Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...

por jmccn » Seg Out 05, 2009 2:21 am

Amigos,
Tenho notado dúvidas de alguns proprietários do T-JET quanto ao óleo correto a ser usado.
No manual diz claramente para usar o 15W40 Semi sintético.
Algumas concessionárias e oficinas estão recomendando o sintético 5W30, que é o óleo indicado no manual para o 1.4 aspirado.
Como o sintético é "teóricamente" melhor, acho que vem daí a confusão.
Conheço muita gente que em geral prefere usar óleo SINTÉTICO, pelas propriedades técnicas mais evoluídas e maior prazo de troca, ao menos em princípio.

Portanto, perguntas ao pessoal mais entendido em mecânica de plantão....

1. O ÓLEO certo para o T-JET é o 15W40 Semi-sintético, ou o manual (manuel) está ERRADO?
2. Sendo correta a indicação do uso do Semi 15W40 para o T-JET, qual o possível impacto ou dano para o motor TURBO se usado o 5W30 Sintético?
3. A FIAT recomenda a troca aos 7.500km , isto está inclusive previsto no manual. É SEGURO usar o semi-sintético por 7.500km?
Valeu.
Jonny T-Jet
PUNTO T-JET Preto Vesuvio COURO E TETO SOLAR SKY DOME[font="Impact"][/font]
ImagemImagemImagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...

por HélderP » Seg Out 05, 2009 6:36 am

Teoricamente, o 5W30 é superior ao15W40, de forma que tive esta mesma dúvida: não seria melhor trocar e colocar esse outro, apesar da recomendação do manual ?

Assim sendo, entrei em contato com a central L'Unico (meu carro é um Linea Tjet), e eles foram categóricos em afirmar que o óleo a ser usado é o Selenia k 15W40, independentemetne de qualquer outra coisa. Isso porque o motor foi testado, em sua fase de concepção, o tempo todo com este óleo. Assim sendo, mesmo que o outro seja tecnicamente superior, eles mantêm a recomendação de usar o que está no manual. No caso da resposta que recebi, eles foram bastante claros e explícitos quanto a isso.

Assim sendo, mantenha a recomendação do fabricante, mesmo que a concessionária sugira o contrário. Aliás, a concessionária não deveria ir contra o manual do proprietário... ela não está agindo corretamente.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jmccn » Seg Out 05, 2009 8:01 pm

HélderP escreveu:Teoricamente, o 5W30 é superior ao15W40, de forma que tive esta mesma dúvida: não seria melhor trocar e colocar esse outro, apesar da recomendação do manual ?

Assim sendo, entrei em contato com a central L'Unico (meu carro é um Linea Tjet), e eles foram categóricos em afirmar que o óleo a ser usado é o Selenia k 15W40, independentemetne de qualquer outra coisa. Isso porque o motor foi testado, em sua fase de concepção, o tempo todo com este óleo. Assim sendo, mesmo que o outro seja tecnicamente superior, eles mantêm a recomendação de usar o que está no manual. No caso da resposta que recebi, eles foram bastante claros e explícitos quanto a isso.

Assim sendo, mantenha a recomendação do fabricante, mesmo que a concessionária sugira o contrário. Aliás, a concessionária não deveria ir contra o manual do proprietário... ela não está agindo corretamente.

Valeu HélderP. SELENIA K 15W40 então.
Gostaria que alguém comentasse sobre a troca aos 7.500km. É seguro rodar essa kilometragem com o óleo semi-sintético?

Abs,
Jonny T-Jet
PUNTO T-JET Preto Vesuvio COURO E TETO SOLAR SKY DOME[font="Impact"][/font]
ImagemImagemImagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Thiago » Seg Out 05, 2009 10:25 pm

eu acho que se tá no manual foi muito bem testado.. ainda mais que esse motor já existe lá na italia ha mais tempo.. mas claro que nao há problema em trocar antes.. se o uso for extremo, andar poucos quilometros e parar, compensar ser mais precavido
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por HélderP » Ter Out 06, 2009 7:21 am

Eu particularmente troco óleo a cada seis meses, mesmo que tenha rodado apenas mil quilômetros. E, da mesma forma, troco de óleo a cada 5000 km... Pode parecer meio exagerado, mas, somando todas as despesas que temos com o carro, o óleo, no final das contas, é algo barato. Assim, prefiro pecar por excesso mesmo...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Ter Out 06, 2009 11:28 am

HélderP escreveu:Eu particularmente troco óleo a cada seis meses, mesmo que tenha rodado apenas mil quilômetros. E, da mesma forma, troco de óleo a cada 5000 km... Pode parecer meio exagerado, mas, somando todas as despesas que temos com o carro, o óleo, no final das contas, é algo barato. Assim, prefiro pecar por excesso mesmo...

Concordo com o Helder.
Mas o oleo correto é o semi-sintetico. por ser mais viscoso não deixa a turbina trabalhar a seco nos momentos de partida.
O pessoal da concessionaria já afirmou: se tentar usar oleo sintetico nesse motor, em 1 ano a turbina tá fumando, e 2 retifica completa por causa da borra.
Melhor não tentar descobrir se é verdade... :lol:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Mauricio78 » Ter Out 06, 2009 12:55 pm

Uma coisa curiosa é que o Bravo T-Jet que tem esse mesmo motor na Europa usa o sintético SAE 5W-40 e o que mais me impressiona é que lá as trocas são feitas a cada 30000Km. :!: Da pra acreditar?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jaydee_ro » Qua Out 07, 2009 11:11 am

Fica no 15W40 e boa...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por renato.stoco » Sex Dez 11, 2009 12:18 am

Deixei t-jet para fazer primeira troca oleo com 6meses(6.200km) e colocaram o selenia Pure Energy 5W30 sintetico. Depois fui ver q no manual indicava o semi-sintetico, questionei o consultor pq colocaram este oleo, ele alegou q é melhor q outro, e que o semi -sintetico estaria sendo 15w40 estava sendo substituido pelo 5w30 pela Fiat. achei meio estranho e pedi para ele confirmar com a Fiat se poderia usar este oleo. Passou um dia e ele nao me passou a resposta.

O que vcs acham disto?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por HélderP » Sex Dez 11, 2009 6:25 am

Prezado Renato,

veja o segundo post desse tópico... tive esse mesma dúvida... ele responde exatamente a sua pergunta.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo