Motor falhando após ligar

Bom dia pessoal,
Tenho um Punto ELX 1.4 2009 que recentemente tem apresentado um problema muito chato, quando o carro está frio (independente da temperatura ambiente).
Acontece mais ou menos assim:
- de manhã, na primeira partida o carro liga normalmente mas faz um barulho estranho, não sei nem descrever o que seria, mas parece ser uma peça se movimentando. Lembra o barulho que um colchão de mola faz kkkkk
- assim que liga, o motor começa a dar umas falhadas, parece que vai morrer a qualquer momento. As vezes da a impressão de que ele tá acelerando sozinho, mas muito de leve. O giro do motor fica oscilando mesmo sem estar com o pé no acelerador. Engato a primeira e saio com o carro dando uns trancos, ele vai indo sem desligar enquanto acelero, mas na primeira curva ou primeiro sinal que tenho que tirar o pé do acelerador, o carro morre.
- essa segunda partida é mais difícil, só bater a chave não adianta, é preciso pisar fundo no acelerador para o carro ligar
- Os trancos e a sensação de que o carro vai morrer continuam até mais umas 3 ou 4 quadras, depois disso tudo normaliza. Se eu paro, desligo o carro e ligo novamente, nada acontece, nem mesmo aquele barulho que fez na primeira partida. O problema volta a acontecer quando o carro fica mais tempo parado, no final do expediente, por exemplo.
Levei num mecânico que detectou um problema na sonda lambda no scanner. Ele trocou, trocou também as velas, fez limpeza de bico, mas o carro continua exatamente com o mesmo problema.
Alguém tem alguma ideia do que pode tar acontecendo?
Tenho um Punto ELX 1.4 2009 que recentemente tem apresentado um problema muito chato, quando o carro está frio (independente da temperatura ambiente).
Acontece mais ou menos assim:
- de manhã, na primeira partida o carro liga normalmente mas faz um barulho estranho, não sei nem descrever o que seria, mas parece ser uma peça se movimentando. Lembra o barulho que um colchão de mola faz kkkkk
- assim que liga, o motor começa a dar umas falhadas, parece que vai morrer a qualquer momento. As vezes da a impressão de que ele tá acelerando sozinho, mas muito de leve. O giro do motor fica oscilando mesmo sem estar com o pé no acelerador. Engato a primeira e saio com o carro dando uns trancos, ele vai indo sem desligar enquanto acelero, mas na primeira curva ou primeiro sinal que tenho que tirar o pé do acelerador, o carro morre.
- essa segunda partida é mais difícil, só bater a chave não adianta, é preciso pisar fundo no acelerador para o carro ligar
- Os trancos e a sensação de que o carro vai morrer continuam até mais umas 3 ou 4 quadras, depois disso tudo normaliza. Se eu paro, desligo o carro e ligo novamente, nada acontece, nem mesmo aquele barulho que fez na primeira partida. O problema volta a acontecer quando o carro fica mais tempo parado, no final do expediente, por exemplo.
Levei num mecânico que detectou um problema na sonda lambda no scanner. Ele trocou, trocou também as velas, fez limpeza de bico, mas o carro continua exatamente com o mesmo problema.
Alguém tem alguma ideia do que pode tar acontecendo?