Comprei um Punto... e agora?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Comprei um Punto... e agora?

por alexslrs » Qui Nov 14, 2013 10:31 am

Ola´

Acabei de comprar meu primeiro carro:

Um punto 2010/2011 Attractive com 57.000 km rodados

Porém não entendo nada de manutenção de carros e cuidados que deve se ter, pois nunca tive um carro antes e gostaria então muito da ajuda de vocês que entendem muito mais que eu.

São essas minhas dúvidas:

1) O carro foi comprado em uma revenda autorizada fiat (Sabardecar em canoas-RS). Me falaram que o carro foi revisado antes de me entregarem. Mas mesmo assim, acham que por segurança eu deveria mandar fazer um revisão em outra mecanica? Pois, por exemplo, ha um adesivo da própria revenda autorizada Sbardecar falando que o oleo foi trocado aos 55.000, mas o carro ja estava com 57.000 quando comprei. Será então que eles não trocaram o oleo? E o mesmo adesivo ja manda eu trocar de novo aos 60.000 km, sendo que no proprio adesivo fala que tem que trocar a cada 7500 km. O correto seria aos 62.500 então

2) As coisas que tenho que cuidar no dia a dia, no motor, são essas?
-Oleo do motor,
-oleo de freio,
-agua,
-oleo da direção hidraulica
-e gasolina da partida fria.
É só isso?

3) Se o carro é usado, como vou saber se é hora de trocar algum desses oleos? Como vou saber quantos km faz desde a ultima troca de oleo do freio, da direção hidraulica, etc. Devo trocar todos pra garantir? É caro trocar todos?

4)De quantos em quantos km afinal devo trocar o oleo do motor? No manual fala a cada 15.000 ou 7500. No adesivo aquele que falei, diz pra trocar a cada 7500. Afinal qual o certo? Considerando que ando mais na cidade e pequenas distancias

5)Quanto devo colocar na calibragem dos pneus? são pneus de aro 15" firestone. No manual fala 28 para carga media e 32 para carga pesada. Mas ele saiu da revenda calibrado em 34 em cada um. Por que será que eles tinham calibrado tão alto? Quanto eu devo calibrar? Devo seguir o que ta no manual? 28 só? Considerando que eu ando sozinho no carro e nunca levo nada no porta malas.

6)Devo fazer revisão em oficina autorizada fiat de 15.000 km em 15.000 km conforme manda o manual? Quanto sai mais ou menos uma revisão dessas?

7)eu estou realmente pensando em manter essa revisão de 15 em 15 pq não etendo nada de macanica. Não sei quando tem que trocar velas, ou correia dentada, ou discos de freio, ou filtros, etc.

Obrigado pra quem puder me ajudar, pq eu realmente entendo muito menos de carro que vocês, então é bem complicado pra mim.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Comprei um Punto... e agora?

por shadowcps » Qui Nov 14, 2013 12:42 pm

antes de mais nada, bem-vindo. o carro não veio com manual e nele, não está o controle (carimbo) de revisões feitas ? Se sim, relaxa e aproveita o carro respeitando as revisões a cada 15 k km. Se não, não confie na palavra de vendedor que eles prometem o mundo para vender e aí, procure um mecânico de confiança ou a própria CC aonde comprou (eles podem puxar o histórico de revosões e serviços feitos) e verifique se a correia dentada foi trocada, velas, filtros ao menos pastilhas de freios. De qualquer maneira eles têm que lhe dar uma garantia por escrito de 6 meses para motor / câmbio.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por alexslrs » Qui Nov 14, 2013 1:05 pm

Obrigado pelo boas vindas!=D

Veio com o manual, mas sem o carimbo das revisões=/

E 6 meses? Me deram 3

Isso que comprei na autorizada
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Qui Nov 14, 2013 2:04 pm

é, caiu para 90 dias (3 meses) mesmo: De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, na compra de bens duráveis o consumidor tem o prazo de 90 dias para reclamar de vícios (defeitos) de fácil constatação.

A garantia legal de 90 dias abrange todas as peças que compõem o veículo e o fornecedor não poderá se exonerar da obrigação de responder por todo o produto, conforme prevê o artigo 24 do mencionado Código:

"A garantia legal de adequação do produto ou serviço independe de termo expresso, vedada a exoneração contratual do fornecedor".

Para resguardar direitos, a reclamação ao fornecedor deve ser feita por escrito, em duas vias, guardando-se a segunda protocolada.

http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=602

Moderador
Moderador

por jpromero » Qui Nov 14, 2013 4:00 pm

alexslrs escreveu:Ola´

Acabei de comprar meu primeiro carro:

Um punto 2010/2011 Attractive com 57.000 km rodados

Porém não entendo nada de manutenção de carros e cuidados que deve se ter, pois nunca tive um carro antes e gostaria então muito da ajuda de vocês que entendem muito mais que eu.

São essas minhas dúvidas:

1) O carro foi comprado em uma revenda autorizada fiat (Sabardecar em canoas-RS). Me falaram que o carro foi revisado antes de me entregarem. Mas mesmo assim, acham que por segurança eu deveria mandar fazer um revisão em outra mecanica? Pois, por exemplo, ha um adesivo da própria revenda autorizada Sbardecar falando que o oleo foi trocado aos 55.000, mas o carro ja estava com 57.000 quando comprei. Será então que eles não trocaram o oleo? E o mesmo adesivo ja manda eu trocar de novo aos 60.000 km, sendo que no proprio adesivo fala que tem que trocar a cada 7500 km. O correto seria aos 62.500 então

Seu raciocínio está correto! Se tivessem trocado o óleo a etiqueta estaria nova, com certeza não trocaram o óleo e colocaram uma etiqueta falsa indicando para você rodar até os 60 mil e trocar o óleo

2) As coisas que tenho que cuidar no dia a dia, no motor, são essas?
-Oleo do motor,
-oleo de freio,
-agua,
-oleo da direção hidraulica
-e gasolina da partida fria.
É só isso?

