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T-Jet 130.000 km - 2009 - Retifica

MensagemEnviado: Sex Mai 17, 2013 12:56 pm
por telesguilherme
Ola Pessoal,
Posto este para ter uma opnião geral de todos. Meu T-Jet está com 130.000 KM. Sempre fiz todas as revisões em Brasilia, na BALI. Mudei para o RJ há 2 anos, e realizava manutenção na Pirelli da Tijuca. Tive as seguintes quebras (fora as manutenções preventivas de velas, correias, amortecedores, molas, oleos, etc):
- Bomba de combustivel 70.000km
- Compressor Ar condicionado 90.000km
- Embreagem - 110.000km
- Balança e barra de direção - 130.000km

Fora isso, o carro sempre ficava 100%. Na ultima revisão, tive problemas na estrada indo à Brasilia onde o carro perdeu potência, não passava de 120km/h. Não aqueceu, turbina não "fumou", sem barulhos, aparentemente nada. Mas lembrei do meu primeiro Gol 1.0.

Chegando em Brasilia, notei junto ao mecânico de confiança que conheço que todas as tubulações oriundas da turbina haviam estourado (são de plastico), e o cabeçote precisava ir para retifica. Turbina está 100%. Notamos também que as velas que haviam no carro eram do Punto tradicional e não do T-jet, e a correia dentada não havia sido trocada.

Agora está passando por uma GERAL, trocando tudo como deve ser feito.

Pergunta: O carro aguentará mais 1 ano ou mais tempo ?

Re: T-Jet 130.000 km - 2009 - Retifica

MensagemEnviado: Sex Mai 17, 2013 3:07 pm
por Ferranda
Vamos Lá...
A durabilidade de um motor vai muito da maneira como se dirige e da periodicidade das trocas de óleo/filtros (dentro da especificação do fabricante) e etc.
Porem um "termômetro" é a troca da embreagem com 110mil Kms, mostrando que vce não deve ser "nenhum aloprado!" Rsrsrs.
Estranho foi ter estourado as tubulações....
O cabeçote está indo pra retifica porque?
Arrebentou a correia dentada/pulou algum dente?

Esse motor se bem cuidado, acredito que chegue nuns 250.000kms fácil.

Re: T-Jet 130.000 km - 2009 - Retifica

MensagemEnviado: Sex Mai 17, 2013 3:17 pm
por telesguilherme
Pulou o dente.

Sempre troquei tudo antes de 1000 ou 5000. Ou seja, se a correia era para trocar com 60 mil, trocava no maximo com 55. A mesma coisa com as outras partes.

Re: T-Jet 130.000 km - 2009 - Retifica

MensagemEnviado: Sex Mai 17, 2013 8:43 pm
por Febezza
correia dentada se troca com 2 anos ou 60mil km o que ocorrer primeiro...as tubulações que vc diz, são as mangueiras ?

Re: T-Jet 130.000 km - 2009 - Retifica

MensagemEnviado: Sáb Mai 18, 2013 7:54 am
por shadowcps
se pulou o dente então é provável que, na "pulada" os pistões encostaram nas válvulas e aí, a retífica é devido a troca do conjunto de válvulas mesmo. serviço simples mas caro devido a troca de peças.

Re: T-Jet 130.000 km - 2009 - Retifica

MensagemEnviado: Sáb Mai 18, 2013 10:01 am
por Ferranda
Ainda mais no Tjet, que as valvulas são refrigeradas a sodio...
Aí custa mais caro ainda.

Re: T-Jet 130.000 km - 2009 - Retifica

MensagemEnviado: Seg Mai 20, 2013 8:28 am
por tiagocaria
Pelo que voce descreveu, na sua tocada aguenta fácil outros 130000 km...

Só olhe para garantir se esse motor, como o do Marea, não necessita de retifica e nitretação também na parte inferior para garantir a integridade do sistema apos a montagem com o cabeçote novo...

Re: T-Jet 130.000 km - 2009 - Retifica

MensagemEnviado: Qua Mai 22, 2013 1:31 pm
por telesguilherme
Oi Pessoal,
Foram sim as mangueiras.

Isso tudo o mecânico está vendo. O motivo da minha "insegurança", é porque gostaria que o motor aguentasse pelo menos mais uns 50 mil, até eu ter grana para trocar o carro por um do mesmo nivel.

De qualquer jeito, o carro hoje está em Brasilia, e voltarei com ele para o RJ no proximo domingo.

Re: T-Jet 130.000 km - 2009 - Retifica

MensagemEnviado: Qua Mai 22, 2013 10:20 pm
por Ferranda
Se o serviço for bem feito, pode ficar tranquilo.
Não é pra dar "pau" "
(>:D<)

Re: T-Jet 130.000 km - 2009 - Retifica

MensagemEnviado: Sex Mai 24, 2013 9:07 am
por motta012
Isso mostra a falta de preparo do lugar que vc fez as manutenções, colocar vela do Punto normal, correia dentada não trocada e o resto. Esse motor tem excelente durabilidade a turbina também. No meu só uso Oléo Motul e só fiz uma troca na concessionária e acompanhei o serviços de perto, autorizada nunca mais...