Página 1 de 1

Rangido ao rodar

MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 12:31 am
por mvssr
Olá amigos,

Nesse final de semana cai na besteira de ir a um interior com o carro.
Estrada cheia de corrugações ("costela de vacas"), ondulações (cheguei até a bater o pisto do carro algumas vezes) e um trecho de areia, onde o carro atolou. (~X()

Após isso, o carro está com dois barulhos muito estranho:
1) Rangido ao se movimentar (tanto pra frente, quanto de ré).
- Dar a impressão que tivesse um arame arrastando no chão ou um cabo em atrito com algo
- Esse barulho desaparece ao passar de 65 Km. Com o carro parado não há barulho anormal, apenas quando se movimenta...
- Câmbio trocando marchas normalmente...

2) Barulho metálico ao passar por buracos/tartarugas
- barulho MUITO alto e "seco", como estivesse algo solto. Lembra uma lata caindo...
- aparentemente vem do lado direito
- o protetor do cárter está bem fixo

Claro que o recomendável é levar em um mecânico ou CSS, mas só poderei fazer isso na próxima semana. Estou muito preocupado que seja algo sério.
Alguém já passou por algo parecido? Quais as hipóteses?

Prometo nunca mais fazer isso... :-? :doindoin:

Ah... trata-se de um Punto Essence 1.6 Dualogic - 16.200 Km e apenas 1 ano e meio de uso.

Re: Rangido ao rodar

MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 7:15 am
por VLA
será que não acumulou sujeita em partes moveis da suspensao onde poderia causar ruido por atrito? experimentou mandar lavar bem por baixo,jogar o jato de água nas caixas de roda, suspensao, molas, etc? só cuide com coifas...os jatos de água muito forte podem rasgá-las (já aconteceu comigo em outro carro).

eu ja rodei com o meu em estrada de terra... peguei uns 9km ida + 9km volta, sem crise... só algumas encostadas no protetor de carter mas nada de mais.

Re: Rangido ao rodar

MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 8:07 am
por mvssr
Sim, mandei lavar no posto ontem. Por baixo e tudo, mas o problema continua.

Re: Rangido ao rodar

MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 7:43 am
por VLA
pensei em mais 2 coisas... como vc comentou que pegou o carro por baixo na estrada, poderia ter desalinhado/afrouxado o protetor de cárter ou o escapamento.... ou alguma abraçadeira de fixação na parte de baixo do carro ou no cofre do motor.

Re: Rangido ao rodar

MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 1:47 pm
por Febezza
Verifique os coxins, bucha da bandeja, bucha da barra de estabilidade, bieletas e afins

Re: Rangido ao rodar

MensagemEnviado: Seg Nov 24, 2014 2:49 pm
por Sérgio Araujo
O meu começou a fazer barulho uma semana depois que peguei o carro, dei uma olhada era a coifa do amortecedor traseiro. rasgou o batente e desceu aquele "PLASTICO" que protege o amortecedor, e ao passar em ondulações fazia muito barulho!!!

Re: Rangido ao rodar

MensagemEnviado: Ter Nov 25, 2014 9:12 am
por mvssr
Olá Srs.

Trouxe o carro aqui para um auto centro e adivinhem qual era o problema:
O protetor de cárter (bem vagabundo, por sinal) amassou e estava encostando no cárter.
Só bastou uma volta no quarteirão pro tiozinho mecânico suspeitar do problema. Levantou o carro no elevador e desamaçou-o com uma barra de ferro.
Eliminou tanto o rangido ao rodar, quanto a batida de lata.

Aproveitei e fiz um alinhamento e balanceamento.