Lendas de garagem

Quem nunca ouviu, quando pequeno, a vó gritando deseperada para o menino não andar com os pés descalços no piso gelado para evitar um infeção na bexiga? Ou então que nunca se deve comer melância e tomar leite ao mesmo tempo com o risco de ter uma congestão?
Mitos ou verdades? Nossas avós estavam certas ou erradas?
Enquanto a ciência não se pronuncia sobre esses assuntos, eu prefiro não arriscar...
Mas há outras áreas em que a ciência já se manifestou! E como o tema "Carros" é quase que uma paixão mundial, esta área já está bastante desmistificada. Aproveitando isto, compilamos os maiores mitos e verdades que conhecemos e postamos aqui, em um único post...
Vamos em frente...
Mito 1: Lavar o motor pode trazer problemas em seu desempenho
VERDADEIRO!
Antigamente, lavar o motor e deixá-lo tinindo era sinal de capricho para os apaixonados por carro. Mas o tempo passou, a eletrônica invadiu os veículos e trouxe algumas restrições, como a lavagem do motor. Mais do que prejudicar o desempenho, a água pode danificar os componentes eletrônicos instalados sob o capô. Muitos postos nem oferecem mais o serviço. A alternativa é utilizar um pano umedecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor.
Mito 2: Esquentar o motor antes de sair com o carro aumenta sua vída Útil
DEPENDE!
Se o motor tiver sistema eletrônico de gerenciamento, como todos os novos carros, é falso. Tanto a lubrificação como a dosagem da mistura ar/combustível já estão devidamente programadas e a eficiência da bomba de óleo, bem como da de gasolina, proporciona o desempenho adequado mesmo com o motor ainda frio.
Em veículos mais antigos a afirmação é verdadeira, pois no início do funcionamento eles apresentam deficiência de lubrificação e desequilíbrio na mistura ar/combustível, provocando maior atrito entre as peças metálicas.
Mito 3: Deve-se pisar na embreagem antes de ligar o motor
VERDADEIRO!
Acionando a embreagem, alivia-se a carga no volante do motor no momento da ignição, embora não exista uma orientação oficial das fábricas para que esse procedimento seja adotado.
Mito 4: Em lombadas ou valetas, é melhor passar com o carro na diagonal, com um roda de cada vez
FALSO!
O sistema de suspensão foi preparado para funcionar em qualquer situação, mas você deve levar em consideração que, em linha reta, o carro sofrerá uma torção menor e molas e amortecedores trabalharão ao mesmo tempo dos dois lados, gerando mais conforto a todos passageiros, que não ficarão chacoalhando de um lado para o outro dentro do carro.
Mito 5: Posso descansar o pé no pedal da embreagem
FALSO!
Mesmo não pisando fundo no pedal, o disco da embreagem é acionado, provocando desgaste precoce da peça. Se estiver com a perna esquerda cansada, você deve apoiá-la no assoalho, ao lado do pedal.
Mito 6: Posso pisar na embreagem antes do freio
FALSO!
Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.
Mito 7: Posso deixar o carro na "banguela" (ponto morto) para descer trechos de pista
FALSO!
Apesar de costumeiramente se dizer que esse tipo de atitude ajuda a economizar combustível (o que até é verdadeiro para veículos mais antigos, sem injeção eletrônica), a prática não é aconselhada por uma questão de segurança. Desengatado e sem o auxílio do freio-motor, o sistema de freio é mais exigido e pode superaquecer e falhar. Deixe o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar. Também há economia e ainda será possível reduzir a marcha em caso de imprevisto.
Mito 8: Ao estacionar em uma via íngreme, devo utilizar apenas o freio de mão
FALSO!
Acionar o freio de mão é essencial ao estacionar o carro mas, quando estiver em vias íngremes, não se esqueça de deixar a marcha engatada e travar a direção virada para o meio-fio. No Brasil não existe lei que obrigue a utilização desse método, mas é uma garantia de que seu carro não descerá a ladeira contra sua vontade. Nos Estados Unidos, carro parado em via íngreme em descida sem as rodas dianteiras encostadas na guia da calçada pode até dar multa.
Mito 9: Ao passar por um buraco, devemos acionar a embreagem
VERDADEIRO!
Às vezes não dá para evitar um buraco ou valeta. Ao passar por uma depressão exagerada, o carro sofre com a violência do impacto. Mas a caixa de câmbio estará mais protegida do impacto se a embreagem for acionada, pois a pancada não a atingirá diretamente. O mesmo acontece com a marcha desengatada.
Mito 10: O motor de carro com injeção eletrônica afoga
FALSO!
Desde que o sistema de injeção esteja em perfeito funcionamento, a resposta é não. Diferente dos carros equipados com carburador, onde cada vez que acionado o acelerador, ocorre a injeção de combustível, possibilitando seu acúmulo, o sistema eletrônico não permite que a gasolina ou álcool, seja jogado para dentro do motor em excesso, o famoso “afogado”. Só se o sistema estiver com defeito, pode-se injetar mais combustível do que o necessário.
Mito 11: Airbag pode machucar os ouvidos e o rosto
FALSO!
De acordo com Paulo Souza, gerente de assistência técnica da Bosch, o acionamento do airbag propaga aproximadamente 110 decibéis. Apesar de alto, este barulho não é constante e com certeza será bem menor que o barulho que a colisão dianteira irá produzir. Sem contar a proteção ao rosto e tórax do passageiro. As vantagens em se ter um airbag no veículo são indiscutíveis e o impacto não prejudica a audição nem fere o rosto.
Mito 12: Andar na estrada com o vidro aberto gasta gasolina tanto quanto com o ar-condicionado ligado
FALSO!
O vidro aberto em condições de trânsito normais, trafegando nos limites de velocidade regulamentadas em nosso País (máxima de 120 km/h), a diferença de combustível é desprezível. No caso de acionamento do ar-condicionado, temos uma situação totalmente diferente, pois o compressor do ar-condicionado utiliza-se da força motriz do motor do veículo, por meio de uma correia, que exige aproximadamente 4 cv de força a mais de consumo do motor. Aumentando a força que o motor terá de produzir, aumentaremos também o consumo de combustível.
Mito 13: Quando compramos dois pneus novos, o correto é colocá-los na frente
FALSO!
A Michelin aconselha montar os pneus novos (ou menos gastos) nas rodas traseiras, para garantir melhor aderência em situações difíceis (frenagem de emergência ou curvas fechadas), principalmente em pista escorregadia, pois, em caso de perda de aderência das rodas traseiras, o veículo corre o risco de derrapar.
A Goodyear acrescenta ainda que, para utilizar o potencial total do pneu, deve ser feito um rodízio a intervalos de 5 000 km. Se o pneu não for unidirecional eles devem ser cruzados, caso seja a troca deve ser feita de traz para frente.
Mito 14: Posso dirigir descalço e sem camiseta
VERDADEIRO!
É permitido dirigir descalço, já que o Código de Trânsito Brasileiro não faz nenhuma menção explícita sobre a questão. O artigo 252 diz apenas que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais (ou possa se enroscar neles), como chinelo de dedo ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares. Quanto ao uso de camiseta, o Código de Trânsito não faz nenhuma menção sobre dirigir com ou sem a parte de cima do vestuário.
Mito 15: Amaciar o carro deixa o motor mais "solto"
DEPENDE!
Amaciar é recomendado pelo manual de proprietário, no entanto é preciso ter suavidade. Antes dos 500 quilômetros, não se deve andar acima dos 100 km/h nem acelerar bruscamente. Além do motor, câmbio e freios precisam do ajuste inicial.
Mito 16: Em subidas é melhor segurar o carro na embreagem para que ele não volte
FALSO!
Ao segurar o carro na embreagem ocorre um superaquecimento do sistema e desgaste prematuro das peças, diminuindo sua vida útil.
Mito 17:
Trocar de marcha com o giro do motor baixo evita que o motor fique barulhento
FALSO!