3) Se o carro é usado, como vou saber se é hora de trocar algum desses oleos? Como vou saber quantos km faz desde a ultima troca de oleo do freio, da direção hidraulica, etc. Devo trocar todos pra garantir? É caro trocar todos?

Eu costumo trocar de imediato o óleo do motor e seu filtro, os filtros de ar do motor, ar condicionado e de combustível, as velas e as correias. Seu carro se tiver motor etorq não precisa trocar a correia da distribuição (a correia dentada), porém tem uma outra correia mais simples e barata que deve ser trocada. Se tiver correia dentada tem que troca-la com 60 mil km ou 3 anos, o que ocorrer primeiro. Troque a correia em uma oficina referenciada ou na própria concessionária.

4)De quantos em quantos km afinal devo trocar o oleo do motor? No manual fala a cada 15.000 ou 7500. No adesivo aquele que falei, diz pra trocar a cada 7500. Afinal qual o certo? Considerando que ando mais na cidade e pequenas distancias

Deve trocar de 6 em 6 meses ou 7500 km se usa mais na cidade ou 1 ano ou 15 mil km se usar SOMENTE em estrada. Eu costumo trocar sempre com 6 meses porque ando mais na cidade.

5)Quanto devo colocar na calibragem dos pneus? são pneus de aro 15" firestone. No manual fala 28 para carga media e 32 para carga pesada. Mas ele saiu da revenda calibrado em 34 em cada um. Por que será que eles tinham calibrado tão alto? Quanto eu devo calibrar? Devo seguir o que ta no manual? 28 só? Considerando que eu ando sozinho no carro e nunca levo nada no porta malas.

Use entre 28 e 32, a primeira te dará mais conforto e a segunda mais durabilidade dos pneus.

6)Devo fazer revisão em oficina autorizada fiat de 15.000 km em 15.000 km conforme manda o manual? Quanto sai mais ou menos uma revisão dessas?

Deve fazer as revisões sim, porém não necessariamente na concessionária. No site da Fiat tem os valores. As concessionárias tem a prática de empurrar muitos serviços nas revisões. Se fizer só a revisão "básica" já esta ótimo porque já faz tudo que é necessário.

7)eu estou realmente pensando em manter essa revisão de 15 em 15 pq não etendo nada de macanica. Não sei quando tem que trocar velas, ou correia dentada, ou discos de freio, ou filtros, etc.

Tem tudo isso marcado no manual, na parte de revisões programadas, ou também no site da Fiat.

Obrigado pra quem puder me ajudar, pq eu realmente entendo muito menos de carro que vocês, então é bem complicado pra mim.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VLA » Qui Nov 14, 2013 7:27 pm

eu seguiria o manual...

como ja está proximo dos 60.000 km, eu anteciparia essa revisao.... assim ficaria tranquilo quanto ao oleo e outros itens.

nao precisa necessariamente ser em concessionaria, desde que faça o que o manual recomenda aos 60 mil km e uma checagem em suspensao e freios.... dependendo do estado, uma limpeza do sistema de arrefecimento com adicao correta do aditivo organico.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por alexslrs » Qua Nov 20, 2013 3:29 pm

Obrigado pela resposta bem detalhada jpromero!

E obrigado VLA também!

Conforme vocês comentaram, fui ver o que está programado para a revisão de 60.000 km, e segundo site da fiat é:
Lubrificante Selènia**, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível, Filtro de Ar, Vela de Ignição, Correia Dentada, Correias Auxiliares, Mão de Obra.
Valor: R$ 1036,00

Achei bem caro!

to pensando mesmo em fazer essa revisão em mecanico e não na autorizada.
E dai peço pra ele:
- trocar oleo, filtro de oleo, filtro de ar e filtro de gasolina
- dar uma checada nas velas e correias e tensionadores. E se precisar trocar algum desses, trocar dai.

Na revisão programada manda trocar a correia dentada, correias auxiliares e vela d ingnição com 60k. Mas vai que estao em bom estado e nao precisa trocar ainda né? já que teoricamente o carro foi revisado pela autorizada antes de venderem pra mim. Sera que eles venderiam com essas peças em estado ruim? Mesmo sendo uma revenda autorizada?

Pq é #@%&! eu comprar o carro com 57k e ja ter que trocar a correia dentada com 60k=/

Outra coisa que notei foi que o step veio furado e o nivel do oleo da direção hidraulica ta acima do maximo...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por bOiv8 » Qua Nov 20, 2013 3:56 pm

Eu não economizaria com correia...
Manutenção preventiva está ai pra isso, pra depois não ter que reparar o estrago de uma correia arrebentada.
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por shadowcps » Qui Nov 21, 2013 5:25 am

aliás, é a típica economia porca pq se ela quebra, tem que trocar valvulas, retificar cabeçote, etc, etc, etc...

Moderador
Moderador

por jpromero » Qui Nov 21, 2013 7:52 am

alexslrs escreveu: Sera que eles venderiam com essas peças em estado ruim? Mesmo sendo uma revenda autorizada?

Com toda a certeza fariam isso!

É uma prática minha trocar todas as correias de um carro usado assim que compro, exceto se tiver alguma nota comprovando a troca recentemente. Principalmente em se tratando de motores Fiat e multi-válvulas onde o prejuízo de uma correia partida é muito alto.

Nunca tive um carro que arrebentou a correia dentada.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Próximo