[Pneus-DISCUSSÃO]-Blackmotion/Sporting (EtorQ e 1.8 8v)

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

[Pneus-DISCUSSÃO]-Blackmotion/Sporting (EtorQ e 1.8 8v)

por Marcão_Abarth » Ter Fev 04, 2014 7:03 am

Pessoal, tópico de discussão sobre pneus para o Punto Sporting e Blackmotion.

Postem as experiências que já tiveram e/ou tirem as suas dúvidas!

Medidas originais do Sporting: 195/55 R16
Medidas originais do Blackmotion: 195/55 R16 *opcional: 205/50 R17
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Re: [Pneus] - Blackmotion e Sporting (1.8 16v EtorQ e 1.8 8v

por shadowcps » Ter Fev 04, 2014 7:27 am

Excelente e produtiva iniciativa e começarei com minha experiênciade 3 Puntos, todos com Pneus Pirelli e por mantê-los sempre com a calibração adequada, balanceamento do conjunto rodas / pneus em dia e alinhamento conferido a cada ano pelo menos, não tenho nada a reclamar dos mesmos principalmente noquesito durabilidade, tanto que vendi o ex-Essence com 30 mil km para umcolega de trabalho ano passado e o carro hoje está com 50 mil e os mesmos pneus ainda.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

Re: [Pneus-DISCUSSÃO]-Blackmotion/Sporting (EtorQ e 1.8 8v)

por lambert_br » Ter Fev 11, 2014 8:56 am

Estou com um blackmotion, veio pneu Pirelli P7 195/55r16 que aos 2 mil km não consigo gostar destes pneus (~X()

Pneu duro para minha cidade que mistura pavimento asfalto e paralelepípedo, certeza que esses pneus vão durar 50 mil kms ou mais, mas eh duro o desgramado!

Pensando seriamente em trocar os pneus por goodyear ou outro pneu que me de mais conforto e grip.

Se alguém ai estiver na época de trocar esses pneus e quiser fazer uma proposta (:D) , quem sabe me ajuda a trocar esses pneus.

Abraço
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Ter Fev 11, 2014 1:19 pm

anúncios são proibidos desde 2011 pelo Administrador Edson. Caso haja algum interessado favor entrar em contato via MP.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por Marcão_Abarth » Ter Fev 11, 2014 1:36 pm

lambert_br escreveu:Estou com um blackmotion, veio pneu Pirelli P7 195/55r16 que aos 2 mil km não consigo gostar destes pneus (~X()

Pneu duro para minha cidade que mistura pavimento asfalto e paralelepípedo, certeza que esses pneus vão durar 50 mil kms ou mais, mas eh duro o desgramado!

Pensando seriamente em trocar os pneus por goodyear ou outro pneu que me de mais conforto e grip.

Se alguém ai estiver na época de trocar esses pneus e quiser fazer uma proposta (:D) , quem sabe me ajuda a trocar esses pneus.

Abraço

Lambert_br eu usei os P7 no meu antigo C3, eram medidas 185/60 R15...realmente são extremamente duros, tornam qualquer carro desconfortável. Muito barulhentos também...a vantagem é que duram muito e não dão bolhas ou rasgam facilmente; aguentam a buraqueira sem problemas.

Utilizei neste mesmo carro, os Goodyear NCT5 na mesma medida acima...muito macio e proporciona rodar confortável e silencioso, mas gasta muito rápido (20mil km!), pouca aderência em piso seco e nenhuma no molhado!
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por mrdebien » Ter Fev 11, 2014 11:11 pm

Os Pirelli Cinturato P7 AA são adequados para o Blackmotion. Sinto mais a calibragem da suspensão do que o molejo dos pneus. Prefiro que sejam mais duros, por passarem a sensação que os buracos não atingirão as rodas... Pelo que li, essa geração não pode ser comparada aos antigos P7.

Acho a calibragem da suspensão do Blackmotion ideal: nem macia nem dura, no setup correto para a esportividade prometida...

Agora, o fato do pneu ser mais duro no "molejo", que a gente percebe em conjunto com a suspensão do carro, não significa que o composto da borracha propicia a durabilidade. São características distintas.

Acho fundamental que os pneus tenham aderência muito boa, tanto no seco quanto no molhado. O Punto foi feito para o prazer de dirigir e contornar curvas, especialmente em velocidades mais altas. Um pneu que não tenha grip não merece ser montado num Blackmotion...

