Colocaram óleo 5W30 no T jet
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Colocaram óleo 5W30 no T jet
Fala aí galera, beleza ?
Sou novo no clube e espero não estar postando no lugar errado. Vamos lá, essa semana troquei meu essence 1.6 por um T jet 13/14 com 33k rodados, Lendo o manual o carro e as NFs do antigo proprietário descobri que nas revisões Feitas por ele na concessionaria(15 mil e 30 mil km) colocaram o óleo errado,
Usaram o perform 5w30 , ao invés do performer 15w40 indicado no manual. Minha dúvida é, Trocar imediatamente para o performer 15w40? Usar o perform 5w40 Já que este é sintético , como o 5w30, e mais próximo da especificação ? Outra dúvida, será que esses 30k rodados com outro óleo afetaram o motor ? Não percebi barulhos anormais , só passando o dedo no escape, o mesmo ficou preto, Isso significa queima de óleo ? Ou é normal no t jet ? Devo levar em um mecânico para revisar o motor? Devido ao óleo errado ?
Ajuda aí galera, abraço
Sou novo no clube e espero não estar postando no lugar errado. Vamos lá, essa semana troquei meu essence 1.6 por um T jet 13/14 com 33k rodados, Lendo o manual o carro e as NFs do antigo proprietário descobri que nas revisões Feitas por ele na concessionaria(15 mil e 30 mil km) colocaram o óleo errado,
Usaram o perform 5w30 , ao invés do performer 15w40 indicado no manual. Minha dúvida é, Trocar imediatamente para o performer 15w40? Usar o perform 5w40 Já que este é sintético , como o 5w30, e mais próximo da especificação ? Outra dúvida, será que esses 30k rodados com outro óleo afetaram o motor ? Não percebi barulhos anormais , só passando o dedo no escape, o mesmo ficou preto, Isso significa queima de óleo ? Ou é normal no t jet ? Devo levar em um mecânico para revisar o motor? Devido ao óleo errado ?
Ajuda aí galera, abraço
- Piloto de Atari
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Re: Colocaram óleo 5W30 no T jet
Primeiro, meça o nível do óleo com o motor totalmente frio e no plano. Se ele estiver no nível já é um bom sinal.
O problema de usar o 5W30 é que ele é consumido muito rapidamente, podendo levar o motor a fundir por falta de lubrificação. Acho que eu tentaria usar um óleo 5W40 como o Pentosin ou Motul, 100% sintéticos e com API SM no mínimo. Caso o consumo de lubrificante fique além do normal especificado no manual mudaria pro 15W40.
Muito provavelmente não houve nenhum dano ao motor por usar o 5W30 mas é bom ficar atento. A fuligem preta no escapamento indica mais uma mistura rica (combustível) do que o consumo de óleo, que deixa o escape mais engordurado, se a fuligem for seca e preta parecendo carvão é mesmo do combustível e é admissível (normal).
O problema de usar o 5W30 é que ele é consumido muito rapidamente, podendo levar o motor a fundir por falta de lubrificação. Acho que eu tentaria usar um óleo 5W40 como o Pentosin ou Motul, 100% sintéticos e com API SM no mínimo. Caso o consumo de lubrificante fique além do normal especificado no manual mudaria pro 15W40.
Muito provavelmente não houve nenhum dano ao motor por usar o 5W30 mas é bom ficar atento. A fuligem preta no escapamento indica mais uma mistura rica (combustível) do que o consumo de óleo, que deixa o escape mais engordurado, se a fuligem for seca e preta parecendo carvão é mesmo do combustível e é admissível (normal).
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
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Re: Colocaram óleo 5W30 no T jet
Higors escreveu:Fala aí galera, beleza ?
Sou novo no clube e espero não estar postando no lugar errado. Vamos lá, essa semana troquei meu essence 1.6 por um T jet 13/14 com 33k rodados, Lendo o manual o carro e as NFs do antigo proprietário descobri que nas revisões Feitas por ele na concessionaria(15 mil e 30 mil km) colocaram o óleo errado,
Usaram o perform 5w30 , ao invés do performer 15w40 indicado no manual. Minha dúvida é, Trocar imediatamente para o performer 15w40? Usar o perform 5w40 Já que este é sintético , como o 5w30, e mais próximo da especificação ? Outra dúvida, será que esses 30k rodados com outro óleo afetaram o motor ? Não percebi barulhos anormais , só passando o dedo no escape, o mesmo ficou preto, Isso significa queima de óleo ? Ou é normal no t jet ? Devo levar em um mecânico para revisar o motor? Devido ao óleo errado ?
Ajuda aí galera, abraço
Não precisa se desesperar!...vai até a concessionária que realizou a ultima revisão, e pedem para verificar no sistema! As vezes só eram na hora de anotar no manual! O meu Punto é um 1.6 16v e-torq, e utilizo o Motul x-cess 8100 5w40 no lugar do 5w30!...foi indicação do mecânico e preparador!!!
Boa sorte!




