Desgaste prematuro embreagem - Punto 1.4 Attractive 2013
Desgaste prematuro embreagem - Punto 1.4 Attractive 2013
Caros,
Estou tendo um problema de desgaste prematuro da embreagem do Punto 1.4 Attractive 2013.
Comprei o carro ZERO exclusivamente para ir em voltar do trabalho, já que moro em Alphaville e trabalho na Av. Paulista e precisava de um carro econômico, confortável e não ter dor de cabeça.
Sou o único que dirige o carro, sempre de forma tranquila e sem solavancos, sem manter o pedal na embreagem apertado, uso o freio de mão na subida e em 99% do tempo estou sozinho no carro.
Acontece que com 20.500 km rodados, 5 dias antes de vencer a garantia de 1 ano a embreagem começou a apresentar problemas, trepidação excessiva no arranque na 1º marcha, cheiro de queimado no meio do transito e ao levar o carro na concessionária, já foram avisando que isso é MAU USO.
Depois de eu surtar com o atendente da Itavema da Av. Santo Amaro, ele me disse que o motor 1.4 é pouco para o peso do carro e isso pode ser o problema se eu pegar muito transito e usar o ar-condicionado, se pegar muita subida, mas que a FIAT jamais vai admitir isso e que eu vou ter que arcar com os R$ 2.400,00 que querem cobrar para trocar a embreagem.
Quanto tempo deveria durar a embreagem de um Punto 1.4? Não pode pegar transito, usar o ar-condicionado, pegar subida? O carro é de brinquedo?
Eu sou louco ou estou sendo assaltado e fazendo papel de palhaço? Por favor, agradeço a ajuda de vocês no fórum pois estou esperando um retorno da FIAT há uma semana para resolver o assunto e nada.
Um abraço,
Marcelo
Estou tendo um problema de desgaste prematuro da embreagem do Punto 1.4 Attractive 2013.
Comprei o carro ZERO exclusivamente para ir em voltar do trabalho, já que moro em Alphaville e trabalho na Av. Paulista e precisava de um carro econômico, confortável e não ter dor de cabeça.
Sou o único que dirige o carro, sempre de forma tranquila e sem solavancos, sem manter o pedal na embreagem apertado, uso o freio de mão na subida e em 99% do tempo estou sozinho no carro.
Acontece que com 20.500 km rodados, 5 dias antes de vencer a garantia de 1 ano a embreagem começou a apresentar problemas, trepidação excessiva no arranque na 1º marcha, cheiro de queimado no meio do transito e ao levar o carro na concessionária, já foram avisando que isso é MAU USO.
Depois de eu surtar com o atendente da Itavema da Av. Santo Amaro, ele me disse que o motor 1.4 é pouco para o peso do carro e isso pode ser o problema se eu pegar muito transito e usar o ar-condicionado, se pegar muita subida, mas que a FIAT jamais vai admitir isso e que eu vou ter que arcar com os R$ 2.400,00 que querem cobrar para trocar a embreagem.
Quanto tempo deveria durar a embreagem de um Punto 1.4? Não pode pegar transito, usar o ar-condicionado, pegar subida? O carro é de brinquedo?
Eu sou louco ou estou sendo assaltado e fazendo papel de palhaço? Por favor, agradeço a ajuda de vocês no fórum pois estou esperando um retorno da FIAT há uma semana para resolver o assunto e nada.
Um abraço,
Marcelo
- Piloto de Atari
Re: Desgaste prematuro embreagem - Punto 1.4 Attractive 2013
Puxa vida, que idiota essa concessionária! Mude, vá para outra, contate o 0800 da Fiat e relate o caso.
Troquei a embreagem do Siena 1.4 2008 com 15 mil km, ainda na garantia, sem stress algum. Até pensei que tinha sido resolvido, é um caso antigo de peça mal dimensionada para o motor, na época me disseram na CCS que a embreagem montada na linha de produção era do 1.0 e não suportava o motor 1.4 (caso do Siena). Sei que depois que trocou, andei até os 74 mil km sem problema algum!
