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Retrabalho no cabeçote (+/- 25% A mais de potência) ?

MensagemEnviado: Dom Abr 14, 2013 7:58 pm
por luis cristiano
Fala galera, tenho acompanhado os vídeos desse maluco do d2m :socorro: e me deparei com esse video, que na verdade, é uma entrevista falando sobre o aumento de potência.
O entrevistado que é o Lula da Bylula fala sobre o aumento do fluxo de ar só retrabalhando a admição e exaustão do cabeçote. Vê o que vcs acham já que estou começando a entender mais fundo sobre motores agora e pesando em fazer no meu 1.4 manco (:D).


http://www.youtube.com/watch?v=1YIliz1Oxb4

Re: Retrabalho no cabeçote (+/- 25% A mais de potência) ?

MensagemEnviado: Dom Abr 14, 2013 8:05 pm
por shadowcps
o fato é que quanto mais "liso" e reto for a admissão de ar, menos atrito portanto, melhor o fluxo dele. o mesmo vale para a saída porém, aumento de 25% acho meio exagerado, lembrando ainda que existe muita preocupação com a potência mas e quanto ao torque ? Sem contar ainda que ele inutilizou o sensor de giros, a segurança do motor então, será que compensa o que será gasto de novo e de novo e de novo, com ele mesmo, talvez, para refazer o motor após rodar por um tempo sem ocorrer o corte de giros ?

Sinceramente ? não existem milagres. Vídeo promocional do negócio, prometendo milagres sem comprometer motor.

Re: Retrabalho no cabeçote (+/- 25% A mais de potência) ?

MensagemEnviado: Dom Abr 14, 2013 8:20 pm
por luis cristiano
Fala Shadowps,
Como realmente eu ainda estou apredendo sobre os motores ficou essa dúvida. Mas no dinamometro deu um aumento e eu estou pensando em dar uma ligada pra lá. Mas eu fico preocupado com a vida util do motor.

Re: Retrabalho no cabeçote (+/- 25% A mais de potência) ?

MensagemEnviado: Dom Abr 14, 2013 8:24 pm
por luis cristiano
shadowcps escreveu:o fato é que quanto mais "liso" e reto for a admissão de ar, menos atrito portanto, melhor o fluxo dele. o mesmo vale para a saída porém, aumento de 25% acho meio exagerado, lembrando ainda que existe muita preocupação com a potência mas e quanto ao torque ? Sem contar ainda que ele inutilizou o sensor de giros, a segurança do motor então, será que compensa o que será gasto de novo e de novo e de novo, com ele mesmo, talvez, para refazer o motor após rodar por um tempo sem ocorrer o corte de giros ?

Sinceramente ? não existem milagres. Vídeo promocional do negócio, prometendo milagres sem comprometer motor.

Agora eu ví o resto da resposta :-D . A vida do motor é muito mais importante e como eu nunca tinha visto esse tipo de modificação, fiquei na dúvida (~X()

Re: Retrabalho no cabeçote (+/- 25% A mais de potência) ?

MensagemEnviado: Dom Abr 14, 2013 8:30 pm
por shadowcps
luis cristiano, o dinamômetro provavelmente é dele mesmo e são gdes as chances de ter o famigerado botãozinho "cliente feliz". o motor 1.4 já estava no limite e a FIAT conseguiu, mesmo assim, extrair mais 3 cvs dele aliviando peso, que é o 1.4 evo. se quer melhorar o seu 1.4 parte para uma turbininha ou então, para um e-torq 1.6. isso aí [ematerial promocional visando prometer mundos e fundos, como as pilulas milagrosas...

Re: Retrabalho no cabeçote (+/- 25% A mais de potência) ?

MensagemEnviado: Dom Abr 14, 2013 8:38 pm
por luis cristiano
shadowcps escreveu:luis cristiano, o dinamômetro provavelmente é dele mesmo e são gdes as chances de ter o famigerado botãozinho "cliente feliz". o motor 1.4 já estava no limite e a FIAT conseguiu, mesmo assim, extrair mais 3 cvs dele aliviando peso, que é o 1.4 evo. se quer melhorar o seu 1.4 parte para uma turbininha ou então, para um e-torq 1.6. isso aí [ematerial promocional visando prometer mundos e fundos, como as pilulas milagrosas...

