(Problema Mecânico) Punto 1.8 Apaga em movimento custa ligar
(Problema Mecânico) Punto 1.8 Apaga em movimento custa ligar
Olá a todos
A historia é a seguinte
Adquiri o PUNTO 1.8 HLX 2009/2010 de um familiar a mais ou menos 6 meses e desde então o carro nunca apresentou nenhum problema...
Cerca de 57.000 Km rodados e TODAS as revisões inclusive a ultima que EU mesmo fiz foram feitas na FIAT..
De um tempo pra cá ele apresenta um problema que se resume à:
Carro em movimento ou parado.. (geralmente em movimento)
Carro apaga (simplesmente desliga, sem nenhuma trepidação)
-Acende luz de ignição no painel
Bate a chave mas o carro não liga, ele só funciona depois de algumas tentativas (4 ou mais) e as vezes funciona de 2ª, ou funciona só depois de um tempo.....
Já levei o carro na concessionária da FIAT em Oliveira-MG (Disa)
1ª visita
Conectaram o carro no PC por aquele sistema deles la
Apareceu que os 4 bicos injetores estavam com defeito e as duas bobinas (ou algo assim, eu não entendo muito de mecânica)
O mecânico falou que poderia ser o "sensor de rotação", ou sujeira nos bicos, mas que talvez fosse um erro do sistema do carro e que poderia resolver resetando o mesmo.
-Resetei o Sistema
Como o problema apareceu de novo na semana seguinte levei novamente para a FIAT
2ª vez
Conectaram mais uma vez no PC, mesmo problema..
-Troquei o Sensor de Rotação
Após duas semanas achando que o problema tinha sido resolvido, mais uma vez o carro apagou..
3ª visita
PC apresentou mesmo problema
-Limpeza dos bicos e outras partes...
O problema voltou, mas dessa vez por sorte eu estava próximo da FIAT e conseguimos empurrar o carro até la..
O carro foi conectado no PC e uns 5 mecânicos ao redor e embaixo dele (parecia uma cirurgia perigosa num hospital)
Resumindo o problema apareceu de novo no sistema e eles não conseguiram identificar qual era exatamente o problema porque o carro ligou na 5ª tentativa..
o cara falou que poderia ser a bobina...
-Colocaram uma bobina que tinha na oficina para testar
O problema voltou assim que saí da FIAT.....
4ª visita
O carro ficou uma semana na FIAT e segundo o mecânico fizeram testes na parte elétrica do carro todo
Eliminando peças e rodando o sistema para ver se o problema aparecia ou sumia.. (eu não entendi direito essa parte)
-Segundo ele fizeram testes no chicote, naquela parte onde ficam os relés, e nas peças
-Segundo ele trocaram alguns desses "relés"
Voltei a andar com o carro e ele melhorou de certa forma no desempenho (ou foi impressão minha) e depois de 3 semanas o problema voltou..
5ª visita
O carro esta na Oficina agora e eu já não sei mais o que fazer....
O mecânico disse que vai trocar a central da parte eletrica e ver se o problema é lá, mas algo me diz que não é...
Apesar de ser meu primeiro Post, costumo frequentar o site e o forum, então ja pesquisei bastante sobre esse problema e vi que de certa forma era um tanto comum, mas já tentaram varias coisas e nada... não sei mais o que fazer já que nem na própria FIAT resolveram o problema....
Pensei que talvez aqui alguém que já passou pelo mesmo problema pudesse me ajudar, peço desculpas se escrevi o nome de alguma peça errado pois não entendo praticamente nada de mecânica...
Obrigado,
A historia é a seguinte
Adquiri o PUNTO 1.8 HLX 2009/2010 de um familiar a mais ou menos 6 meses e desde então o carro nunca apresentou nenhum problema...
Cerca de 57.000 Km rodados e TODAS as revisões inclusive a ultima que EU mesmo fiz foram feitas na FIAT..
De um tempo pra cá ele apresenta um problema que se resume à:
Carro em movimento ou parado.. (geralmente em movimento)
Carro apaga (simplesmente desliga, sem nenhuma trepidação)
-Acende luz de ignição no painel
Bate a chave mas o carro não liga, ele só funciona depois de algumas tentativas (4 ou mais) e as vezes funciona de 2ª, ou funciona só depois de um tempo.....
Já levei o carro na concessionária da FIAT em Oliveira-MG (Disa)
1ª visita
Conectaram o carro no PC por aquele sistema deles la
Apareceu que os 4 bicos injetores estavam com defeito e as duas bobinas (ou algo assim, eu não entendo muito de mecânica)
O mecânico falou que poderia ser o "sensor de rotação", ou sujeira nos bicos, mas que talvez fosse um erro do sistema do carro e que poderia resolver resetando o mesmo.
-Resetei o Sistema
Como o problema apareceu de novo na semana seguinte levei novamente para a FIAT
2ª vez
Conectaram mais uma vez no PC, mesmo problema..
-Troquei o Sensor de Rotação
Após duas semanas achando que o problema tinha sido resolvido, mais uma vez o carro apagou..
3ª visita
PC apresentou mesmo problema
-Limpeza dos bicos e outras partes...
O problema voltou, mas dessa vez por sorte eu estava próximo da FIAT e conseguimos empurrar o carro até la..
O carro foi conectado no PC e uns 5 mecânicos ao redor e embaixo dele (parecia uma cirurgia perigosa num hospital)
Resumindo o problema apareceu de novo no sistema e eles não conseguiram identificar qual era exatamente o problema porque o carro ligou na 5ª tentativa..
o cara falou que poderia ser a bobina...
-Colocaram uma bobina que tinha na oficina para testar
O problema voltou assim que saí da FIAT.....
4ª visita
O carro ficou uma semana na FIAT e segundo o mecânico fizeram testes na parte elétrica do carro todo
Eliminando peças e rodando o sistema para ver se o problema aparecia ou sumia.. (eu não entendi direito essa parte)
-Segundo ele fizeram testes no chicote, naquela parte onde ficam os relés, e nas peças
-Segundo ele trocaram alguns desses "relés"
Voltei a andar com o carro e ele melhorou de certa forma no desempenho (ou foi impressão minha) e depois de 3 semanas o problema voltou..
5ª visita
O carro esta na Oficina agora e eu já não sei mais o que fazer....
O mecânico disse que vai trocar a central da parte eletrica e ver se o problema é lá, mas algo me diz que não é...
Apesar de ser meu primeiro Post, costumo frequentar o site e o forum, então ja pesquisei bastante sobre esse problema e vi que de certa forma era um tanto comum, mas já tentaram varias coisas e nada... não sei mais o que fazer já que nem na própria FIAT resolveram o problema....
Pensei que talvez aqui alguém que já passou pelo mesmo problema pudesse me ajudar, peço desculpas se escrevi o nome de alguma peça errado pois não entendo praticamente nada de mecânica...
Obrigado,
- Piloto de Atari
Re: (Problema Mecânico) Punto 1.8 Apaga em movimento custa l
viewtopic.php?f=2&t=22102&p=467340&hilit=corpo+de+borboleta#p467340
viewtopic.php?f=2&t=13017&hilit=engrenagem+corpo+de+borboleta
viewtopic.php?f=2&t=13017&p=459100&hilit=corpo+de+borboleta#p459100
viewtopic.php?f=2&t=13017&hilit=engrenagem+corpo+de+borboleta
viewtopic.php?f=2&t=13017&p=459100&hilit=corpo+de+borboleta#p459100