Recomendo o Yokohama C.Drive 2 e o Toyo Proxes TPT, ou modelos mais esportivos dessas duas marcas. Esses modelos oferecem boa durabilidade e suportam buracos e a performance do Blackmotion. Diria até do T-Jet para uso menos radical. Experimentei o TPT no uso diário e no limite de velocidade em especiais de rali no asfalto. Resistiram surpreendentemente bem a buracos que entortaram rodas e a durabilidade foi na média do mercado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por lambert_br » Qua Fev 12, 2014 12:41 pm

Marcão_Abarth escreveu:
lambert_br escreveu:Estou com um blackmotion, veio pneu Pirelli P7 195/55r16 que aos 2 mil km não consigo gostar destes pneus (~X()

Abraço

Lambert_br eu usei os P7 no meu antigo C3, eram medidas 185/60 R15...realmente são extremamente duros, tornam qualquer carro desconfortável. Muito barulhentos também...a vantagem é que duram muito e não dão bolhas ou rasgam facilmente; aguentam a buraqueira sem problemas.

Utilizei neste mesmo carro, os Goodyear NCT5 na mesma medida acima...muito macio e proporciona rodar confortável e silencioso, mas gasta muito rápido (20mil km!), pouca aderência em piso seco e nenhuma no molhado!

Então, meu carro ta na css fazendo uns "ajustes" de zero km, e notei que em frente tem a continental e do lado tem a michelin !! hehehe Vontade de parar em uma dessas e mandar trocar esses pneus, são muito duros e não me passa ter grip suficiente para fazer uma curva mais forte.

Que bom saber que mudou o comportamento do carro trocando os pneus, me deixou com mais vontade de fazer essa troca...

Mas os dois últimos carros que tive foram com GoodYear Excellence, inclusive veio no fiat (mas pelo que vi na css, hj só tão soltando com essas maravilhas de Pirelli), pneu macio e faz curva muito bem, ombro largo etc etc, por isso acho que vou procurar pneus GoodYear...

Qto a serem adequados ao BM, depende, pneu que sente até palito de fosforo, ou seja, a menor depressão na pista para a carroceria acaba se tornando cansativo!

Abraço.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mrdebien » Qua Mar 05, 2014 9:20 pm

Realmente, o Blackmotion com os Pirelli Cinturato P7 AA no paralelepípedo ou asfalto muito irregular é desconfortável.

Nesse sentido, pneus mais macios no molejo são muito bem vindos, para quem enfrenta esses tipos de piso todo dia.

Quanto ao grip, agora aos 7500 km bem rodados com algumas viagens, os P7 atendem muito bem no seco (condição testada até agora). Com certeza, o carro é a melhor parte do conjunto. O limite de aderência é muito alto e o comportamento quando chega ao limite é muito bom, exigindo correções pequenas e suaves, pois o carro escorrega nas quatro rodas quase por igual. O carro não assusta o motorista...

A direção hidráulica transmitindo todas informações da aderência do pneu ao solo, é muito interessante também.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mrdebien » Dom Set 14, 2014 2:12 pm

Pessoal,

Achei este site da Pirelli Australia, que apresenta alguns testes do Pirelli Cinturato P7 AA realizados por algumas revistas especializadas: http://www.pirelli.com/tyre/au/en/car/g ... st-results

O legal é que os resultados mostram também os pneus dos concorrentes e pode ser uma boa referência. Nem todos os modelos de pneus estão disponíveis no Brasil. Vejam o modelo de veículo utilizado em cada teste e a medida também, para um comparativo mais direto com o Punto.

Agora aos 18000 km rodados com o Cinturato P7, estou ainda mais encantado com a forma que o pneu se comunica com o motorista. Avisa suavemente a proximidade do limite do carro e não perde o grip abruptamente. E é muito silencioso no rodar...

Um aspecto importante para quem usa medidas de perfis mais baixos é o índice de carga do pneu: a revista quatro rodas levantou esta hipótese junto aos fornecedores de pneus devido ao teste de longa duração do Golf VII (http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/l ... e-cristal/), que deu bolha nos quatros pneus originais com índice de carga 91, enquanto que os adquiridos no Brasil tem índice 94 na medida 225/45 R17 94W. Acredito que pode ser isso mesmo.

O 195/55 R16 do Blackmotion me parece ideal para enfrentar a buraqueira. Porém, para o T-JET é fundamental o pneu demonstrar uma boa resistência aos buracos. Punto e Golf VII tem praticamente o mesmo peso e, além do longa duração da quatro-rodas, li teste do Golf VII no http://www.bestcars.com.br (um mês ao volante) relatando bolha no pneu sem percepção de buraco ao volante.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por thiagomarques » Dom Set 14, 2014 4:52 pm

Quando comprei o meu punto blackmotion troquei por pneus da kuhmo na medida 205 55 16. Achei o pneu bem macio e silencioso. So nao gostei muito da aderencia dele em curvas pois gosto de curvas com o carro mais solto
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo