Relação marchas 1.4 e 1.8 - "Buraco" na segunda marcha
Relação marchas 1.4 e 1.8 - "Buraco" na segunda marcha
Um detalhe me chamou a atenção no desempenho do 1.4:
Quando se passa de 1ª para 2ª (mesmo espichando a primeira lá no final do conta-giros) ou reduz de 3ª para 2ª em uma subida o carro tem um "momento de bobeira" pra reagir.
Pesquisando no site da Fiat, encontrei os seguintes números para a relação de marchas:
o Punto 1.4
o Posição do diferencial: incorporado a caixa de câmbio
o Número de marchas: 05 a frente e 01 a ré
o Relações de transmissão: 1ª 4.273;2ª 2.238;3ª 1.444;4ª 1.029;5ª 0.838;Ré 3.909
o Relação de transmissão do diferencial: 4,400
o Tração: dianteira com juntas homocinéticas
o Embreagem (tipo): monodisco à seco com comando hidráulico
o Punto 1.8
o Posição do diferencial: incorporado a caixa de câmbio
o Número de marchas: 05 a frente e 01 a ré
o Relações de transmissão: 1ª 3.909;2ª 2.238;3ª 1.520;4ª 1.156;5ª 0.946;Ré 3.909
o Relação de transmissão do diferencial: 3,733
o Tração: dianteira com juntas homocinéticas
o Embreagem (tipo): monodisco à seco com comando hidráulico
Interessante notar que as rodas e pneus são iguais, a relação de transmissão do diferencial para os 2 modelos é diferente e todas as relações da transmissão são diferentes tb exceto a da 2ª marcha.
Alguém mais notou esse "buraco" na 2ª marcha nos modelos 1.4?
Quando se passa de 1ª para 2ª (mesmo espichando a primeira lá no final do conta-giros) ou reduz de 3ª para 2ª em uma subida o carro tem um "momento de bobeira" pra reagir.
Pesquisando no site da Fiat, encontrei os seguintes números para a relação de marchas:
o Punto 1.4
o Posição do diferencial: incorporado a caixa de câmbio
o Número de marchas: 05 a frente e 01 a ré
o Relações de transmissão: 1ª 4.273;2ª 2.238;3ª 1.444;4ª 1.029;5ª 0.838;Ré 3.909
o Relação de transmissão do diferencial: 4,400
o Tração: dianteira com juntas homocinéticas
o Embreagem (tipo): monodisco à seco com comando hidráulico
o Punto 1.8
o Posição do diferencial: incorporado a caixa de câmbio
o Número de marchas: 05 a frente e 01 a ré
o Relações de transmissão: 1ª 3.909;2ª 2.238;3ª 1.520;4ª 1.156;5ª 0.946;Ré 3.909
o Relação de transmissão do diferencial: 3,733
o Tração: dianteira com juntas homocinéticas
o Embreagem (tipo): monodisco à seco com comando hidráulico
Interessante notar que as rodas e pneus são iguais, a relação de transmissão do diferencial para os 2 modelos é diferente e todas as relações da transmissão são diferentes tb exceto a da 2ª marcha.
Alguém mais notou esse "buraco" na 2ª marcha nos modelos 1.4?
- Piloto de Atari
- Mensagens: 40
- Registrado em: Seg Set 15, 2008 9:27 pm
- Localização: Florianópolis
Re: Relação marchas 1.4 e 1.8 - "Buraco" na segunda marcha
A relação de marchas ser diferente não é uma coisa incomum não... Como o motor 1.4 tem menos potência que o 1.8, as marchas do 1.4 são mais reduzidas, pois assim o giro do motor sobe mais rápido e atinge maior potência com uma velocidade menor, o que possibilita uma aceleração maior. Além, é claro, da relação de diferencial, que também é mais reduzida no 1.4... Esse escalonamento de marchas é normal e comum ser diferente entre motores diferentes em um mesmo carro.
Flw!
Flw!

