Perda de água pela tampa do reservatório de expansão

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Perda de água pela tampa do reservatório de expansão

por billyfz » Ter Set 08, 2015 12:07 pm

Colega,

Recentemente percebi um pequeno acúmulo de líquido de refrigeração em cima do reservatório. Já percebi isso umas duas vezes. Acredito que isso tem ocorrido quando dou alguma pisada. Estou imaginando que a tampa pode não estar vedando bem. Alguém já passou por isso?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Perda de água pela tampa do reservatório de expansão

por VLA » Ter Set 08, 2015 2:55 pm

dentro da tampa tem uma valvula que suporta uma determinada pressão (1 ou 1.5 bar, coisa assim).... eventualmente essa valvula pode ir para o saco e vazar liquido qdo a pressão aumento.

uma nova custa uns 55-60 em concessionaria ou uns 25 no mercado paralelo.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por rgapski » Ter Set 08, 2015 3:33 pm

Junior,

Antes de colocar a tampa, note que no gargalo tem uma espécie de degrau, e as vezes acumula aditivo ali na hora de completar.
Como a tampa as vezes "sopra" a pressão pra fora, pode acabar esguichando um pouco de aditivo e fazendo sujeira.
No meu carro fez isso, e eu resolvi da seguinte forma:

Tirei a tampa e lavei bem com água.
Depois de lavada, dei uns jatos de ar para secar bem.
No degrau do gargalo do reservatório, passei um pano pra retirar o aditivo que fica represado ali.
No meu caso, resolveu dessa forma.

Agora sempre que preciso completar, uso um funil pra não ficar aditivo naquela borda.

Contudo, faça um teste da vedação da sua tampa. É importante essa tampa segurar a pressão na medida certa.
Qualquer oficina com equipamentos básicos tem como testar pra você.

Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por billyfz » Ter Set 08, 2015 6:46 pm

rgapski escreveu:Junior,

Antes de colocar a tampa, note que no gargalo tem uma espécie de degrau, e as vezes acumula aditivo ali na hora de completar.
Como a tampa as vezes "sopra" a pressão pra fora, pode acabar esguichando um pouco de aditivo e fazendo sujeira.
No meu carro fez isso, e eu resolvi da seguinte forma:

Tirei a tampa e lavei bem com água.
Depois de lavada, dei uns jatos de ar para secar bem.
No degrau do gargalo do reservatório, passei um pano pra retirar o aditivo que fica represado ali.
No meu caso, resolveu dessa forma.

Agora sempre que preciso completar, uso um funil pra não ficar aditivo naquela borda.

Contudo, faça um teste da vedação da sua tampa. É importante essa tampa segurar a pressão na medida certa.
Qualquer oficina com equipamentos básicos tem como testar pra você.

Abs!

Colega, muito obrigado por sua dica. Faz muito sentido. Vou fazer o que disse e observar se volta a vazar.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Ter Set 08, 2015 11:12 pm

billyfz escreveu:Recentemente percebi um pequeno acúmulo de líquido de refrigeração em cima do reservatório. Já percebi isso umas duas vezes. Acredito que isso tem ocorrido quando dou alguma pisada. Estou imaginando que a tampa pode não estar vedando bem. Alguém já passou por isso?

Completando o que já foi dito: Se o liquido do sistema de arrefecimento esta vazando pela tampa quando acelera forte pode ser junta do cabeçote queimada.
Para saber basta medir a compressão em cada cilindro.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por billyfz » Qua Set 09, 2015 9:59 am

Pois é, fiz o teste e não aconteceu nada. Deixei o carro esquentar bastante e comecei a acelerar: nada ocorreu, a temperatura permaneceu normal, e o funcionamento do carro está liso. Estou tendendo a acreditar no que o colega acima falou. Vou continuar as observações.

Valeu
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rgapski » Qua Set 09, 2015 11:08 am

billyfz escreveu:Pois é, fiz o teste e não aconteceu nada. Deixei o carro esquentar bastante e comecei a acelerar: nada ocorreu, a temperatura permaneceu normal, e o funcionamento do carro está liso. Estou tendendo a acreditar no que o colega acima falou. Vou continuar as observações.

Valeu

Fica de olho no nível do reservatório também. Se a tampa esta ruim, o nível costuma baixar.

Depois dá um retorno pra gente saber se resolveu mesmo essa "babação" de aditivo.

Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama