Rotação do motor oscilando na primeira partida do dia !

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Rotação do motor oscilando na primeira partida do dia !

Mensagempor caue1.8 em Ter Fev 24, 2015 16:19

Boa tarde pessoal;

Venho aqui pedir encarecidamente para que alguem me ajude , já nao sei mais pra onde correr e em que mecanico levar.
Tenho um Fiat Punto 1.8 HLX 2008, de uns tempos pra cá andei percebendo um aumento de consumo de combustivel, e também percebi que a o motor em marchas lentas estao com baixo desempenho diferente de quando comprei a 1 ano atrás o veiculo.
Todos os dias de manha , o ponteiro da rotação do motor oscila entre 800rpm ~ 1000rpm mas somente quando o carro esta frio, ( de manha quando saio para trabalhar e ao voltar para casa no final da tarde ) , depois de quente o carro nao apresenta falhas ,sómente quando coloco o carro no neutro (paro em um semaforo) o carro apresenta leves tripidaçoes de motor que se sente nos pedais nada de muito absurdo mais perceptivel .
Já vi casos semelhantes mas cada um diz uma coisa, potenciometro, cabo de velas, velas ,corpo de borboleta , o tal do TBI , engrenagem de TBI .... bom já nao sei oque é e também nao consegui nenhum mecanico competente o suficiente para indicar onde esta o problema.

Alguém pode me ajudar?
Sou de Campinas - SP e aguardo ansiosamente alguma instrução .
GRATO

caue1.8
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Cauê
Punto: HLX 1.8
Cor: Preto Vulcano
Apelido do Punto: kong

Re: Rotação do motor oscilando na primeira partida do dia !

Mensagempor Febezza em Ter Fev 24, 2015 23:43

Partindo pra TBI, daria uma verificada na borboleta se a mesma não está muito suja. Verificaria com relação ao potenciômetro, a Delphi fabrica uma versão atualisada, pois como você deve saber o calcanhar de Aquiles das versões 1.8 com motor derivado da Gm é a Tbii, às vezes o problema pode ser as engrenagens, o potenciômetro ou é necessário a troca da peça
Febezza
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: João
Punto: T-Jet
Cor: Vermelho Modena
Apelido do Punto: Red-turbe

Mensagempor rodney.oliveira em Qua Fev 25, 2015 11:28

Meu Sporting tb está assim.. como estou de ferias, vou dar um pulo no mecanico pra fazer limpeza de bico e do tbi.. velas troquei recentemente e potenciometro foi trocado a menos de 1 ano.. eu estou chutando sugeira mesmo..
na gasolina isso não ocorre.. só no alcool.
Imagem
rodney.oliveira
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Nome: Rodney
Punto: Sporting 1.8 16V DL
Cor: Outra

Mensagempor caue1.8 em Qui Fev 26, 2015 11:35

Bacana pessoal, vou mandar fazer a limpeza do corpo de borboleta e das velas, talvez seja dai o meu problema.
"na gasolina isso não ocorre.. só no alcool." Nao reparei se na gasolina isso ocorre, vou esperar zerar o tanque e colocar uma podium pra ver se rola bacana sem oscilação pela manha.

Febezza, as auto peças costumam ter essas engrenagens de reposiçao??
caue1.8
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor jpromero em Qui Fev 26, 2015 13:29

Cauê, estou com um problema semelhante no Linea mas o meu só oscila a rotação a quente, na primeira partida do dia pega que é uma maravilha tanto com álcool como gasolina. Meu problema também se acentua com o uso de álcool, oscila bastante após a partida a quente que até impede o AC de entrar em funcionamento, mas basta uma acelerada de leve que já limpa.

Estou muito desconfiado de bicos injetores gotejando, no meu ex-Siena 1.4 Flex chegava um ponto que ficava igual ao seu, oscilava muito a rotação e no semáforo em neutro trepidava a frente do carro, era só mandar limpar os injetores que resolvia. No Linea eu mandei limpar mas desconfio seriamente que só me cobraram e não limparam pois o comportamento do carro continuou exatamente o mesmo.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: Joao Paulo
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Mensagempor Febezza em Qui Fev 26, 2015 19:19

caue1.8 escreveu:Bacana pessoal, vou mandar fazer a limpeza do corpo de borboleta e das velas, talvez seja dai o meu problema.
"na gasolina isso não ocorre.. só no alcool." Nao reparei se na gasolina isso ocorre, vou esperar zerar o tanque e colocar uma podium pra ver se rola bacana sem oscilação pela manha.

Febezza, as auto peças costumam ter essas engrenagens de reposiçao??

Vendem somente o potenciômetro "atualizado", as engrenagens você teria que retirar de um outro corpo de borboleta, tipo palio ou afins, que seja compatível. Quem sabe você encontra no mercado livre somente as engrenagens.
Febezza
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: João
Punto: T-Jet
Cor: Vermelho Modena
Apelido do Punto: Red-turbe

Mensagempor caue1.8 em Dom Mar 01, 2015 09:46

Pessoal problema resolvido....
Esperei meu tanque esvaziar e coloquei 80 reais de gasolina podium + o aditivo de limpeza e mandei descarbonizar meu corpo de borboleta, serviço esse que foi feito na minha frente para evitar placebos .
Não sinto mais vibraçoes no motor quando em neutro e também nao tenho mais oscilação de rotação na partida a frio.
Problema sanado,enfim o problemma era sujeira nos bicos e no corpo de borboleta e alcool de má qualidade.

Jpromero, tente fazer as mesmas coisas talvez sane o seu problema,caso contrario acredito que possa ateh ser o seu SENSOR do corpo de borboleta,mande retirar a peça, observe as engrenagens como estão e se há sujeira nela.

Obrigado a todos pela atenção
caue1.8
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Motor oscilando

Mensagempor Same em Dom Jul 19, 2015 10:03

Primeira partida do dia oscila que chega a negar a aceleração e o carro chega a balançar, já com o motor aquecido anda normal porém com instabilidade e oscilação constante! Alguém mais com esse problema?
Same
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Diego
Punto: Sporting
Cor: Amarelo Indianápolis
Apelido do Punto: Kinder

Mensagempor Odirlei Soares em Sex Ago 23, 2019 05:43

Olá pessoal. Meu Punto está oscilação o motor qd pisa na embreagem, já levei em vários mecânico e não acham o problema, falam q nunca viram esse problema de pisar na embreagem e ficar oscilando.. tira o pé da embreagem o motor fica redondinho
Odirlei Soares
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Odirlei
Punto: Attractive 1.4
Cor: Branco Kalahari
Apelido do Punto: Italia

Voltar para Manutenção, Mecânica & Preparação