Página 1 de 2

Caster & Cambagem

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 12:13 am
por eduardocandrade
Meu punto está com 11 mil Km rodados e percebi nos ultimos dias que o carro está desalinhado, indo para direita e para andar em linha reta o volante tem que ficar levemente virado para esquerda.
Levei para alinhar e fui informado que não conseguiria fazer o alinhamento. Que meu carro está com mais de 1 cm de desajuste no caster e necessita de fazer ajuste no eixo para resolver o problema. Estranho que não cai em grande buracos (somente os menores!).

Alguem já teve algum problema semelhante? Foi resolvido?

Obrigado

Re: Caster - Cambagem

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 4:58 pm
por ccelio
eduardocandrade escreveu:Meu punto está com 11 mil Km rodados e percebi nos ultimos dias que o carro está desalinhado, indo para direita e para andar em linha reta o volante tem que ficar levemente virado para esquerda.
Levei para alinhar e fui informado que não conseguiria fazer o alinhamento. Que meu carro está com mais de 1 cm de desajuste no caster e necessita de fazer ajuste no eixo para resolver o problema. Estranho que não cai em grande buracos (somente os menores!).

Alguem já teve algum problema semelhante? Foi resolvido?

Obrigado


Ola Eduardo

Trabalhei na rede Fiat ( concessionarias ) de 1987 ate 1999 e sempre tive carros Fiat. Isso ja me aconteceu inumeras vezes e ate com carro com menos de 1000km rodados. Sempre que voce levar um carro Fiat num alinhamento fora da rede autorizada os caras vao falar que tem que fazer ajuste de camber, caster....

Se fosse voce levaria numa concessionaria autorizada Fiat.

Re: Caster - Cambagem

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 5:53 pm
por cpilo
Cai num buraco (médio, mas o carro tava com 5 pessoas) no fim de Dezembro, e o caster tambem arredou pra tras mais de um grau no lado direito (dava pra ver só no olho)... Fiz o ajuste numa loja de alinhamento (ficou zero) e o custo foi de 100 reais...

Re: Caster - Cambagem

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 5:54 pm
por eduardocandrade
Entendi.
Realmente não foi alinhamento da concessionaria não.

Obrigado e vou levar na concessionaria amanha.

Re: Caster - Cambagem

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 5:58 pm
por eduardocandrade
Cpilo, você sabe como consertam o caster??
Aqui na reparadora, vieram com papo de fazem ajuste à frio, com custo de R$ 220,00.

Obrigado

Re: Caster - Cambagem

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 5:59 pm
por cpilo
Segundo o alinhador que executou o serviço, isso é bom que ocorra pois do contrario, pode haver quebra de algum componente da suspensao com o impacto, e o preju seria ainda maior... Esse deslocamento amenisa o impacto...

Re: Caster - Cambagem

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 6:07 pm
por eduardocandrade
Bom, já tive outros carros (Palio, gol, uno, 2006) que ja rodaram e cairam muito mais em buracos e nunca tive problema com o caster. Sempe foi feito alinhamento sem problemas.,

Acho que o punto é meio "fragil". Nem cai em buraco de relevancia.

Fazer o que!

Re: Caster - Cambagem

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 6:20 pm
por cpilo
Pois é, em compensaçao no meu antigo Pug troquei em seis anos quatro bandejas de leque (dois pares), duas bieletas, fiz dois ajustes de caster, inumeros alinhamentos, e ainda o vendi com a barra de torçao traseira quebrada... Só preju!!!

Re: Caster - Cambagem

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:47 pm
por BART
Eles usam tipo um macaco hidráulico e vai forçando a área (nao sei se é suspensão, barra direção, esqueci mesmo) até dei'xa-la no grau adequado!

E sempre leve para fazer estes serviços em alguma loja de sua confiança, pq os caras são felas e vao inventar de tudo pra vc pagar!!

Re: Caster - Cambagem

MensagemEnviado: Qui Fev 26, 2009 11:19 pm
por mlira
ccelio escreveu:
Ola Eduardo

Trabalhei na rede Fiat ( concessionarias ) de 1987 ate 1999 e sempre tive carros Fiat. Isso ja me aconteceu inumeras vezes e ate com carro com menos de 1000km rodados. Sempre que voce levar um carro Fiat num alinhamento fora da rede autorizada os caras vao falar que tem que fazer ajuste de camber, caster....

Se fosse voce levaria numa concessionaria autorizada Fiat.


Concordo com voce CCELIO eu tive palio e o cara me convenceu que precisava fazer uma cambagem! resultado parafuso da roda espanado rolamento estourado. como eu havia guardado o relatorio do alinhamento, na proxima vez fui na fiat e vi que os valores cambagem tinha voltado ao anterior, so que no relatorio de alinhamento da fiat não necessitava fazer nada so o alinhamento, perguntei para o cara da fiat e ela me disse que gabarito da suspensão( alguma coisa assim faz algum tempo não lembro o nome certo) que eles usaram estava errado por isso deu cambagem! e outra ja mexanico preguiçoso colocando a mão na cordinha para zera o alinhamento tudo para ir embora mais cedo.