- Barbeiro de Auto Escola
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- Registrado em: Sáb Fev 21, 2015 11:08 pm
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Re: Colocaram óleo 5W30 no T jet
Senhores boa noite!
Procurem na "play store" o app "Inforlube PDV" e baixem o danado.. ele tem um pouco mais de 20mb então procurem estar no wifi
Esse app tem tudo o que vc precisa saber de fluidos e suas capacidades para "N" carros diferentes.. enjoy
Apenas lembrem-se.. ele é tipo um trial e somente aceita umas 3 marcas de pesquisas por dia.. mas virou o dia ele deixa mais!
Higors.. fica tranquilo man.. em suma não há nada de grave que irá prejudicar seu motor com um lubrificante mais fino q o normal.. o contrário é muito ruim.. um lubrificante muito viscoso aumentará o coeficiente de atrito entre as peças.. já um muito fino ex. 0w20 ou arctic oil pode em alta temperatura e extrema pressão (altíssimas rotações) pode romper o filme ou cisalhamento aumentando tmb o atrito.
No caso da viscosidade 5w30 considerada uma viscosidade "coringa" ela atende a maior parte dos motores de concepção mais atual de 2000 para frente.. e qndo ele não é apontado como o primeiro lubrificante ele é considerado um lubrificante secundário.
Apoio o q o jpromero e o CADRI disse.. se eu tivesse um T-Jet só entraria Motul, Pentosin ou Mobil 1 da vida 100% sintético 5w40 API SN
Abraços.
Procurem na "play store" o app "Inforlube PDV" e baixem o danado.. ele tem um pouco mais de 20mb então procurem estar no wifi

Esse app tem tudo o que vc precisa saber de fluidos e suas capacidades para "N" carros diferentes.. enjoy

Apenas lembrem-se.. ele é tipo um trial e somente aceita umas 3 marcas de pesquisas por dia.. mas virou o dia ele deixa mais!
Higors.. fica tranquilo man.. em suma não há nada de grave que irá prejudicar seu motor com um lubrificante mais fino q o normal.. o contrário é muito ruim.. um lubrificante muito viscoso aumentará o coeficiente de atrito entre as peças.. já um muito fino ex. 0w20 ou arctic oil pode em alta temperatura e extrema pressão (altíssimas rotações) pode romper o filme ou cisalhamento aumentando tmb o atrito.
No caso da viscosidade 5w30 considerada uma viscosidade "coringa" ela atende a maior parte dos motores de concepção mais atual de 2000 para frente.. e qndo ele não é apontado como o primeiro lubrificante ele é considerado um lubrificante secundário.
Apoio o q o jpromero e o CADRI disse.. se eu tivesse um T-Jet só entraria Motul, Pentosin ou Mobil 1 da vida 100% sintético 5w40 API SN



Abraços.



