Dica: Barulho ao engatar a 2ª marcha

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Dica: Barulho ao engatar a 2ª marcha

por jeffersonx » Qua Jun 12, 2013 8:12 am

Bom galera, acho importante compartilhar com vocês uma dica para resolver um possível problema ao trocar marcha no Punto. No meu aconteceu sempre que engatava a 2ª marcha, mas acho que pode acontecer com outras.

Sintoma:
O problema é muito simples, porém chato. (~X() O que acontece é ruído tipo um rangido, parecendo até uma dobradiça de porta velha rsrs. O barulho começou ontem e percebi que sempre ocorria ao engatar a segunda, tanto redução quanto depois da 1ª.

Motivo:
Com o carro parado, fiquei engatando e desengatando a 2ª com uma das mãos e com a outra puxando aquela capa da alavanca. Ao fazer isso, o barulho simplesmente sumia. Voltando a engatar a 2ª sem puxar a capa, o problema voltava. Então conclui que devia ser alguma parte da capa da alavanca que devia estar friccionando com algo, proporcionando o barulho.
Hoje retirei a capa e eis que vejo o causador do problema. É uma etiqueta com código de barras pregado à alavanca que esbarrava em uma etiqueta da capa. Ao trocar a marcha, a fricção da etiqueta adesiva da alavanca com a etiqueta da capa causava o barulho. Confirmei passando o dedo na etiqueta adesiva. Fez o barulho muito semelhante ao que eu estava ouvindo. Passando o dedo na parte plástica áspera da alavanca, não fazia o barulho. Decidi então descolar a etiqueta e colocar novamente a capa e... voilá! O problema sumiu!

Como resolver:
Simples. Com o carro desligado, desabotoe a capa da alavanca e abra o velcro. Na parte de baixo da capa, onde há aquele quadrado plástico, force um pouco para dentro apertando a parte central de cada lado. No meio de cada lado possui uma trava. Soltando essas travas, a capa irá soltar. Outro jeito de retirar e engatar a ré com força (eu disse força, e não ignorância :mrgreen: ). Você irá ver a etiqueta branca com uma sequência de número e código de barras. Descole com cuidado para não rasgar. Como não sei se isso pode ser alguma referência à número de peça, eu guardei a etiqueta pregando à bolsa do manual do carro. Após a remoção, retire o excesso de cole que permanecer. Caso esteja difícil, utilize um pano umedecido com óleo de soja para amolecer a cola e outro seco para retirá-la. Coloque a capa da alavanca novamente encaixando a base ao console central e force um pouco para as travas se fixarem. Feche o velcro e abotoe para fixar. Pronto! Agora é só testar e verá que não fará mais o problema.

Não sei se teve mais gente com esse problema, mas acho muito importante compartilhar dicas, por mais simples que sejam.
E claro que se não se sentirem à vontade em fazer o procedimento, procurem ajuda especializada.

Até mais!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Dica: Barulho ao engatar a 2ª marcha

por goodofwear » Seg Abr 13, 2015 5:21 pm

valew (>:D<) (>:D<) (>:D<) (>:D<) (>:D<) (>:D<) (=D>)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Dica: Barulho ao engatar a 2ª marcha

por RaphaRuggiero » Qua Abr 15, 2015 11:22 am

Caceta.

Salvou hen! Esse barulho me irrita demais. Vou tentar.
Piloto de Atari
Piloto de Atari