Página 1 de 2

Como funciona o DNA ???

MensagemEnviado: Qui Jul 03, 2014 11:23 am
por Luis16v
Tenho um TJet e tô querendo saber como funciona na realidade as opções do DNA ... Alguém sabe??

Por exemplo:
No Normal a turbina funciona tb ou ela fica parada?

No Autonomy há alguma mexida nos parâmetros do motor? Ele fica mais econômico mesmo ou só aparece o econometro no painel e ponto ?

Quem souber de alguma coisa dá uma luz aí.

Valeu.

Re: Como funciona o DNA ???

MensagemEnviado: Qui Jul 03, 2014 9:44 pm
por andrek
Boa noite Luis,

O DNA não interfere na turbina (que funciona normalmente, e igualmente, nos três modos), ele altera apenas a resposta do acelerador e os mapas da injeção.

Em Dynamic, ele prioriza o desempenho: imagina que você pisa a 50% do curso do pedal do acelerador, e a borboleta do acelerador vai estar, na verdade, aberta em mais do que 50% do total. Em Normal, o acelerador responde linearmente ao pedal, sem alterações, e em Autonomy é o contrário, a borboleta do acelerador vai estar menos aberta do que a posição do pedal sugere. Ou seja, para uma mesma "pisada", o carro vai responder mais rápido em D, e mais lento em A - com o N no meio termo.

Além disso, os mapas de injeção também variam: trabalham com a mistura ar-combustível mais "rica" em D (mais combustível, portanto mais potência e desempenho), e mais "pobre" em A (maior economia), sempre com o N no meio termo.

Em Dynamic, o painel exibe o manômetro do turbo (para explorar melhor seu desempenho nas acelerações), e aparece um sinal "+" para trocas de marchas ascendentes em alta rotação, priorizando o desempenho. Em Autonomy, o manômetro do turbo é substituído por um econômetro gráfico, e o carro sugere com um sinal "+" as trocas ascendentes, e nesse caso também um sinal "-" para reduções, sempre objetivando a máxima economia de combustível. Em Normal, não existem essas indicações.

Mas nos três casos, se você pisar até o final do curso do pedal, a borboleta do acelerador vai estar 100% aberta, e o mapa da injeção vai priorizar a mistura mais rica, e é por isso que, pisando no talo, não há diferença de desempenho entre os três modos, porque nessa situação extrema os três são iguais. Em todas as faixas intermediárias de aceleração, valem as diferenças que comentei, e a alteração no comportamento do carro é nítida, sobretudo em Dynamic. :twisted:

Espero ter ajudado! (:D)

Abraços!

Re: Como funciona o DNA ???

MensagemEnviado: Sex Jul 04, 2014 9:14 pm
por FABIOLCCOSTA
Show de explicação.

Re: Como funciona o DNA ???

MensagemEnviado: Sex Jul 04, 2014 11:58 pm
por rafa.biomed
Showzasso de explicação...!!!!! Senti uma baita diferença no D.. Parece que o torque chega antes (dai faz sentido já que a borboleta abre antes) mas até que se mantém durante mais tempo, ou mesmo continua subindo. Acho que é empolgação minha.. Kkkkk

Um abraço!!

Re: Como funciona o DNA ???

MensagemEnviado: Sáb Jul 05, 2014 12:36 am
por andrek
FABIOLCCOSTA escreveu:Show de explicação.


rafa.biomed escreveu:Showzasso de explicação...!!!!! Senti uma baita diferença no D.. Parece que o torque chega antes (dai faz sentido já que a borboleta abre antes) mas até que se mantém durante mais tempo, ou mesmo continua subindo. Acho que é empolgação minha.. Kkkkk

Um abraço!!

