Velas NGK Iridium não funcionam bem com Punto 2007/2008 1.4

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Velas NGK Iridium não funcionam bem com Punto 2007/2008 1.4

por kbca_ibalada » Seg Abr 01, 2019 11:46 am

Bom dia pessoal,

Ultimamente venho me empenhando em arrumar eu mesmo meu Punto.

Substitui algumas peças da injeção eletrônica as originais da montadora por originais compradas em lojas.

Troquei:
- TBI (Corpo Borboleta) Magnetti Marelli
- Bicos Injetores Magnetti Marelli
- Flauta Magnetti Marelli
- Bobina de Ignição NGK
- Cabo de Vela NGK
- Sonda Lambda NTK
- Velas NGK Iridium modelo BKR6EIX

Desde a troca das velas tenho percebido uma grande instabilidade de ignição, partida a frio desativada, de manhã cedo somente pegava na 3ª ou 4ª partida, a ao enfrentar subidas em baixa rotação, tinha que reduzir marchas para não afogar.

E levei em mecânico para fazer uma checagem, e nenhum conseguia identificar o problema ... um deles identificou que a sonda lambda não estava registrando corretamente, o carro estava no álcool mas estava marcando gasolina. Ele fez o ajuste com o raster, andou bem por um dia e depois voltou a ficar instável.

Andei acrescentando gasolina ao álcool para estabilizar a combustão e o carro ficou uma beleza ...

Porém semana passada, a um tempo andando apenas no alcool, levei em uma auto elétrica e pedi para novamente passar o raster, e novamente foi identificado que estava marcando gasolina quando eu estava apenas no álcool.

Tive a ideia de colocar velas mais básicas e comprei um jogo de velas NGK série Green. Fiz a troca no sábado e o resultado foi imediato.

Creio que o método de faísca da vela Iridium e a consequente combustão não estavam dentro da faixa de leitura da central do modelo 2007/2008 e não conseguia ajustar os parâmetros corretamente.

Após toda essa manutenção de troca de componentes, meu carro passou de um consumo de 5.6 Km/l para 8.9km/l na cidade.

Resolvi compartilhar com vocês para acaso alguém venha a passar pelo mesmo problema possam ter uma luz no fim do tunel.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Velas NGK Iridium não funcionam bem com Punto 2007/2008

por Rauser » Sáb Jul 20, 2019 8:08 pm

Uso no E-torq já ha uns 20 mil km as velas Iridium, sem problema. Será que foi esse mesmo o problema ou uma maldita coincidencia? Aqui no meu carro já teve umas coincidencias maldidas que tava tudo certo pra ser uma coisa e era outra...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama