Barulho T-jet e demora para encher Turbina
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Barulho T-jet e demora para encher Turbina
Galera, boa tarde!
Esse é meu primeiro post aqui, na verdade meu carro é um Bravo T-jet 2012, hj o carro está com 39 mil km. Acompanho o forum de vocês, pois é bem mais técnico que o Bravo Club (não desmerecendo a galera de lá...longe disso). Realmente voces estão de parabéns pelo conhecimento que tem dos carros e como compartilham e se ajudam.
Bom como os T-jets são bem parecidos, resolvi postar meu problema aqui para ver se alguem pode me dar uma luz
Bom segue a descrição do problema:
Uns 2 meses após comprar o carro (semi novo.. comprei com 28 mil km) notei que um barulho que parece um misto de escapamento furado + barulho metálico começou a aparecer quando eu usava o carro digamos no modo hard kkkkk. Esse barulho só aparecia com o overbooster ligado e após algumas esticadas fortes (tipo umas 4 ou 5 esticadas). Esse barulho não aparecia sem o overbooster acionado e nunca nas primeiras esticadas. O que me parece é que conforme o carro esquentava mais... mais o barulho se acentuava. De um mes para cá... percebi que esse barulho começou a aparecer cada vez mais cedo. Agora com o OVB acionado, não preciso de mais de 2 esticadas para o barulho aparecer.
Esse barulho vem seguido de estouro (tipo de escapamento mesmo), mas esse estouro só acontece nas trocas de marcha de 2ª p/ 3ª (o estouro não acontece sem o OVB acionado, só mesmo quando o carro é exigido com o OVB ligado).
Bom galera, se não bastasse isso, ontem percebi, analisando o grafico que temos de pressão da turbina, que em algumas esticadas (não em todas) entre 2.000 e 4.000 rpm que é a faixa que em tese teriamos de ter 100% de pressão da turbina, o grafico não enche totalmente, fica tipo uns 2 pontos a menos e o carro não rende tudo q pode... Quando isso acontece, ao passar dos 4.000 rpm a turbina se enche por completo e o carro rende (é tipo uma engasgada.. o carro amarra e depois deslancha. Como disse isso não acontece toda hora.
Bom.. pensei pela característica do barulho ser algo relacionado ao coletor de escapamento... talvez a junta do coletor? ou talvez o próprio coletor (deus me livre pq um novo ta 5k).
Não estava muito preocupado.. como disse achei q era algo simples... (como junta do coletor)... mas agora que o estouro apareceu e o carro não esta com o rendimento 100% começo a ficar bastante preocupado.
Desculpe se me estendi demais no relato galera... tentei resumir e ser o mais claro possivel. Se alguem já passou por isso, ou tenha alguma ideia do que pode ser fico muito grato.
Outra coisa.. alguem pode me indicar um mecanico bom, na região oeste de sp, ou na região de osasco. Gostaria de um cara especialista em nossos carros, confiavel... pq ta dificil encontrar um mecanico bom de verdade viu! rs
Esse é meu primeiro post aqui, na verdade meu carro é um Bravo T-jet 2012, hj o carro está com 39 mil km. Acompanho o forum de vocês, pois é bem mais técnico que o Bravo Club (não desmerecendo a galera de lá...longe disso). Realmente voces estão de parabéns pelo conhecimento que tem dos carros e como compartilham e se ajudam.
Bom como os T-jets são bem parecidos, resolvi postar meu problema aqui para ver se alguem pode me dar uma luz
Bom segue a descrição do problema:
Uns 2 meses após comprar o carro (semi novo.. comprei com 28 mil km) notei que um barulho que parece um misto de escapamento furado + barulho metálico começou a aparecer quando eu usava o carro digamos no modo hard kkkkk. Esse barulho só aparecia com o overbooster ligado e após algumas esticadas fortes (tipo umas 4 ou 5 esticadas). Esse barulho não aparecia sem o overbooster acionado e nunca nas primeiras esticadas. O que me parece é que conforme o carro esquentava mais... mais o barulho se acentuava. De um mes para cá... percebi que esse barulho começou a aparecer cada vez mais cedo. Agora com o OVB acionado, não preciso de mais de 2 esticadas para o barulho aparecer.
Esse barulho vem seguido de estouro (tipo de escapamento mesmo), mas esse estouro só acontece nas trocas de marcha de 2ª p/ 3ª (o estouro não acontece sem o OVB acionado, só mesmo quando o carro é exigido com o OVB ligado).
Bom galera, se não bastasse isso, ontem percebi, analisando o grafico que temos de pressão da turbina, que em algumas esticadas (não em todas) entre 2.000 e 4.000 rpm que é a faixa que em tese teriamos de ter 100% de pressão da turbina, o grafico não enche totalmente, fica tipo uns 2 pontos a menos e o carro não rende tudo q pode... Quando isso acontece, ao passar dos 4.000 rpm a turbina se enche por completo e o carro rende (é tipo uma engasgada.. o carro amarra e depois deslancha. Como disse isso não acontece toda hora.
Bom.. pensei pela característica do barulho ser algo relacionado ao coletor de escapamento... talvez a junta do coletor? ou talvez o próprio coletor (deus me livre pq um novo ta 5k).
Não estava muito preocupado.. como disse achei q era algo simples... (como junta do coletor)... mas agora que o estouro apareceu e o carro não esta com o rendimento 100% começo a ficar bastante preocupado.