Muito obrigado pelos elogios, amigos! (:D)

Eu pesquisei bastante sobre o DNA nos dois meses de espera entre a encomenda e a chegada do meu T-Jet, em 2012, pois me agradava muito a ideia de poder alterar a "personalidade" do carro com um comando desses. Alguns veículos de comunicação falavam bem do sistema, outros diziam que não alterava o desempenho - o que é verdade apenas para situações extremas de pé na tábua, como numa medição de aceleração 0 a 100 km/h, mas no dia a dia da vida real faz, sim, bastante diferença.

Impressionante como o bicho fica arisco em D, e suave em A, com o N no meio termo. Além do ótimo patamar de torque, constante entre 2.250 e 4.500 rpm, acho o DNA uma das características técnicas mais bacana do T-Jet! (=D>)

Abraços!

Abraços!

Re: Como funciona o DNA ???

MensagemEnviado: Sáb Jul 05, 2014 10:28 am
por Pikes Peak
Só para ajuda mais um pouco, a questão de "desligar" o turbo non ecziste, a não ser que se desconecte a turbina da caixa quente, deixando o motor "aspirado naturalmente". Mesmo em situações que a preasurização não esteja "pressurizada" (redundancia necessaria) a turbina ainda vai esta ali girando e girando e girando.

Uma dica de conservação em qualquer motor é aquecer o minimo possivel antes de sair, ou se não tiver tempo não exigir muito do motor nos primeiros minutos após ligado o motor.

E o pulo do gato para conservação da turbina em si, além do comum das trocas de oleo e filtro recomendados pelo fabricante, pois a turbina tem seu eixo lubrificado pelo mesmo óleo do restante do motor, é ao ir desligar o carro, deixar sempre que possivel uns 30 segundos ou mais para a turbina não ficar girando com pouco óleo após o funcionamento do motor/bomba de óleo.

Exemplificando, caso extremo, acelerar o careo no talo e desligar o motor, consequentemente a bomba de oleo para e a pressão de oleo que lubrificaria a turbina cai a zero e ela vai permanecer girando... diferente do motor que logo vai parar...

Existem os famosos turbo timer que fazem a mesma função em modo "automatico"...


Até mais

Re: Como funciona o DNA ???

MensagemEnviado: Sáb Jul 05, 2014 3:04 pm
por VLA
a explicação do andrek foi excelente mesmo (=D>)

a unica coisa que não consigo entender é pq alguém compraria um carro desse pra usar a opção "Autonomy" hehehe

Re: Como funciona o DNA ???

MensagemEnviado: Sáb Jul 05, 2014 3:20 pm
por andrek
VLA escreveu:a explicação do andrek foi excelente mesmo (=D>)

a unica coisa que não consigo entender é pq alguém compraria um carro desse pra usar a opção "Autonomy" hehehe

Pois é, VLA, o pior é que no trânsito infernal de São Paulo, acabo usando só o Autonomy... parado por parado, pelo menos gasta menos gasosa... a Podium tá muito cara...rs... (~X()

Mas até existe uma situação agradável de se usar esse modo: imagine um passeio numa bela orla marítima, na maciota, teto solar aberto, a gata do lado, só curtição... deixa o DNA em Autonomy (pro carro ficar mais suave e econômico) e aproveita a vida! :wink:

Abraços!

Re: Como funciona o DNA ???

MensagemEnviado: Sáb Jul 05, 2014 5:28 pm
por Luis16v
Falaê Leandro....

Cara muito obrigado mesmo pela aula de DNA rs.
Tinha essas dúvidas.... Sempre soube que havia remapeamento do motor, mas queria saber mais.

Muito obrigado mais uma vez.

Grande abraço.

Luis.

Re: Como funciona o DNA ???

MensagemEnviado: Sáb Jul 05, 2014 5:41 pm
por andrek
Luis16v escreveu:Falaê Leandro....

Cara muito obrigado mesmo pela aula de DNA rs.
Tinha essas dúvidas.... Sempre soube que havia remapeamento do motor, mas queria saber mais.

Muito obrigado mais uma vez.

Grande abraço.

Luis.

Que isso irmão, fico feliz por ter ajudado! :wink:

Abraços!