Troquei a embreagem do Siena 1.4 2008 com 15 mil km, ainda na garantia, sem stress algum. Até pensei que tinha sido resolvido, é um caso antigo de peça mal dimensionada para o motor, na época me disseram na CCS que a embreagem montada na linha de produção era do 1.0 e não suportava o motor 1.4 (caso do Siena). Sei que depois que trocou, andei até os 74 mil km sem problema algum!
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
importante é guardar de alguma forma uma comprovação de que vc já reclamou sobre o problema antes do fim da garantia... tente abrir um chamado no 0800 da fiat o quanto antes.
depois nos conte o fim da historia.
depois nos conte o fim da historia.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Esqueci de comentar, eu abri um chamado na FIAT pelo 0800 e estou há 1 semana aguardando um retorno e nada. O prazo informado era de 48 horas, mas ainda não responderam nada.
Agradeço pelas respostas!
Um abraço,
Marcelo
Agradeço pelas respostas!
Um abraço,
Marcelo
- Piloto de Atari
Meu primeiro punto teve a embreagem trocada aos 141.000 km ...Essa daí tá com defeito.
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Eu tinha um palio 1.4, vendi ele aos 68.000km e ainda com a embreagem original, meio dura, sim, já não era mais tão macia quanto uma nova, mas não patinava, nem apresentava qualquer trepidação ou arranhava as marchas.. Me diz uma coisinha, COM SINCERIDADE, apesar de pegar muito trânsito você tem o costume de parar no transito e ficar com o pé na embreagem/carro engatado? desengata o carro ao parar em semáforos? tem a percepção de atentar se tem o hábito de deixar o pé levemente apoiado no pedal da embreagem? Costuma queimar embreagem para sair pq senta muito próximo ao pedal? Muita gente não assume que faz isso, mas faz, mas com certeza tem pessoas aqui que manjam muito mais que eu de mecânica, mas isso faz uma baita diferença!! Espero que consiga resolver com a Fiat ainda..
Um abraço!!
Um abraço!!
- Piloto de Autorama
Como havia mencionado em outro topico, meu problema surgiu perto dos 20k km. Só agora com 75k km efetuei a troca da embreagem por uma aftermarket da marca LUK. Nao chega a trepidar de 1a mas sinto que o conjunto é forçado e logo mais vai trepidar assim como a embreagem original... não havia nenhum suporte/coxim estourado. To pensando em vender antes que estoure de novo, algo que realmente estava fora dos meus planos pq acabei de gastar 2 mil numa revisao completa afff
- Piloto de Atari
guimajoao escreveu:Como havia mencionado em outro topico, meu problema surgiu perto dos 20k km. Só agora com 75k km efetuei a troca da embreagem por uma aftermarket da marca LUK. Nao chega a trepidar de 1a mas sinto que o conjunto é forçado e logo mais vai trepidar assim como a embreagem original... não havia nenhum suporte/coxim estourado. To pensando em vender antes que estoure de novo, algo que realmente estava fora dos meus planos pq acabei de gastar 2 mil numa revisao completa afff
Ah é, trocou por LUK e está ruim? Estanho ein, marca top de linha, mas a original dos Punto é Valeo, mas como já disse, LUK é certeza de coisa boa.
Acho melhor você usar bem a embreagem e se der problema, que dê ainda na garantia! Afinal, essa peça tem garantia de no mínimo 3 meses.
João Paulo
vmarcelo escreveu:Caros,
Um abraço,
Marcelo
Que pena isso em! Vai pra outra CC , relata lá como foi atendido que vão resolver seu problema rapidamente, tive problemas com o meu porem foi de câmbio,o carro tava fora da garantia a 4 meses mas mesmo assim resolveram tudo sem custo nenhum.
Detalhe o meu é um 2013 , será que os carros deste ano estão fudidos???
- Piloto de Autorama
Pessoal, só uma mensagem sobre o desfecho do caso.
Após 12 dias da abertura do chamado no 0800 da Fiat, a concessionaria Itavem entrou em contato comigo e agendou a vistoria.
Detalhe é que eu tinha 2 problemas:
1. ABS - Luz acende e apaga sozinha no paneil (este eu não tinha relatado antes aqui, mas estava no chamado com a Fiat)
Eles levaram 25 dias para me atender antes e o problema era "limpeza" de um dos sensores. Levou 15 minutos entre passar o scaner, identificar, resolver e passar o scaner de novo. O que me deixa triste é que levou 25 dias para ser atendido. Veredito, atendimento ruim na concessionária.
