Radiadores, alguém já trocou?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Radiadores, alguém já trocou?

por igorcerqsouza » Qua Fev 03, 2016 3:09 pm

Boa tarde, moçada, bom estou com um dúvida violenta, o radiador do meu punto abriu um microfuro, e vaza somente a noite com o carro parado, logo ele vaza, e não pinga em lugar nenhum.

Bom, alguém já trocou esse infeliz e quanto pagou, me passaram preços na casa dos r$ 1000,00, gostaria de saber onde comprar e que preço pagaram.

Vlw!

Enviado de meu D6543 usando Tapatalk
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Radiadores, alguém já trocou?

por rgapski » Qua Fev 03, 2016 3:34 pm

igorcerqsouza escreveu:Boa tarde, moçada, bom estou com um dúvida violenta, o radiador do meu punto abriu um microfuro, e vaza somente a noite com o carro parado, logo ele vaza, e não pinga em lugar nenhum.

Bom, alguém já trocou esse infeliz e quanto pagou, me passaram preços na casa dos r$ 1000,00, gostaria de saber onde comprar e que preço pagaram.

Vlw!

Eu troquei o meu em agosto/2015 e paguei algo por volta de R$ 500,00.
Mesmo caso que o seu: um furinho de nada, mas que fazia a água baixar.
No meu o vazamento era próximo da lateral, na parte superior. Como usava aditivo, foi fácil detectar, pois foi ficando vermelho em volta do furo (mais um vantagem de usar aditivo, rs).

Tem relato meu aqui sobre valores, etc: http://puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=22&t=16764&start=200

A troca eu mesmo fiz, mas pode esperar algo em torno de R$ 200~300,00 se for pagar pra alguém fazer.
E não esqueça de colocar um aditivo bom no sistema, como Paraflu, Bardhal, Havoline... não economize nisso, pois é esse aditivo que salva todo o serviço que você teve que fazer.

Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por igorcerqsouza » Qua Fev 03, 2016 4:37 pm

rgapski escreveu:
igorcerqsouza escreveu:Boa tarde, moçada, bom estou com um dúvida violenta, o radiador do meu punto abriu um microfuro, e vaza somente a noite com o carro parado, logo ele vaza, e não pinga em lugar nenhum.

Vlw!

Eu troquei o meu em agosto/2015 e paguei algo por volta de R$ 500,00.
Mesmo caso que o seu: um furinho de nada, mas que fazia a água baixar.
No meu o vazamento era próximo da lateral, na parte superior. Como usava aditivo, foi fácil detectar, pois foi ficando vermelho em volta do furo (mais um vantagem de usar aditivo, rs).

Tem relato meu aqui sobre valores, etc: http://puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=22&t=16764&start=200

A troca eu mesmo fiz, mas pode esperar algo em torno de R$ 200~300,00 se for pagar pra alguém fazer.
E não esqueça de colocar um aditivo bom no sistema, como Paraflu, Bardhal, Havoline... não economize nisso, pois é esse aditivo que salva todo o serviço que você teve que fazer.

Abs!

Então eu tava pensando em trocar. Mas não me dou muito bem com processos de sangria. Vc sabe qual a marca do seu?

Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Qui Fev 04, 2016 8:43 am

bem-vindo ao clube dos radiadores de etorq com micro-vazamento! :lol:

se fosse numa honda ou toyota com certeza já teria rolado um recall desse radiador, mas como é fiat, esquece...

dá uma olhada aí no topico que o Raphael postou.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por igorcerqsouza » Qui Fev 04, 2016 10:18 am

Bom rapaziada, comprei o radiador na APS DISTRIBUIDORA, muito cordiais, agora eu mesmo vou fazer a troca, porque não confio mais em mecânico... Tem algum lugar aqui do fórum de alguém que já trocou, algum passo a passo ou tutorial?

Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rgapski » Qui Fev 04, 2016 10:21 am

igorcerqsouza escreveu:Então eu tava pensando em trocar. Mas não me dou muito bem com processos de sangria. Vc sabe qual a marca do seu?

A sangria é o mais fácil de fazer.
Trabalho maior é tirar o parachoque e remover o radiador.
Eu fiz uma descrição como foi feita a troca (naquele link que coloquei acima).

Mas se vc não tem familiaridade com mecanica, melhor não se arriscar mesmo. Até porque, se forçar algo, pode romper alguma tubulação do ar condicionado, que fica à frente do radiador.

O radiador original, pelo que vi, é Denso.
Me falaram que existe da Magneti Mareli, mas não vi pessoalmente e nem achei pra vender. Talvez tenham confundido com radiador de outro modelo (talvez o 1.4).

Existem uns paralelos de umas marcas de nome estranho. Eu jamais colocaria isso no meu carro.
Se o denso que é uma marca muito reconhecida esta sujeito a falhas, imagina isso... rs
Fora que o preço não é tão mais baixo. O paralelo que achei custava R$ 350,00, e as colmeias por onde a água passa eram bem diferentes do original, além do plastico das laterais serem nitidamente de qualidade inferior.
Duvido que aquilo preste, mas, cada um sabe onde aperta o calo...

Bom, eu já quase perdi um motor por causa de radiador vagabundo que não esfriava.
Depois disso, nunca mais uso nada suspeito no sistema. Só peça original e aditivo bom.

O meu depois que troquei o radiador, é só alegria. Não baixa água e a ventoinha só liga quando uso o A/C ou se ficar muito tempo com o carro parado.
Dizem que tem uma segunda velocidade na ventoinha (mais rápida), mas eu nunca vi acionar, talvez porque nunca foi necessário.
O ponteiro da temperatura fica religiosamente no meio da escala e nunca passou dali.

Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipebm86 » Qui Fev 04, 2016 12:16 pm

Raphael falou tudo, procura pelo relato da troca dele que foi muito bem detalhado, só seguir que não tem erro!
Não esqueça de usar um bom aditivo e se possível agua desmineralizada ou deionizada.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por igorcerqsouza » Qui Fev 04, 2016 9:07 pm

Vlw gente, achei o relato do Raphael, e também verifiquei um tutorial no site do reparador fiat, e vi que é muito fácil trocar, ainda mais, por que vou aproveitar que a frente do carro vai tá desmontada, e trocar, tomando cuidado com a linha do ar, pois vi que é frágil... Assim que conseguir, eu posto o tutorial do reparador aqui para vcs.

Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Sex Fev 05, 2016 7:17 am

se puder, faça um tutorial da troca pra gente... seria muito util para o clube :wink:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador