Quilometragem VS Manutenção (suas revisões)
Quilometragem VS Manutenção (suas revisões)
Pessoal boa noite!
Escrevo pois o meu Punto Essence Dualogic (2013-2014) é o meu primeiro carro, o meu primeiro "filho" (rs!) então cuido dele muito bem, tô banho, calidro os pneus, pego estrada, limpo, busco o melhor combustível e etc e etc.
Mas isso só não basta, claro, é imprescindível boas revisões, troca de óleo, rodízio, alinhamento, troca do filtro ar condicionado, e etc.
Então escrever para saber certinho a relação quilômetros VS revisão, ou seja, com QUAIS QUILÔMETROS deverei fazer QUAIS REVISÕES (todas), desta forma, por exemplo:
1.000 Km, realizar tal "revisão"
5.000 Km, realizar tal "revisão"
10.000 Km, realizar tal "revisão"
50.000 Km, realizar tal "revisão"
100.000 Km, realizar tal "revisão"
ETC....
OBS: Minha quilometragem atual é 973 quilômetros!!!
POR FIM sem o debate do preço etanol vs gasolina, se fosse o mesmo valor, qual é melhor para a manutenção do motor, etanol ou gasolina?
Abraços e obrigado pela atenção e paciência.
Eduardo Lima. Rio Claro - SP!
Enviado de meu
Galaxy SIII usando
o Tapatalk 2
Escrevo pois o meu Punto Essence Dualogic (2013-2014) é o meu primeiro carro, o meu primeiro "filho" (rs!) então cuido dele muito bem, tô banho, calidro os pneus, pego estrada, limpo, busco o melhor combustível e etc e etc.
Mas isso só não basta, claro, é imprescindível boas revisões, troca de óleo, rodízio, alinhamento, troca do filtro ar condicionado, e etc.
Então escrever para saber certinho a relação quilômetros VS revisão, ou seja, com QUAIS QUILÔMETROS deverei fazer QUAIS REVISÕES (todas), desta forma, por exemplo:
ETC....
POR FIM sem o debate do preço etanol vs gasolina, se fosse o mesmo valor, qual é melhor para a manutenção do motor, etanol ou gasolina?
Enviado de meu
Galaxy SIII usando
o Tapatalk 2
- Piloto de Atari
Re: Quilometragem VS Manutenção (suas revisões)
eclima escreveu:Pessoal boa noite!
ETC....
Enviado de meu
Galaxy SIII usando
o Tapatalk 2
Essas informações me parecem, constam de uma tabela no manual do carro.
OOOPS ! Só agora eu li que voce disse que a SUA quilometragem é 973 km então, fica difícil

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Leia o Manual!
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Eu faço mais pelo tempo (a cada 6 meses) no caso da FIAT, como GM é a cada 5mil km, é mias fácil rodar isso em 6 meses. Vai de cada um, a revisão do punto que eu tive fiz com 6 meses, o carro tinha uns 5 mil e poucos km. Mas tive que bater o pé pra fazerem, pois ficam com aquele papo de que é 7500km ou 1 ano, mas minha batida foi mais forte e fizerem como eu queria 

Pessoal minha pergunta foi mais a respeito das trocas e manutenções que devemos fazer fora das revisões, (exemplo troca de óleo) pois no manual pouco fala dos cuidados que devemos ter quanto a manutenções fora as revisões, já li e releio sempre o manual! Ou então por ser o meu primeiro carro estou sendo muito cuidadoso, bem mais que o necessário, devendo ser o certo confiar apenas nos períodos das revisões estabelecido pela Fiat, somente!!!
- Piloto de Atari
Bom, desculpe mas a maneira como escreveu "Então escrever para saber certinho a relação quilômetros VS revisão, ou seja, com QUAIS QUILÔMETROS deverei fazer QUAIS REVISÕES (todas), desta forma, por exemplo:
ETC.... "
passa a idéia de que quer saber quais serviços devem ser feitos nas revisões apenas então, devidamente melhorado o questionamento, vamos tentar responder:
alinhamento / balanceamento = bom dar uma verificada a cada 6 meses ou algum "tranco" maior;
óleo : se o uso do carro for mais em cidade, o uso passa a ser considerado severo então, verificação de nível ao menos 1 vez ao mês e troca de óleo + filtro qdo abaixar muito, mesmo sem atingir o limite de km indicado é recomendado;
verificação dos níveis de todos os fluidos (direção hidráulica, radiador - pelo reservatório de expansão e freios) tbem ao menos 1 vez ao mês;
calibrar pneus pelo menos a cada 15 dias ou em caso de variações extremas de temperatura (de manhã muito frio e a tarde, calorão)
basicamente é isso.
