Injetor de gasolina na partida a frio

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Injetor de gasolina na partida a frio

por james pereira » Ter Jul 07, 2015 8:17 pm

Aguem pode me dar uma luz, meu punto mesmo abastecido com gasolina ele injeta como se tivesse alcool no tanque, já troque sonda, filtro e passado o scaner e nada, sempre quando cai a temperatura para 16 graus ele injeta ... o que será
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Injetor de gasolina na partida a frio

por jpromero » Qua Jul 08, 2015 3:04 pm

James, procure uma oficina com scanner e peça para o mecânico conferir o valor A/F identificado em seu carro.

Se estiver mostrando 9, 10 ou 11 irá injetar gasolina nas partidas a frio e isso indica que o combustível que você está usando tem uma porcentagem de etanol muito maior que o permitido (27%) ou que a sonda lambda do seu carro não está funcionando corretamente.

Agora se estiver acima de 12 até o limite de 13.8 indica que está abastecido com gasolina e com isso não deve haver funcionamento da partida a frio de forma contínua, ou seja, ligar e permanecer ligada por até 3 minutos como indica o manual. Com AF de gasolina e mesmo a quente o sistema de partida a frio é ligado a cada 5 partidas por 1 segundo para manter os componentes funcionando.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por james pereira » Qua Jul 08, 2015 3:49 pm

Obrigado pela atenção João, mas vou por partes para melhor compreensão. Punto essence 1.6 16V 2012...
- O Problema ocorre em toda a gasolina que abasteço já fiz vários testes... em postos diferentes conclusão gasolina não é;
- Na oficina o mecânico passou o scanner e o AF e sempre se encontra em 09 ou 10 é regulado para 13.8 anda com o carro 1 ou 2 dias 100 ou até 200 KM e retorno ao mecânico e ao scannear ele esta em 09;
- Foi trocado a sonda e melhorou o funcionamento pois ele não está mais andando afogado, mas com uma temperatura ambiente abaixo de 16 ºc ele aciona o injetor de gasolina e engasga até ficar quente e ai fica normal...
- o mecânico olhou varias possibilidade e nada tudo funcionando e no scanner tudo normal a não ser o AF que sempre retorna para 09 ou 10 como se eu tivesse abastecido com alcool.... o reservatório da partida a frio eu esvaziei e desengatei o fio para não ficar com a luz acessa no painel, até porque se colocar gasolina no reservatório ele ira injetar e ai que ele não pega mais afoga totalmente por excesso de gasosa....
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por PauloHenriqueW » Qua Jul 08, 2015 4:25 pm

Pessoal, eu estou com o seguinte problema, e gostaria de saber se conseguem me dar uma luz...
Possuo um Punto 2013/2013 Essence 1.6 16V, com 43k, o qual sempre fiz todas as preventivas corretamente, onde aos 30k foram trocadas as velas, limpeza de bicos, todos os filtros, etc.
Sempre rodei cerca de 10 meses por ano na gasolina e 2 meses no etanol. Nunca tive problemas com partida a frio (isso que moro em Curitiba), pois quando injetava do reservatório a partida era imediata.
Há cerca de 03 tanques vinha rodando somente no etanol, com gasolina no reservatório, com ele funcionando 100%.
No domingo 28/06 ao tentar funcionar o carro o mesmo não pegou, fazia o barulho quando injeta gasolina do reservatório mas não pegava. Consegui fazê-lo pegar dando a partida com o pé no fundo do acelerador, virando a chave por cerca de 20 segundos. Achando que era somente o problema de qualidade do combustível ou excesso de combustível injetado, achei que normalizaria. Durante segunda, terça, quarta e quinta o problema foi o mesmo (depois que esquenta não falha, roda 100%).
Na sexta feira levei ao autocenter de confiança que faço todas as revisões, no qual me falaram que a gasolina do reservatório estava podre (esgotaram e limparam as mangueiras), realizaram limpeza nos bicos e no bico de partida a frio (os 4 normais já haviam sido limpos com 30k) e falaram que passaram no scanner mas "não acusou nada".
Resumo, no dia seguinte a retirada do carro (domingo 06/07) o problema continuou exatamente igual. Quando injeta gasolina não pega, a não ser batendo 20 segundos com o pé no fundo. Quando ele não injeta do reservatório pega meio reinando (mas até aí tudo bem, vide que estou no etanol).
Estou esperando acabar o meu tanque de Etanol para voltar a rodar na gasolina e avaliar o comportamento, pois o mecânico veio com papo de que a bomba de combustível poderia estar variando pressão na partida (?). Questionei se esse problema afetaria a partida com o tanque cheio de gasolina e ele falou que sim, portanto estou aguardando para ver o comportamento.
Estou meio preocupado pois estou achando que o cara não sabe mais o que pode ser, e tenho medo de estragar motor de arranque tendo que bater 20segundos na partida pela manhã. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Nunca tive esse problema, já rodei no etanol com frio de 5 graus e quando injetava do reservatório a partida era imediata...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Qui Jul 16, 2015 10:30 pm

james pereira escreveu:Obrigado pela atenção João, mas vou por partes para melhor compreensão. Punto essence 1.6 16V 2012...
- O Problema ocorre em toda a gasolina que abasteço já fiz vários testes... em postos diferentes conclusão gasolina não é;
- Na oficina o mecânico passou o scanner e o AF e sempre se encontra em 09 ou 10 é regulado para 13.8 anda com o carro 1 ou 2 dias 100 ou até 200 KM e retorno ao mecânico e ao scannear ele esta em 09;
- Foi trocado a sonda e melhorou o funcionamento pois ele não está mais andando afogado, mas com uma temperatura ambiente abaixo de 16 ºc ele aciona o injetor de gasolina e engasga até ficar quente e ai fica normal...
- o mecânico olhou varias possibilidade e nada tudo funcionando e no scanner tudo normal a não ser o AF que sempre retorna para 09 ou 10 como se eu tivesse abastecido com alcool.... o reservatório da partida a frio eu esvaziei e desengatei o fio para não ficar com a luz acessa no painel, até porque se colocar gasolina no reservatório ele ira injetar e ai que ele não pega mais afoga totalmente por excesso de gasosa....