Ao trocar de marcha precocemente, o carro consome mais e desperdiça a força(torque) do motor. O manual do proprietário indica a melhor velocidade para trocar as marchas.
Fontes:
Revista Quatro Rodas
AstraClub
Mitos ou verdades? Nossas avós estavam certas ou erradas?
Enquanto a ciência não se pronuncia sobre esses assuntos, eu prefiro não arriscar...

Mas há outras áreas em que a ciência já se manifestou! E como o tema "Carros" é quase que uma paixão mundial, esta área já está bastante desmistificada. Aproveitando isto, compilamos os maiores mitos e verdades que conhecemos e postamos aqui, em um único post...
Vamos em frente...
Mito 1: Lavar o motor pode trazer problemas em seu desempenho
VERDADEIRO!
Antigamente, lavar o motor e deixá-lo tinindo era sinal de capricho para os apaixonados por carro. Mas o tempo passou, a eletrônica invadiu os veículos e trouxe algumas restrições, como a lavagem do motor. Mais do que prejudicar o desempenho, a água pode danificar os componentes eletrônicos instalados sob o capô. Muitos postos nem oferecem mais o serviço. A alternativa é utilizar um pano umedecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor.
Mito 2: Esquentar o motor antes de sair com o carro aumenta sua vída Útil
DEPENDE!
Se o motor tiver sistema eletrônico de gerenciamento, como todos os novos carros, é falso. Tanto a lubrificação como a dosagem da mistura ar/combustível já estão devidamente programadas e a eficiência da bomba de óleo, bem como da de gasolina, proporciona o desempenho adequado mesmo com o motor ainda frio.
Em veículos mais antigos a afirmação é verdadeira, pois no início do funcionamento eles apresentam deficiência de lubrificação e desequilíbrio na mistura ar/combustível, provocando maior atrito entre as peças metálicas.
Mito 3: Deve-se pisar na embreagem antes de ligar o motor
VERDADEIRO!
Acionando a embreagem, alivia-se a carga no volante do motor no momento da ignição, embora não exista uma orientação oficial das fábricas para que esse procedimento seja adotado.
Mito 4: Em lombadas ou valetas, é melhor passar com o carro na diagonal, com um roda de cada vez
FALSO!
O sistema de suspensão foi preparado para funcionar em qualquer situação, mas você deve levar em consideração que, em linha reta, o carro sofrerá uma torção menor e molas e amortecedores trabalharão ao mesmo tempo dos dois lados, gerando mais conforto a todos passageiros, que não ficarão chacoalhando de um lado para o outro dentro do carro.
Mito 5: Posso descansar o pé no pedal da embreagem
FALSO!
Mesmo não pisando fundo no pedal, o disco da embreagem é acionado, provocando desgaste precoce da peça. Se estiver com a perna esquerda cansada, você deve apoiá-la no assoalho, ao lado do pedal.
Mito 6: Posso pisar na embreagem antes do freio
FALSO!
Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.
Mito 7: Posso deixar o carro na "banguela" (ponto morto) para descer trechos de pista
FALSO!
Apesar de costumeiramente se dizer que esse tipo de atitude ajuda a economizar combustível (o que até é verdadeiro para veículos mais antigos, sem injeção eletrônica), a prática não é aconselhada por uma questão de segurança. Desengatado e sem o auxílio do freio-motor, o sistema de freio é mais exigido e pode superaquecer e falhar. Deixe o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar. Também há economia e ainda será possível reduzir a marcha em caso de imprevisto.
Mito 8: Ao estacionar em uma via íngreme, devo utilizar apenas o freio de mão
FALSO!
Acionar o freio de mão é essencial ao estacionar o carro mas, quando estiver em vias íngremes, não se esqueça de deixar a marcha engatada e travar a direção virada para o meio-fio. No Brasil não existe lei que obrigue a utilização desse método, mas é uma garantia de que seu carro não descerá a ladeira contra sua vontade. Nos Estados Unidos, carro parado em via íngreme em descida sem as rodas dianteiras encostadas na guia da calçada pode até dar multa.
Mito 9: Ao passar por um buraco, devemos acionar a embreagem
VERDADEIRO!
