Qual óleo usar???

Pessoal,
Olá, acompanho a muito tempo este forum, mas é minha primeira postagem.
Tenho um Punto Atrattive 1.4 11/12. Eu moro em uma vila industrial isolada, então roda-se pouquíssimo por ano, cerca de 4 a 6 mil Km por ano, meu carro está com 11 mil rodados pois rodei cerca de 4 mil nas férias em MG quando o comprei, depois trouxe pra ca em jan/12.
O uso aqui é bem baixo, cerca de 2 a 3 km pra vir pro trabalho e sem transito, no máximo 5 min no carro. a velocidade é controlada então nem da pra esticar bem o carro, não viajo e nem passo horas com ele ligado ou em utilização. Como falei, 6 mil km por ano no máximo.
A gasolina daqui é uma lástima, estavam trazendo ela no mesmo tanque que traziam óleo diesel, daí alguns carros andaram tendo problemas, um fator curioso que está acontecendo é que o nível do óleo está aumentando, não sei a explicação. mas o meu está apontando cerca de 1cm acima do nível máx da vareta.
Esse problema se tornou comum na maioria dos carros aqui.
O óleo não apresentou água nem gasolina... mas agora com 11 mil rodados terei que fazer a segunda troca 4 mil Km antes do previsto (que seria com 15 mil).
Vale a pena continuar usando o semi sintético ou devido a probabilidade de trocar sempre a cada 5 mil (ou menos) e de acordo com o uso super moderado do carro, vale a pena mudar para o mineral?
Se sim, qual são as marcas e especificações indicadas para mineral?
Agradeço muito pela ajuda!
Júlio Oliveira
Olá, acompanho a muito tempo este forum, mas é minha primeira postagem.
Tenho um Punto Atrattive 1.4 11/12. Eu moro em uma vila industrial isolada, então roda-se pouquíssimo por ano, cerca de 4 a 6 mil Km por ano, meu carro está com 11 mil rodados pois rodei cerca de 4 mil nas férias em MG quando o comprei, depois trouxe pra ca em jan/12.
O uso aqui é bem baixo, cerca de 2 a 3 km pra vir pro trabalho e sem transito, no máximo 5 min no carro. a velocidade é controlada então nem da pra esticar bem o carro, não viajo e nem passo horas com ele ligado ou em utilização. Como falei, 6 mil km por ano no máximo.
A gasolina daqui é uma lástima, estavam trazendo ela no mesmo tanque que traziam óleo diesel, daí alguns carros andaram tendo problemas, um fator curioso que está acontecendo é que o nível do óleo está aumentando, não sei a explicação. mas o meu está apontando cerca de 1cm acima do nível máx da vareta.
Esse problema se tornou comum na maioria dos carros aqui.
O óleo não apresentou água nem gasolina... mas agora com 11 mil rodados terei que fazer a segunda troca 4 mil Km antes do previsto (que seria com 15 mil).
Vale a pena continuar usando o semi sintético ou devido a probabilidade de trocar sempre a cada 5 mil (ou menos) e de acordo com o uso super moderado do carro, vale a pena mudar para o mineral?
Se sim, qual são as marcas e especificações indicadas para mineral?
Agradeço muito pela ajuda!
Júlio Oliveira