Suspeita Hodômetro adulterado PUNTO HLX 2008

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Suspeita Hodômetro adulterado PUNTO HLX 2008

por curtc1 » Seg Set 15, 2014 12:15 pm

Peço a gentileza de que verifiquem minha triste história e me ajudem a decidir o que fazer:

Comprei um Punto 2008 HLX em fev/2012, que marcava no hodômetro menos de 20 mil KM rodados.

Larguei direto na revisão e já tive que trocar os freios :shock: e outros itens de menor valor.
Com menos de 35 mil KM tive de trocar os 4 pneus originais. :shock: :shock:
Com 45 mil KM tive de fazer a parte de cima do motor, pq do nada o carro começou a tossir e me deixou na mão! Aplainei os cabeçotes. :shock: :shock: :shock:
Com 50 mil KM o radiador precisou ser trocado, pois estava totalmente podre e vazando todo líquido de arrefecimento.

Após TODOS estes prejuízos, me dei por vencido de que precisava ir atrás de informações.
Desconfio que o carro já tinha no mínimo uns 50 mil, quando comprei. A concessionária me informou que neste carro eles não conseguem verificar na ECU a KM real do carro, isso PROCEDE? Se eles não conseguem, não tem jeito de uma perícia constatar a adulteração no hodômetro? (X()
Devo recorrer a outra concessionária?

Quero vender o carro, mas posso vender ele com dúvida? Não vou me incomodar?

Obs: O manual do carro estava em branco. Os pneus eram originais. Não havia sinais de super desgaste nos pedais.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Suspeita Hodômetro adulterado PUNTO HLX 2008

por VLA » Seg Set 15, 2014 12:56 pm

estranho, pois um amigo meu certa vez comprou um uno mille fire ano 2002 snme, e nele ja dava pra recuperar a km da central pelo scanner, que no caso dele era diferente da km do painel, que havia sido adulterada... imaginei que em qualquer fiat mais novo a possibilidade existisse.

entretanto veja só... quanto aos pneus é normal... eu comprei o meu zero km e os pneus se acabaram antes dos 35mil km... freios, dependendo do uso, tbm podem acabar cedo... os meus ainda estão com quase meia vida, mas tenho um amigo q acabou com as pastilhas do fiat dele aos 20 mil km...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Scorpio » Seg Set 15, 2014 1:58 pm

curtc1 escreveu:Desconfio que o carro já tinha no mínimo uns 50 mil, quando comprei. A concessionária me informou que neste carro eles não conseguem verificar na ECU a KM real do carro, isso PROCEDE? Se eles não conseguem, não tem jeito de uma perícia constatar a adulteração no hodômetro? (X()

Poder ser que com o software do Scanner da concessionária não seja possível mas com o ELM327 + Multiecuscan 1.3 consegui ver a quilometragem real do Punto 2011, 2013 e de um Idea 1.8 2007.
Deve sim ler a quilometragem real de um Punto 2008 já que o Multiecuscan funcionou com o quadro de instrumentos do Idea 2007.

ELM327 USB Vehicle OBD-2 + Multiecuscan: viewtopic.php?f=17&t=22819
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por jpromero » Seg Set 15, 2014 2:28 pm

Correto, procurei na CCS com o EDI (o scanner deles) a real km do meu carro e não conseguimos identificar. Com o ELM327 consegui ver que a km da central é ainda maior que a do painel, coisa pouca, uns 1500 km. Portanto acredito que a km do meu carro é realmente original. O manual de revisões nem veio com o carro, sumiram com ele. Comprei usado com 52 mil km e 2 pneus eram originais com as datas de 2010, troquei porque estavam muito ressecados e duros (Pirelli P7) e faziam barulho. Não há desgaste no volante (couro perfeito) e nos pedais, mesmo agora com 63 mil km. Também não há rasgos no couro dos bancos, pintura de capô perfeita (sinal de que não houve batidas de pedra que marcam a pintura).

As pastilhas de freios do meu ex-Palio 1.0 praticamente acabaram com 15 mil km. Comprei usado com 11 mil km, fiz a revisão dos 15 mil km mas não deixei trocar as pastilhas, pois ia trocar por fora da CCS, mas acabei trocando ele por um Siena ELX 1.4 zero km. Esse sim, sempre bem cuidado desde 0 km, as pastilhas duraram até os 45 mil km sem problema e se quisesse iriam até os 60 mil km. Os pneus do Siena também foram embora com uns 45 mil km, troquei e quando vendi com 74 mil km também já estavam lisos novamente. Então os pneus que coloquei depois duraram só 30 mil km. Na verdade já estavam totalmente gastos com uns 71 mil km.

Carro usado é loteria, você pode só ter comprado um carro mal cuidado ou mesmo com defeito de fábrica. Só se o carro já tivesse mais de 100 mil km quando você comprou, ai sim os desgastes já são normais da km elevada.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por curtc1 » Ter Set 16, 2014 10:34 am

Alguma boa alma de Porto Alegre/RS teria esse scanner ELM327 USB Vehicle OBD-2 ? :roll:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por adeitos » Ter Set 16, 2014 5:12 pm

Normalmente as concessionárias não passam informação da KM original pois dependendo se tiver alterada ou não, eles passam a ser meio que responsáveis perante um processo.

Mas com o ELM da sim pra ver. Se quiser vir até Canoas podemos ver tranquilo!
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por curtc1 » Ter Set 16, 2014 5:15 pm

Scorpio escreveu:
curtc1 escreveu:Desconfio que o carro já tinha no mínimo uns 50 mil, quando comprei. A concessionária me informou que neste carro eles não conseguem verificar na ECU a KM real do carro, isso PROCEDE? Se eles não conseguem, não tem jeito de uma perícia constatar a adulteração no hodômetro? (X()

Poder ser que com o software do Scanner da concessionária não seja possível mas com o ELM327 + Multiecuscan 1.3 consegui ver a quilometragem real do Punto 2011, 2013 e de um Idea 1.8 2007.
Deve sim ler a quilometragem real de um Punto 2008 já que o Multiecuscan funcionou com o quadro de instrumentos do Idea 2007.

ELM327 USB Vehicle OBD-2 + Multiecuscan: viewtopic.php?f=17&t=22819

Muito obrigado pela ajuda. Tanto a sua quanto a do restante do pessoal que respondeu ao tópico.
Vou dar um jeito nisso e socar um processo no #@% que me ferrou.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Ter Set 16, 2014 11:18 pm

Lembro-me que quando passaram o scanner no meu t-jet, tinha uma diferença de 52km pra mais (no painel)
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por curtc1 » Qua Set 17, 2014 10:01 am

Febezza escreveu:Lembro-me que quando passaram o scanner no meu t-jet, tinha uma diferença de 52km pra mais (no painel)

Pra mais? E pq estava assim?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por bOiv8 » Qua Set 17, 2014 2:02 pm

Pequena variação é normal curtc1.

Meu palio antigo quando tinha 60.000km no painel, tinha registrado na central uns 200-300km, nao lembro se pra mais ou pra menos.

O que nao pode é diferença de 10.000-20.000km
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Próximo