compressor do AC ou então, na carga do gás. por ser um elx presumo que já saiu da garantia há tempos então, que tal uma "consulta" com alguma empresa especializada em serviços em AC ? no mínimo, mais em conta e rápido que na CC.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

Re: Problema no ar-condicionado (c/ video)

por Scorpio » Sex Fev 01, 2013 4:04 pm

Imagem

............. (:-?)
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por hermannps » Sex Fev 01, 2013 4:22 pm

Scorpio escreveu:Imagem

............. (:-?)

Mal aê Scorpio. É um costume antigo publicar o vídeo como privado. Vai agora que já deixei público.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re:

por hermannps » Sex Fev 01, 2013 4:53 pm

shadowcps escreveu:marcha lenta não tem nada a ver com ligar e desligar o AC. o problema provavelmente está no relé de acionamento do compressor do AC ou então, na carga do gás. por ser um elx presumo que já saiu da garantia há tempos então, que tal uma "consulta" com alguma empresa especializada em serviços em AC ? no mínimo, mais em conta e rápido que na CC.

Acrescentando mais um detalhe: o ar continua saindo, só que ele fica ligando e desligando o compressor.

Shadow, o problema é intermitente e só ocorre em marcha lenta (ponto morto), com carro parado. Se o problema for no relé, imagino que ele nao dependeria de marcha pra ocorrer. Se o problema for falta de gás, qual relação com o liga e desliga do comrpessor?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por hermannps » Seg Fev 04, 2013 5:02 pm

Alguma ajuda? O problema ocorreu após uma revisão que atualizaram o software. Já comprei o dispositivo que conecta o pc ao carro, e estou pensando em ajustar o parêmetro da marcha lenta, ou então desativar o recurso que desliga o ar automaticamente. Vou tentar antes a limpeza do bico e borboleta, que foi a recomendação da concessionaria, que me quis cobrar 390 reais pelo serviço :shock:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por danielcingano » Seg Fev 04, 2013 6:20 pm

hermannps escreveu:Alguma ajuda? O problema ocorreu após uma revisão que atualizaram o software. Já comprei o dispositivo que conecta o pc ao carro, e estou pensando em ajustar o parêmetro da marcha lenta, ou então desativar o recurso que desliga o ar automaticamente. Vou tentar antes a limpeza do bico e borboleta, que foi a recomendação da concessionaria, que me quis cobrar 390 reais pelo serviço :shock:

Como você mesmo disse o problema está no software.
Se você levar na CSS vão fazer trocar a versão do software e te cobrar pela "limpeza" de bico e borboleta.
É simples, desligue o AC, se a marcha lenta continuar oscilando o problema está nos bicos, velas, borboleta. Se não oscilar o problema será de software ou relé de acionamento do AC ( na minha opinião é o software).

Ps.: Se vc por alguma razão desativar o desligamento automático do AC pode dar adeus ao mesmo.
Imagem
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Ferranda » Seg Fev 04, 2013 6:31 pm

hermannps escreveu:Alguma ajuda? O problema ocorreu após uma revisão que atualizaram o software. Já comprei o dispositivo que conecta o pc ao carro, e estou pensando em ajustar o parêmetro da marcha lenta, ou então desativar o recurso que desliga o ar automaticamente. Vou tentar antes a limpeza do bico e borboleta, que foi a recomendação da concessionaria, que me quis cobrar 390 reais pelo serviço :shock:

A configuração de marcha lenta vce não conseguirá alterar com um cabo via porta OBD / Can bus.
Isso tá gravado na memoria do modulo de injeção, e essa informação não é alterada de forma tão simples, normalmente tem que abrir o modulo e alterar o parâmetro diretamente na memoria.

Afinal de contas. o arcond esta gelando? Mesmo em marcha lenta?
Quando está com falta de gás, ao ligar o compressor ele comprime e liquefaz o pouco de gás que tem, porem o sensor de pressão lê baixa pressão no sistema e desarma o compressor, logo em seguida a pressão volta a subir e rearma o compressor novamente. (e fica nesse ciclo, liga /desliga).
Em alta RPM isso é imperceptível, em marcha lenta, mais perceptível.
Realmente não parece ser bico / corpo borboleta sujo !!!! Seguiria o conselho acima e daria uma olhada no sistema de arcond!

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ferranda » Seg Fev 04, 2013 6:46 pm

Esse lance de atualização de software é 1/2 balela!!!!
Pra tudo a CC usa essa "desculpa", não vou dizer que não existe, porem são raras as vezes.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por shadowcps » Ter Fev 05, 2013 8:07 am

exatamente isso que o Ferranda explicou sobre falta do gás no sistema. aconteceu com o meu ex-ELX e ficou bom por um tempo mas depois, tive que trocar o sensor anticongelamento que fica atras do portaluvas aí, parou de dar o problema
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

Próximo