Desculpe se me estendi demais no relato galera... tentei resumir e ser o mais claro possivel. Se alguem já passou por isso, ou tenha alguma ideia do que pode ser fico muito grato.
Outra coisa.. alguem pode me indicar um mecanico bom, na região oeste de sp, ou na região de osasco. Gostaria de um cara especialista em nossos carros, confiavel... pq ta dificil encontrar um mecanico bom de verdade viu! rs
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Re: Barulho T-jet e demora para encher Turbina
Olá Fabio.
Com 90% de certeza te digo que o problema é o coletor de escapamento com trincas. Aqui no fórum já postaram algo assim mas acho que no t-jet club do facebook tem mais casos. Alguns dizem que dá para soldar, outros dizem que soldaram e não ficou bom, tendo que trocar. A dica é procurar um usado em desmanche, fazer uma boa análise visual e se possível testar antes de comprar (difícil) e a dica de ouro: Nunca desligar o carro quente, logo após dirigir no "modo hard", sempre aguardar um minuto para diminuir a temperatura e rotação da turbina.
Com 90% de certeza te digo que o problema é o coletor de escapamento com trincas. Aqui no fórum já postaram algo assim mas acho que no t-jet club do facebook tem mais casos. Alguns dizem que dá para soldar, outros dizem que soldaram e não ficou bom, tendo que trocar. A dica é procurar um usado em desmanche, fazer uma boa análise visual e se possível testar antes de comprar (difícil) e a dica de ouro: Nunca desligar o carro quente, logo após dirigir no "modo hard", sempre aguardar um minuto para diminuir a temperatura e rotação da turbina.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
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Re: Barulho T-jet e demora para encher Turbina
jpromero escreveu:Olá Fabio.
Com 90% de certeza te digo que o problema é o coletor de escapamento com trincas. Aqui no fórum já postaram algo assim mas acho que no t-jet club do facebook tem mais casos. Alguns dizem que dá para soldar, outros dizem que soldaram e não ficou bom, tendo que trocar. A dica é procurar um usado em desmanche, fazer uma boa análise visual e se possível testar antes de comprar (difícil) e a dica de ouro: Nunca desligar o carro quente, logo após dirigir no "modo hard", sempre aguardar um minuto para diminuir a temperatura e rotação da turbina.
Jpromero,
Muito obrigado pela resposta!
Essas trincas são visíveis ou podem ser micro fissuras imperceptíveis a olho nu? Alguma maneira de testar o coletor para ter certeza?
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Re: Barulho T-jet e demora para encher Turbina
foto de um coletor com trinca


Re: Barulho T-jet e demora para encher Turbina
Febezza escreveu:foto de um coletor com trinca
Febezza
Não consegui visualizar a imagem
consegue enviar novamente?
Obrigado pela ajuda!
Abs
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Re: Barulho T-jet e demora para encher Turbina
Galera,
Desculpe a demora.. mas apenas para não deixar sem um feedback...
A cerca de um mês atras fiz a troca do flexível do escapamento (aquela parte em malha).
Com isso o carro parou de apresentar os sintomas que descrevi acima (barulho e estouro).
O fato da turbina parecer não estar enchendo já havia parado de se repetir antes mesmo da troca desse item.
Me parece que o problema foi resolvido
Agradeço a ajuda!
Desculpe a demora.. mas apenas para não deixar sem um feedback...
A cerca de um mês atras fiz a troca do flexível do escapamento (aquela parte em malha).
Com isso o carro parou de apresentar os sintomas que descrevi acima (barulho e estouro).
O fato da turbina parecer não estar enchendo já havia parado de se repetir antes mesmo da troca desse item.
Me parece que o problema foi resolvido
Agradeço a ajuda!
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Re: Barulho T-jet e demora para encher Turbina
fabio_rmd escreveu:Galera,
Desculpe a demora.. mas apenas para não deixar sem um feedback...
A cerca de um mês atras fiz a troca do flexível do escapamento (aquela parte em malha).
Com isso o carro parou de apresentar os sintomas que descrevi acima (barulho e estouro).
O fato da turbina parecer não estar enchendo já havia parado de se repetir antes mesmo da troca desse item.
Me parece que o problema foi resolvido
Agradeço a ajuda!
Caro amigo caso a mecânica onde levou foi boa deixa a indicação para o pessoal.
Linea Tjet
São Paulo - SP.
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Re: Barulho T-jet e demora para encher Turbina
henriquemoro escreveu:fabio_rmd escreveu:Galera,
Desculpe a demora.. mas apenas para não deixar sem um feedback...
A cerca de um mês atras fiz a troca do flexível do escapamento (aquela parte em malha).
Com isso o carro parou de apresentar os sintomas que descrevi acima (barulho e estouro).
O fato da turbina parecer não estar enchendo já havia parado de se repetir antes mesmo da troca desse item.
Me parece que o problema foi resolvido
Agradeço a ajuda!
Caro amigo caso a mecânica onde levou foi boa deixa a indicação para o pessoal.
Galera,
Segue indicação da oficina
Fukuda Motor Center
http://www.fukudamotor.com.br/
Inclusive ela que faz os testes de longa duração da quatro rodas.
Abs,
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Re: Barulho T-jet e demora para encher Turbina
Joia e sempre bom ter opções de qualidade quando se precisa.
Linea Tjet
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