[Ajuda] Batendo válvula

Dae boa gente brasileira,
Meu Punto está com 39.000km e essa semana ele começou a fazer um tec-tec-tec-tec-tec de cima da tampa de válvulas toda vez que eu ligo o carro de manha ou quando está com motor frio.
Fica uns 20segundos fazendo esse tec-tec-tec-tec feio depois o barulho some...
Me disseram que pode ser sujeira no óleo que está grudado na peneira do carter e está dificultando mandar o óleo para cima quando o carro fica parado muito tempo.
Me disseram que é tucho fud1do, que só depois que começa a jogar óleo com pressão constante o barulho passa.
Eu só ando no *%$#! o dia todo... saio de casa de manha com o motor frio e subo um morro de 800 metros trocando a 5000rpm (estou sempre atrasado).
Fui em uma mecânica e me pediram R$400,00 para abrir todo o motor, limpar todo o carter e galerias de óleo trocar óleo e todos as juntas de vedação.
Só que se não for isso??
E se for válvula batendo, pois no FIRE 1.4, a pressão do óleo que regula o funcionamento delas. Dai eu me ferrei legal tendo que refazer cabeçote??
[Maniac mode on]
Vou dar num poste e comprar um Ka 1.6 com a grana do seguro e aspirar ele
[Maniac mode off]
Ahhh detalhe... a vareta do nível do óleo não sai nem por simpatia da mãe Dina, ja até entortei a argola fazendo uma alavanca com chave de fenda.
Alguma idéia??
abs.
Meu Punto está com 39.000km e essa semana ele começou a fazer um tec-tec-tec-tec-tec de cima da tampa de válvulas toda vez que eu ligo o carro de manha ou quando está com motor frio.
Fica uns 20segundos fazendo esse tec-tec-tec-tec feio depois o barulho some...
Me disseram que pode ser sujeira no óleo que está grudado na peneira do carter e está dificultando mandar o óleo para cima quando o carro fica parado muito tempo.
Me disseram que é tucho fud1do, que só depois que começa a jogar óleo com pressão constante o barulho passa.
Eu só ando no *%$#! o dia todo... saio de casa de manha com o motor frio e subo um morro de 800 metros trocando a 5000rpm (estou sempre atrasado).
Fui em uma mecânica e me pediram R$400,00 para abrir todo o motor, limpar todo o carter e galerias de óleo trocar óleo e todos as juntas de vedação.
Só que se não for isso??
E se for válvula batendo, pois no FIRE 1.4, a pressão do óleo que regula o funcionamento delas. Dai eu me ferrei legal tendo que refazer cabeçote??
[Maniac mode on]
Vou dar num poste e comprar um Ka 1.6 com a grana do seguro e aspirar ele
[Maniac mode off]
Ahhh detalhe... a vareta do nível do óleo não sai nem por simpatia da mãe Dina, ja até entortei a argola fazendo uma alavanca com chave de fenda.
Alguma idéia??
abs.