Às vezes não dá para evitar um buraco ou valeta. Ao passar por uma depressão exagerada, o carro sofre com a violência do impacto. Mas a caixa de câmbio estará mais protegida do impacto se a embreagem for acionada, pois a pancada não a atingirá diretamente. O mesmo acontece com a marcha desengatada.
Mito 10: O motor de carro com injeção eletrônica afoga
FALSO!
Desde que o sistema de injeção esteja em perfeito funcionamento, a resposta é não. Diferente dos carros equipados com carburador, onde cada vez que acionado o acelerador, ocorre a injeção de combustível, possibilitando seu acúmulo, o sistema eletrônico não permite que a gasolina ou álcool, seja jogado para dentro do motor em excesso, o famoso “afogado”. Só se o sistema estiver com defeito, pode-se injetar mais combustível do que o necessário.
Mito 11: Airbag pode machucar os ouvidos e o rosto
FALSO!
De acordo com Paulo Souza, gerente de assistência técnica da Bosch, o acionamento do airbag propaga aproximadamente 110 decibéis. Apesar de alto, este barulho não é constante e com certeza será bem menor que o barulho que a colisão dianteira irá produzir. Sem contar a proteção ao rosto e tórax do passageiro. As vantagens em se ter um airbag no veículo são indiscutíveis e o impacto não prejudica a audição nem fere o rosto.
Mito 12: Andar na estrada com o vidro aberto gasta gasolina tanto quanto com o ar-condicionado ligado
FALSO!
O vidro aberto em condições de trânsito normais, trafegando nos limites de velocidade regulamentadas em nosso País (máxima de 120 km/h), a diferença de combustível é desprezível. No caso de acionamento do ar-condicionado, temos uma situação totalmente diferente, pois o compressor do ar-condicionado utiliza-se da força motriz do motor do veículo, por meio de uma correia, que exige aproximadamente 4 cv de força a mais de consumo do motor. Aumentando a força que o motor terá de produzir, aumentaremos também o consumo de combustível.
Mito 13: Quando compramos dois pneus novos, o correto é colocá-los na frente
FALSO!
A Michelin aconselha montar os pneus novos (ou menos gastos) nas rodas traseiras, para garantir melhor aderência em situações difíceis (frenagem de emergência ou curvas fechadas), principalmente em pista escorregadia, pois, em caso de perda de aderência das rodas traseiras, o veículo corre o risco de derrapar.
A Goodyear acrescenta ainda que, para utilizar o potencial total do pneu, deve ser feito um rodízio a intervalos de 5 000 km. Se o pneu não for unidirecional eles devem ser cruzados, caso seja a troca deve ser feita de traz para frente.
Mito 14: Posso dirigir descalço e sem camiseta
VERDADEIRO!
É permitido dirigir descalço, já que o Código de Trânsito Brasileiro não faz nenhuma menção explícita sobre a questão. O artigo 252 diz apenas que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais (ou possa se enroscar neles), como chinelo de dedo ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares. Quanto ao uso de camiseta, o Código de Trânsito não faz nenhuma menção sobre dirigir com ou sem a parte de cima do vestuário.
Mito 15: Amaciar o carro deixa o motor mais "solto"
DEPENDE!
Amaciar é recomendado pelo manual de proprietário, no entanto é preciso ter suavidade. Antes dos 500 quilômetros, não se deve andar acima dos 100 km/h nem acelerar bruscamente. Além do motor, câmbio e freios precisam do ajuste inicial.
Mito 16: Em subidas é melhor segurar o carro na embreagem para que ele não volte
FALSO!
Ao segurar o carro na embreagem ocorre um superaquecimento do sistema e desgaste prematuro das peças, diminuindo sua vida útil.
Mito 17:
Trocar de marcha com o giro do motor baixo evita que o motor fique barulhento
FALSO!
Ao trocar de marcha precocemente, o carro consome mais e desperdiça a força(torque) do motor. O manual do proprietário indica a melhor velocidade para trocar as marchas.
Fontes:
Revista Quatro Rodas
AstraClub