Com certeza seu problema está no reconhecimento do AF. Seu carro tem 1 ou 2 sonda lambda? Pode ser que uma delas esteja ruim ou o mecânico instalou uma sonda não compatível. Após 400 km rodados ou consumo de 50 litros (não lembro a quantia exata) a injeção refaz o aprendizado de AF e está errando nisso por ter uma leitura incorreta ou mesmo defeito na central de injeção ou sua programação.

Procure uma concessionária e peça para fazer o "telecarregamento" da versão mais atual do software da injeção, pode te ajudar.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por jpromero » Qui Jul 16, 2015 10:31 pm

PauloHenriqueW escreveu:Pessoal, eu estou com o seguinte problema, e gostaria de saber se conseguem me dar uma luz...
Possuo um Punto 2013/2013 Essence 1.6 16V, com 43k, o qual sempre fiz todas as preventivas corretamente, onde aos 30k foram trocadas as velas, limpeza de bicos, todos os filtros, etc.
Sempre rodei cerca de 10 meses por ano na gasolina e 2 meses no etanol. Nunca tive problemas com partida a frio (isso que moro em Curitiba), pois quando injetava do reservatório a partida era imediata.
Há cerca de 03 tanques vinha rodando somente no etanol, com gasolina no reservatório, com ele funcionando 100%.
No domingo 28/06 ao tentar funcionar o carro o mesmo não pegou, fazia o barulho quando injeta gasolina do reservatório mas não pegava. Consegui fazê-lo pegar dando a partida com o pé no fundo do acelerador, virando a chave por cerca de 20 segundos. Achando que era somente o problema de qualidade do combustível ou excesso de combustível injetado, achei que normalizaria. Durante segunda, terça, quarta e quinta o problema foi o mesmo (depois que esquenta não falha, roda 100%).
Na sexta feira levei ao autocenter de confiança que faço todas as revisões, no qual me falaram que a gasolina do reservatório estava podre (esgotaram e limparam as mangueiras), realizaram limpeza nos bicos e no bico de partida a frio (os 4 normais já haviam sido limpos com 30k) e falaram que passaram no scanner mas "não acusou nada".
Resumo, no dia seguinte a retirada do carro (domingo 06/07) o problema continuou exatamente igual. Quando injeta gasolina não pega, a não ser batendo 20 segundos com o pé no fundo. Quando ele não injeta do reservatório pega meio reinando (mas até aí tudo bem, vide que estou no etanol).
Estou esperando acabar o meu tanque de Etanol para voltar a rodar na gasolina e avaliar o comportamento, pois o mecânico veio com papo de que a bomba de combustível poderia estar variando pressão na partida (?). Questionei se esse problema afetaria a partida com o tanque cheio de gasolina e ele falou que sim, portanto estou aguardando para ver o comportamento.
Estou meio preocupado pois estou achando que o cara não sabe mais o que pode ser, e tenho medo de estragar motor de arranque tendo que bater 20segundos na partida pela manhã. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Nunca tive esse problema, já rodei no etanol com frio de 5 graus e quando injetava do reservatório a partida era imediata...

Parece ser o mesmo problema do colega James, procure verificar o AF e o funcionamento da(s) sonda(s).

Também faça o telecarregamento mais atual.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por james pereira » Seg Jul 27, 2015 4:03 pm

Problema resolvido, apos muitas idas e vindas da oficina o problema todo estava na bomba de combustivel que estava com a pressão baixa e ocilando, após a troca da mesma tudo voltou ao normal.... :lol:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Jhowrei » Ter Ago 04, 2015 8:27 am

galera estou com um problema semelhante, o meu estava com o tanque abastecido com alcool.
ontem lá pelas 11h da manhã eu fui ligar o meu punto e-torq 1.6 e acontecia o seguinte; o carro dava a partida engasgava e morria
tentei umas 10x e nada dele funcionar, ate que pedi ajuda a alguem que sabe e essa pessoa conseguiu fazer pegar com muito custo, ai eu levei o carro ate um posto e coloquei gasolina aditivada e o problema parou
o que pode ser? ja que o carro possui sistema de partida a frio e era pra ter ligado mesmo abastecido 100% alcool
no momento em que tentei dar a partida fazia uns 23ºc
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por bondstrike » Qua Ago 05, 2015 5:32 pm

A questao eh saber a temperatura q estava no bloco na hora da partida... outro dia estava mais de 25° na rua, porem o cb injetou gasolina para partida...

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por bOiv8 » Qua Ago 05, 2015 8:43 pm

bondstrike escreveu:A questao eh saber a temperatura q estava no bloco na hora da partida... outro dia estava mais de 25° na rua, porem o cb injetou gasolina para partida...

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2

exato...
outro dia fez 12º durante a madrugada, mas quando fui ligar (10:30) já estava marcando 20º...mesmo assim foi injetado gasolina na partida
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Próximo