Valeu meu brother,
Eu pensei numa tubininha só pra dar uma aliviada na falta de potência (X() mas talvez pelo valor pra colocar uma eu troco meu 1.4 por um 1.8. Eu não sei quanto ficaria ao certo pra instalar uma, mas sei que não é barato.
Eu tô com medo desse motor 16v e-torq. Não pelo motor mas pelo preço da manutenção e desvalorização dos carros 16v.

Re: Retrabalho no cabeçote (+/- 25% A mais de potência) ?

MensagemEnviado: Dom Abr 14, 2013 9:26 pm
por danielcingano
luis cristiano escreveu:
shadowcps escreveu:luis cristiano, o dinamômetro provavelmente é dele mesmo e são gdes as chances de ter o famigerado botãozinho "cliente feliz". o motor 1.4 já estava no limite e a FIAT conseguiu, mesmo assim, extrair mais 3 cvs dele aliviando peso, que é o 1.4 evo. se quer melhorar o seu 1.4 parte para uma turbininha ou então, para um e-torq 1.6. isso aí [ematerial promocional visando prometer mundos e fundos, como as pilulas milagrosas...

Valeu meu brother,
Eu pensei numa tubininha só pra dar uma aliviada na falta de potência (X() mas talvez pelo valor pra colocar uma eu troco meu 1.4 por um 1.8. Eu não sei quanto ficaria ao certo pra instalar uma, mas sei que não é barato.
Eu tô com medo desse motor 16v e-torq. Não pelo motor mas pelo preço da manutenção e desvalorização dos carros 16v.


Desvalorização do 16v só foi grande na era dos Gol GIII. Os APzeiros "entendidos" não usavam óleo correto, nem troca no período, com isso a borra tomava conta e a chance de problemas era grande.
Hoje com um maior conhecimento dos profissionais da área já não existe esse problema. O E-torq mesmo a manutenção é mais simples até pelo fato da utilização da corrente ao invés da correia dentada.
A única desvantagem dos motores 16v em relação ao 8v é a falta de torque em giros menores, porém em cabeçotes com comando de válvulas variável isso já não mais acontece.

Re: Retrabalho no cabeçote (+/- 25% A mais de potência) ?

MensagemEnviado: Dom Abr 14, 2013 10:39 pm
por Ferranda
Nossa, imagino como deve ter ficado um lixo em baixa RPM... :roll:
Milagre não existe...
Ganha-se numa ponta, para perder em outra. :wink:
(>:D<)

Re: Retrabalho no cabeçote (+/- 25% A mais de potência) ?

MensagemEnviado: Seg Abr 15, 2013 2:08 am
por luis cristiano
danielcingano escreveu:
luis cristiano escreveu:
shadowcps escreveu:


Desvalorização do 16v só foi grande na era dos Gol GIII. Os APzeiros "entendidos" não usavam óleo correto, nem troca no período, com isso a borra tomava conta e a chance de problemas era grande.
Hoje com um maior conhecimento dos profissionais da área já não existe esse problema. O E-torq mesmo a manutenção é mais simples até pelo fato da utilização da corrente ao invés da correia dentada.
A única desvantagem dos motores 16v em relação ao 8v é a falta de torque em giros menores, porém em cabeçotes com comando de válvulas variável isso já não mais acontece.

Bom saber que tem corrente de comando, pois o preço da troca da correia sendo correia+mão de obra+tensores fica caro na maioria dos casos. Eu tive um clio 16v que na hora de trocar a correia foi caro pacas :shock: . Ele só tiva una polia no comando de valvulas e fiquei p... da vida (X() . Vou dar uma pesquisada nesse motor e-torq (:D)

Re: Retrabalho no cabeçote (+/- 25% A mais de potência) ?

MensagemEnviado: Seg Abr 15, 2013 2:14 am
por luis cristiano
Ferranda escreveu:Nossa, imagino como deve ter ficado um lixo em baixa RPM... :roll:
Milagre não existe...
Ganha-se numa ponta, para perder em outra. :wink:
(>:D<)

São esses problemas que eu não conheço bem, pois não sabia dessa troca que se ganha de um lado e se perde de outra. Por isso foi bom ter postado sobre essa minha dúvida :formatura: .