Volvo C30 T5 http://www.brvolvoforum.com/topic/volvo-c30-t5-0708-dupont
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Punto Sporting http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=3985
Ex-Celta VHC
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Punto Sporting http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=3985
Ex-Celta VHC
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 242
- Registrado em: Dom Ago 31, 2008 4:58 pm
- Localização: SJC
Re: Relação marchas 1.4 e 1.8 - "Buraco" na segunda marcha
Perfeito
A relação de marchas deve ser diferente, pois são 2 motores diferentes.
O q me chamou a atenção foi a relação da 2ª marcha:
No 1.8, a 1ª é 3.909 e a 2ª 2.238
No 1.4, a 1ª é 4.273 e a 2ª 2.238
Para aproveitar melhor a curva de torque, a 2ª no 1.4 deveria ser em torno de 2,34 mais ou menos.
Pra ilustrar de uma forma mais didática, é como se o 1.4 tivesse que fazer mais força para passar a diferença da 1ª para a 2ª, justamente num motor onde o torque é menor.
Alguém com experiência em escalonamento de marchas para dar uma luz?
Um abraço
A relação de marchas deve ser diferente, pois são 2 motores diferentes.
O q me chamou a atenção foi a relação da 2ª marcha:
No 1.8, a 1ª é 3.909 e a 2ª 2.238
No 1.4, a 1ª é 4.273 e a 2ª 2.238
Para aproveitar melhor a curva de torque, a 2ª no 1.4 deveria ser em torno de 2,34 mais ou menos.
Pra ilustrar de uma forma mais didática, é como se o 1.4 tivesse que fazer mais força para passar a diferença da 1ª para a 2ª, justamente num motor onde o torque é menor.
Alguém com experiência em escalonamento de marchas para dar uma luz?
Um abraço
- Piloto de Atari
- Mensagens: 40
- Registrado em: Seg Set 15, 2008 9:27 pm
- Localização: Florianópolis
Re: Relação marchas 1.4 e 1.8 - "Buraco" na segunda marcha
pessoal trabalho no fornecedor de chicotes eletrico para fiat delphi, vou buscar informaçao com engenheiros e passo para vcs.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 7
- Registrado em: Dom Set 21, 2008 8:47 am
- Localização: MInas itabirito
Re: Relação marchas 1.4 e 1.8 - "Buraco" na segunda marcha
Mas note que há uma certa "linearidade" entre as marchas tanto do 1.4 como do 1.8...
1.4: 1ª 4.273;2ª 2.238;3ª 1.444;4ª 1.029;5ª 0.838
1.8: 1ª 3.909;2ª 2.238;3ª 1.520;4ª 1.156;5ª 0.946
Veja a diferença da 1ª para a 2ª e da 2ª para a 3ª em ambos... a 1ª do 1.8 eh mais longa, e assim também é a 3ª... foi um ponto em que as duas curvas se cruzaram (a do 1.4 mais inclinada para cima) ou passaram muito proximas, dai como eram proximas resolveram ajustar para ficarem iguais e economizar na fabricação... Provavelmente...
Na verdade esse cálculo de escalonamento de marchas não é uma função que gere uma reta... tenho em casa os cálculos para escalonamento de marchas... mas lá no RS... agora não vou ter como colocar aqui como se calcula isso hehehe...
Flw!
1.4: 1ª 4.273;2ª 2.238;3ª 1.444;4ª 1.029;5ª 0.838
1.8: 1ª 3.909;2ª 2.238;3ª 1.520;4ª 1.156;5ª 0.946
Veja a diferença da 1ª para a 2ª e da 2ª para a 3ª em ambos... a 1ª do 1.8 eh mais longa, e assim também é a 3ª... foi um ponto em que as duas curvas se cruzaram (a do 1.4 mais inclinada para cima) ou passaram muito proximas, dai como eram proximas resolveram ajustar para ficarem iguais e economizar na fabricação... Provavelmente...
Na verdade esse cálculo de escalonamento de marchas não é uma função que gere uma reta... tenho em casa os cálculos para escalonamento de marchas... mas lá no RS... agora não vou ter como colocar aqui como se calcula isso hehehe...
Flw!
Volvo C30 T5 http://www.brvolvoforum.com/topic/volvo-c30-t5-0708-dupont
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Punto Sporting http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=3985
Ex-Celta VHC
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Punto Sporting http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=3985
Ex-Celta VHC
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 242
- Registrado em: Dom Ago 31, 2008 4:58 pm
- Localização: SJC
Re: Relação marchas 1.4 e 1.8 - "Buraco" na segunda marcha
Na verdade a terceira e que deveria ser mais curta no 1.4... existe um abismo entre as duas.. com a moda dos radares de 60 Km/h se retoma de 3.a ta morto em segunda esgoelado...
[]
Sandro
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 968
- Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
- Localização: Curitiba-PR
Re: Relação marchas 1.4 e 1.8 - "Buraco" na segunda marcha
Tenho 1.8 e é claro q não sinto esse "abismo"que vc se refere, mas uma coisa de anormal sempre sinto, na maioria das vezes que passo de 1ra p/ 2da um pouco acima do giro indicado, parece q a alavanca do câmbio não encaixou direito ou tipo tava "doida" pra sair, dando um tranco!!!

- Velha Guarda
- Mensagens: 4505
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 4:12 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
Re: Relação marchas 1.4 e 1.8 - "Buraco" na segunda marcha
Reparei nesse tranco tb no 1.4.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 40
- Registrado em: Seg Set 15, 2008 9:27 pm
- Localização: Florianópolis
Re: Relação marchas 1.4 e 1.8 - "Buraco" na segunda marcha
csm1970 escreveu:Reparei nesse tranco tb no 1.4.
Pois é...isso sim me preocupa!!
A FIAT fala que não percebe nada de anormal no câmbio e isso me irrita


- Velha Guarda
- Mensagens: 4505
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 4:12 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
Re: Relação marchas 1.4 e 1.8 - "Buraco" na segunda marcha
No 1.4 reparei que não é sempre. Tive essa sensação umas 2 ou 3 vezes até agora, sempre quando exigia um pouco mais da primeira marcha. Andando na maciota não acontece.
Como tem de esguelar na primeira para passar uma segunda em uma subida (melhorou um pouco com o conjunto 15" 195 50), talvez esteja passando a marcha alguns décimos de segundo antes da embreagem estar totalmente acionada. Sinto que a alavanca sai com um pouco de força da posição da primeira marcha.
Vou prestar mais atenção nesse ponto pra ver se tem alguma condição especial em q isso acontece.
Como tem de esguelar na primeira para passar uma segunda em uma subida (melhorou um pouco com o conjunto 15" 195 50), talvez esteja passando a marcha alguns décimos de segundo antes da embreagem estar totalmente acionada. Sinto que a alavanca sai com um pouco de força da posição da primeira marcha.
Vou prestar mais atenção nesse ponto pra ver se tem alguma condição especial em q isso acontece.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 40
- Registrado em: Seg Set 15, 2008 9:27 pm
- Localização: Florianópolis
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes