Barulho T-jet e demora para encher Turbina
Galera, boa tarde!
Esse é meu primeiro post aqui, na verdade meu carro é um Bravo T-jet 2012, hj o carro está com 39 mil km. Acompanho o forum de vocês, pois é bem mais técnico que o Bravo Club (não desmerecendo a galera de lá...longe disso). Realmente voces estão de parabéns pelo conhecimento que tem dos carros e como compartilham e se ajudam.
Bom como os T-jets são bem parecidos, resolvi postar meu problema aqui para ver se alguem pode me dar uma luz
Bom segue a descrição do problema:
Uns 2 meses após comprar o carro (semi novo.. comprei com 28 mil km) notei que um barulho que parece um misto de escapamento furado + barulho metálico começou a aparecer quando eu usava o carro digamos no modo hard kkkkk. Esse barulho só aparecia com o overbooster ligado e após algumas esticadas fortes (tipo umas 4 ou 5 esticadas). Esse barulho não aparecia sem o overbooster acionado e nunca nas primeiras esticadas. O que me parece é que conforme o carro esquentava mais... mais o barulho se acentuava. De um mes para cá... percebi que esse barulho começou a aparecer cada vez mais cedo. Agora com o OVB acionado, não preciso de mais de 2 esticadas para o barulho aparecer.
Esse barulho vem seguido de estouro (tipo de escapamento mesmo), mas esse estouro só acontece nas trocas de marcha de 2ª p/ 3ª (o estouro não acontece sem o OVB acionado, só mesmo quando o carro é exigido com o OVB ligado).
Bom galera, se não bastasse isso, ontem percebi, analisando o grafico que temos de pressão da turbina, que em algumas esticadas (não em todas) entre 2.000 e 4.000 rpm que é a faixa que em tese teriamos de ter 100% de pressão da turbina, o grafico não enche totalmente, fica tipo uns 2 pontos a menos e o carro não rende tudo q pode... Quando isso acontece, ao passar dos 4.000 rpm a turbina se enche por completo e o carro rende (é tipo uma engasgada.. o carro amarra e depois deslancha. Como disse isso não acontece toda hora.
Bom.. pensei pela característica do barulho ser algo relacionado ao coletor de escapamento... talvez a junta do coletor? ou talvez o próprio coletor (deus me livre pq um novo ta 5k).
Não estava muito preocupado.. como disse achei q era algo simples... (como junta do coletor)... mas agora que o estouro apareceu e o carro não esta com o rendimento 100% começo a ficar bastante preocupado.
Desculpe se me estendi demais no relato galera... tentei resumir e ser o mais claro possivel. Se alguem já passou por isso, ou tenha alguma ideia do que pode ser fico muito grato.
Outra coisa.. alguem pode me indicar um mecanico bom, na região oeste de sp, ou na região de osasco. Gostaria de um cara especialista em nossos carros, confiavel... pq ta dificil encontrar um mecanico bom de verdade viu! rs
Esse é meu primeiro post aqui, na verdade meu carro é um Bravo T-jet 2012, hj o carro está com 39 mil km. Acompanho o forum de vocês, pois é bem mais técnico que o Bravo Club (não desmerecendo a galera de lá...longe disso). Realmente voces estão de parabéns pelo conhecimento que tem dos carros e como compartilham e se ajudam.
Bom como os T-jets são bem parecidos, resolvi postar meu problema aqui para ver se alguem pode me dar uma luz
Bom segue a descrição do problema:
Uns 2 meses após comprar o carro (semi novo.. comprei com 28 mil km) notei que um barulho que parece um misto de escapamento furado + barulho metálico começou a aparecer quando eu usava o carro digamos no modo hard kkkkk. Esse barulho só aparecia com o overbooster ligado e após algumas esticadas fortes (tipo umas 4 ou 5 esticadas). Esse barulho não aparecia sem o overbooster acionado e nunca nas primeiras esticadas. O que me parece é que conforme o carro esquentava mais... mais o barulho se acentuava. De um mes para cá... percebi que esse barulho começou a aparecer cada vez mais cedo. Agora com o OVB acionado, não preciso de mais de 2 esticadas para o barulho aparecer.
Esse barulho vem seguido de estouro (tipo de escapamento mesmo), mas esse estouro só acontece nas trocas de marcha de 2ª p/ 3ª (o estouro não acontece sem o OVB acionado, só mesmo quando o carro é exigido com o OVB ligado).
Bom galera, se não bastasse isso, ontem percebi, analisando o grafico que temos de pressão da turbina, que em algumas esticadas (não em todas) entre 2.000 e 4.000 rpm que é a faixa que em tese teriamos de ter 100% de pressão da turbina, o grafico não enche totalmente, fica tipo uns 2 pontos a menos e o carro não rende tudo q pode... Quando isso acontece, ao passar dos 4.000 rpm a turbina se enche por completo e o carro rende (é tipo uma engasgada.. o carro amarra e depois deslancha. Como disse isso não acontece toda hora.
Bom.. pensei pela característica do barulho ser algo relacionado ao coletor de escapamento... talvez a junta do coletor? ou talvez o próprio coletor (deus me livre pq um novo ta 5k).
Não estava muito preocupado.. como disse achei q era algo simples... (como junta do coletor)... mas agora que o estouro apareceu e o carro não esta com o rendimento 100% começo a ficar bastante preocupado.
Desculpe se me estendi demais no relato galera... tentei resumir e ser o mais claro possivel. Se alguem já passou por isso, ou tenha alguma ideia do que pode ser fico muito grato.
Outra coisa.. alguem pode me indicar um mecanico bom, na região oeste de sp, ou na região de osasco. Gostaria de um cara especialista em nossos carros, confiavel... pq ta dificil encontrar um mecanico bom de verdade viu! rs