ETC.... "
passa a idéia de que quer saber quais serviços devem ser feitos nas revisões apenas então, devidamente melhorado o questionamento, vamos tentar responder:
alinhamento / balanceamento = bom dar uma verificada a cada 6 meses ou algum "tranco" maior;
óleo : se o uso do carro for mais em cidade, o uso passa a ser considerado severo então, verificação de nível ao menos 1 vez ao mês e troca de óleo + filtro qdo abaixar muito, mesmo sem atingir o limite de km indicado é recomendado;
verificação dos níveis de todos os fluidos (direção hidráulica, radiador - pelo reservatório de expansão e freios) tbem ao menos 1 vez ao mês;
calibrar pneus pelo menos a cada 15 dias ou em caso de variações extremas de temperatura (de manhã muito frio e a tarde, calorão)
basicamente é isso.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Tenho um Punto Elx 1.4 com 260.000 Km e sempre segui o manual. Nunca fiquei 1 dia sem o carro. Agora tenho um Punto Sporting e já estou esmerilhando! Sempre segui o manual.
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Fala Eduardo!
Então, como a maioria do pessoal disse eu também sigo o plano de manutenções programadas do manual, isso me garante o carro sempre em condições de uso. As únicas observações que faço são:
1) Troca do óleo: Sempre troco com 6 meses e 7500 km, faço isso desde 0 Km para manter o múltiplo de 7500 km e para coincidir com as revisões programas que são a cada 15 mil km. Não costumo conferir o nível do óleo, porque não baixa, mas isso é bom. Também não deixo nenhum frentista conferir os níveis pois eles adoram dizer que falta óleo e enfiar mais óleo que cabe no motor só para vender, a água também não baixa uma gota, por isso frentista só abastece combustível nos meus carros.
2) Semanalmente: Conferir a pressão dos pneus frios. Quando o carro é zero isso se torna desnecessário mas depois de uns buracos e 5 mil km começa a murchar os pneus, sempre calibro com 1 ou 2 libras a mais que o manual para divergências de temperatura e marca do calibrador.
3) A cada dois anos: Troca do fluído do arrefecimento usando 50% de Paraflu UP e 50% de água e troca do fluído do freio.
O resto você pode ir pelo manual que vai dar tudo certo.
Então, como a maioria do pessoal disse eu também sigo o plano de manutenções programadas do manual, isso me garante o carro sempre em condições de uso. As únicas observações que faço são:
1) Troca do óleo: Sempre troco com 6 meses e 7500 km, faço isso desde 0 Km para manter o múltiplo de 7500 km e para coincidir com as revisões programas que são a cada 15 mil km. Não costumo conferir o nível do óleo, porque não baixa, mas isso é bom. Também não deixo nenhum frentista conferir os níveis pois eles adoram dizer que falta óleo e enfiar mais óleo que cabe no motor só para vender, a água também não baixa uma gota, por isso frentista só abastece combustível nos meus carros.
2) Semanalmente: Conferir a pressão dos pneus frios. Quando o carro é zero isso se torna desnecessário mas depois de uns buracos e 5 mil km começa a murchar os pneus, sempre calibro com 1 ou 2 libras a mais que o manual para divergências de temperatura e marca do calibrador.
3) A cada dois anos: Troca do fluído do arrefecimento usando 50% de Paraflu UP e 50% de água e troca do fluído do freio.
O resto você pode ir pelo manual que vai dar tudo certo.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Só ler o manual, meu jovem.
Sobre o combustível, o álcool é mais limpo que a gasolina.
Sobre o combustível, o álcool é mais limpo que a gasolina.
- Piloto de Autorama
shadowcps escreveu:Bom, desculpe mas a maneira como escreveu "Então escrever para saber certinho a relação quilômetros VS revisão, ou seja, com QUAIS QUILÔMETROS deverei fazer QUAIS REVISÕES (todas), desta forma, por exemplo:
ETC.... "
basicamente é isso.
Carissimo amigo Shadowcps, obrigado!
Muito obrigado por entender a minha preocupação e fornecer elementos que ajudaram a esclarecer minha dúvida!
Foi gentileza sua ajudar compreender melhor este belíssimo carro, fico muito agradecido e contente.
Abraços e muito obrigado.
Eduardo Lima.
- Piloto de Atari