2. Embreagem com desgaste prematuro
Após os 12 dias de espera da FIAT, fui chamado na concessionaria de novo e com muito mais "jeitinho", o chefe da mecânica me explicou que não tinha muito o que fazer, que para acionar garantia por uma peça considerada de desgaste teria que seguir um procedimento da fabrica:
a. Pegar meu carro, desmontar o cambio, fazer fotos e encaminhar para a fabrica autorizar o serviço pela garantia. Isso demoraria com certeza mais de 1 dia e eu só poderia pegar o carro no dia seguinte (a concessionaria é em SP onde eu trabalho e minha casa fica 35 km dali, tipo ir/voltar e ir/voltar = 500 reais de taxi ou alugar um carro)
b. Se o serviço não fosse aprovado pela fábrica (que na opinião do mecânico a chance de não aprovar é 100%), eu teria que arcar com R$ 600,00 pela vistoria da embreagem
c. Para trocar a embreagem pela concessionaria, o orçamento seria a peça + mão de obra +- R$ 1.800
d. Parte engraçada: rodei mais 800 km em transito intenso nestes 12 dias, do mesmo jeito que sempre rodei e parou de trepidar e cheirar queimado (alguém já ouviu falar disso??)
Resumindo, o risco não valia a pena e com o ABS resolvido, mandei a concessionária passear e fui embora.
Só de olhar pra minha cara o primeiro mecônico já tinha dado o laudo de mau uso e trocar a embreagem fora da Fiat, já que a garantia "era 100% de certeza de que não iria cobrir" segundo a concessionaria, custa no máximo R$ 1.200,00 contra os possíveis R$ 2.400 na concessionaria, fora a demora, custo com taxi e stress.
Abraço,
Marcelo
Após 12 dias da abertura do chamado no 0800 da Fiat, a concessionaria Itavem entrou em contato comigo e agendou a vistoria.
Detalhe é que eu tinha 2 problemas:
1. ABS - Luz acende e apaga sozinha no paneil (este eu não tinha relatado antes aqui, mas estava no chamado com a Fiat)
Eles levaram 25 dias para me atender antes e o problema era "limpeza" de um dos sensores. Levou 15 minutos entre passar o scaner, identificar, resolver e passar o scaner de novo. O que me deixa triste é que levou 25 dias para ser atendido. Veredito, atendimento ruim na concessionária.
2. Embreagem com desgaste prematuro
Após os 12 dias de espera da FIAT, fui chamado na concessionaria de novo e com muito mais "jeitinho", o chefe da mecânica me explicou que não tinha muito o que fazer, que para acionar garantia por uma peça considerada de desgaste teria que seguir um procedimento da fabrica:
a. Pegar meu carro, desmontar o cambio, fazer fotos e encaminhar para a fabrica autorizar o serviço pela garantia. Isso demoraria com certeza mais de 1 dia e eu só poderia pegar o carro no dia seguinte (a concessionaria é em SP onde eu trabalho e minha casa fica 35 km dali, tipo ir/voltar e ir/voltar = 500 reais de taxi ou alugar um carro)
b. Se o serviço não fosse aprovado pela fábrica (que na opinião do mecânico a chance de não aprovar é 100%), eu teria que arcar com R$ 600,00 pela vistoria da embreagem
c. Para trocar a embreagem pela concessionaria, o orçamento seria a peça + mão de obra +- R$ 1.800
d. Parte engraçada: rodei mais 800 km em transito intenso nestes 12 dias, do mesmo jeito que sempre rodei e parou de trepidar e cheirar queimado (alguém já ouviu falar disso??)
Resumindo, o risco não valia a pena e com o ABS resolvido, mandei a concessionária passear e fui embora.
Só de olhar pra minha cara o primeiro mecônico já tinha dado o laudo de mau uso e trocar a embreagem fora da Fiat, já que a garantia "era 100% de certeza de que não iria cobrir" segundo a concessionaria, custa no máximo R$ 1.200,00 contra os possíveis R$ 2.400 na concessionaria, fora a demora, custo com taxi e stress.
Abraço,
Marcelo
- Piloto de Atari