Re: Colocaram óleo 5W30 no T jet
Valeu galera, estou bem mais tranquilo agora... So que aí surge mais uma dívida , lendo aqui no fórum descubro que é bem chato para trocar o filtro do t jet, devo levar em um mecânico ou fazer as trocas num dessas SUPER TROCAS DE ÓLEO ? O etorq que eu tinha eu fazia a troca na SUPER TROCA e não tenho o que reclamar , e no caso do t jet ? Qual o melhor lugar ? Abraços
- Piloto de Atari
- Mensagens: 7
- Registrado em: Seg Jan 27, 2014 7:20 pm
- Localização: São Paulo
Re: Colocaram óleo 5W30 no T jet
Se não me engano esse motor tem variador de fase, correto? Se sim, o mesmo pra funcionar corretamente precisa de que o oleo seja um 15w40.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 129
- Registrado em: Qua Mai 06, 2015 10:31 pm
- Localização: Brasilia
Re: Colocaram óleo 5W30 no T jet
Rauser meu brother..
O motor que tem variador de fase deriva do projeto Italiano.. e eles por padrão UE utilizam de óleo 5w40 Sintético.. só no Brasil que recomendaram o 15w40
Em suma.. a principal diferença de um para outro é sua viscosidade cinemática na fase fria.. um óleo 15w40 em comparação com o 5w40 é que o primeiro é praticamente 4x mais espesso (grosso) em sua fase fria.. levando mais tempo para preencher as galerias e percorrer o motor no momento que os ligamos por exemplo.
Tratando-se de Terra Brasilis isso já não me espanta mais.. não é a primeira vez e nem a ultima que algum fabricante trás um projeto europeu para o Brasil e recomenda algo diferente do que é utilizado lá fora.. a Fiat mesmo por conta desses equívocos sacramentados em manual "matou" projetos belíssimos como Tempra.. Tipo.. Brava e Marea
A Ford também cometeu esse mesmo pecado com a linha Courier e Fiesta Zetec 1.4 16v.. assim como o Escort Zetec 1.8 16v e Mondeo Zetec 2.0 16v.. recomendando a todos óleo 20w50 como primeira pedida e 15w40 na segunda pedida.. eu sei disso pois tive um Escort Zetec por 9 anos e sofri muito por seguir cegamente o manual.. amigos do Escort Clube com Zetecs fumando óleo antes dos 100 mil km rodados
Se eu tivesse um T-Jet iria de 5w40 siempre!!
Abraços.
O motor que tem variador de fase deriva do projeto Italiano.. e eles por padrão UE utilizam de óleo 5w40 Sintético.. só no Brasil que recomendaram o 15w40

Em suma.. a principal diferença de um para outro é sua viscosidade cinemática na fase fria.. um óleo 15w40 em comparação com o 5w40 é que o primeiro é praticamente 4x mais espesso (grosso) em sua fase fria.. levando mais tempo para preencher as galerias e percorrer o motor no momento que os ligamos por exemplo.
Tratando-se de Terra Brasilis isso já não me espanta mais.. não é a primeira vez e nem a ultima que algum fabricante trás um projeto europeu para o Brasil e recomenda algo diferente do que é utilizado lá fora.. a Fiat mesmo por conta desses equívocos sacramentados em manual "matou" projetos belíssimos como Tempra.. Tipo.. Brava e Marea

A Ford também cometeu esse mesmo pecado com a linha Courier e Fiesta Zetec 1.4 16v.. assim como o Escort Zetec 1.8 16v e Mondeo Zetec 2.0 16v.. recomendando a todos óleo 20w50 como primeira pedida e 15w40 na segunda pedida.. eu sei disso pois tive um Escort Zetec por 9 anos e sofri muito por seguir cegamente o manual.. amigos do Escort Clube com Zetecs fumando óleo antes dos 100 mil km rodados

Se eu tivesse um T-Jet iria de 5w40 siempre!!
Abraços.



Re: Colocaram óleo 5W30 no T jet
No região do Nordeste, creio que usar 15w40 não dá galho, o problema fica em regiões mais frias...
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 129
- Registrado em: Qua Mai 06, 2015 10:31 pm
- Localização: Brasilia
Re: Colocaram óleo 5W30 no T jet
Rauser meu brother.. pode usar o 5w40 de norte a sul independente de clima que não tem erro
Apenas reforçando.. 100% sintético API SN no turbão e vida longa pra ele

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