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Imaginei que poderia ser o corpo de borboleta...tem que trocar o potenciômetro do 1.8 8v...

pois é, tudo indica que, apesar de terem trocado uma porrada de coisa, esqueceram da causa mais provável por isso indiquei os 2 tópicos antigos e perdidos em uma relação de X páginas apresentadas pela ferramenta Pesquisar.
E como disse não entender muito de mecânica, de lambuja um videozinho bacana para lhe dar uma ideia do que é o corpo de borboletas e a engrenagem problemática dele :
o outro sobre o potenciômetro :
E como disse não entender muito de mecânica, de lambuja um videozinho bacana para lhe dar uma ideia do que é o corpo de borboletas e a engrenagem problemática dele :
o outro sobre o potenciômetro :

- Moderador
Muito Obrigado a vocês pela ajuda.. quando li sobre o potenciometro antes cheguei ate a comentar com o mecânico mas ele disse que se fosse apareceria no sistema la, mas não sei se ele realmente esta certo...
... mas, a questão do corpo da borboleta é um bom indicador e pelos "sintomas" parecidos dos tópicos q o shadow indicou acredito que deva ser isso... vou falar com o mecânico... mais uma vez, muito obrigado!

- Piloto de Atari
lembre-se: mande procurar por alguma engrenagem banguela. 

- Moderador
Brow resolveu seu problema? estou com esse problema, mecanico, auto eletrica ninguém acha nada.
- Piloto de Atari
Brow resolveu seu problema? estou com esse problema, mecanico, auto eletrica ninguém acha nada.
- Piloto de Atari
Só ví o tópico agora, mas eu ia dizer para verificar duas coisas:
1) Engrenagens do corpo de borboleta;
2) Chaveta da polia do virabrequim. <- CONFIRA ISSO URGENTEMENTE, EM UM MECÂNICO, NÃO NO AUTO-ELÉTRICO.
1) Engrenagens do corpo de borboleta;
2) Chaveta da polia do virabrequim. <- CONFIRA ISSO URGENTEMENTE, EM UM MECÂNICO, NÃO NO AUTO-ELÉTRICO.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
O mecanico é aqui do lado de casa. vou com o notebook ligado nesse tòpico. k k k k muito ruim andar com medo do carro morrer a qualquer momento.
Peguei a estrada IMIGRANTES pra quem é de SP conhece... medo danado de ser atropelado..rs e não tem jeito.... tenho que pegar pra ir trabalhar e voltando.
Valeu pelas dicas.
Peguei a estrada IMIGRANTES pra quem é de SP conhece... medo danado de ser atropelado..rs e não tem jeito.... tenho que pegar pra ir trabalhar e voltando.
Valeu pelas dicas.
- Piloto de Atari