Problema na suspensão do Punto - ME AJUDEM!!!
Problema na suspensão do Punto - ME AJUDEM!!!
Olá galera.
Preciso muito da ajuda de vocês. Tenho um Fiat Punto 1.4 2007/2008 que está apresentando uns problemas, aparentemente na suspensão.
Digo na suspensão porque foi a informação que tive em uma oficina semana passada.
O carro começou faz umas três semanas a fazer um barulho quando eu passava por lombadas, buracos, etc. Uma espécie de "NHECO NHECO..".
Fui nessa oficina e o cara me disse que precisa trocar a bandeja da suspensão direita, o braço esquerdo e o terminal de direção. Ele me mostrou "balançando" a roda dianteira direita que ela está com uma folga quando comparada à esquerda. Além disso ele pediu para eu segurar no braço enquanto rodava a roda esquerda e eu senti tipo uma trepidação.
Quando estava voltando pra casa o problema piorou, começou a fazer um "TEC TEC TEC" vindo do mesmo lugar, depois disso parei o carro e não usei mais. Estou pra levar ele na oficina amanhã, mas tenho medo de gastar a mais e acabar sem resolver o verdadeiro problema.
Preços cobrados:
390,00 pela bandeja; 55,00 pelo terminal; 75,00 pelo braço
É por isso que preciso dos sábios conselhos dos colegas adoradores de Punto.
Valeu a força! Um abraço.
Fred Valoz
Preciso muito da ajuda de vocês. Tenho um Fiat Punto 1.4 2007/2008 que está apresentando uns problemas, aparentemente na suspensão.
Digo na suspensão porque foi a informação que tive em uma oficina semana passada.
O carro começou faz umas três semanas a fazer um barulho quando eu passava por lombadas, buracos, etc. Uma espécie de "NHECO NHECO..".
Fui nessa oficina e o cara me disse que precisa trocar a bandeja da suspensão direita, o braço esquerdo e o terminal de direção. Ele me mostrou "balançando" a roda dianteira direita que ela está com uma folga quando comparada à esquerda. Além disso ele pediu para eu segurar no braço enquanto rodava a roda esquerda e eu senti tipo uma trepidação.
Quando estava voltando pra casa o problema piorou, começou a fazer um "TEC TEC TEC" vindo do mesmo lugar, depois disso parei o carro e não usei mais. Estou pra levar ele na oficina amanhã, mas tenho medo de gastar a mais e acabar sem resolver o verdadeiro problema.
Preços cobrados:
390,00 pela bandeja; 55,00 pelo terminal; 75,00 pelo braço
É por isso que preciso dos sábios conselhos dos colegas adoradores de Punto.
Valeu a força! Um abraço.
Fred Valoz
- Piloto de Atari
Re: Problema na suspensão do Punto - ME AJUDEM!!!
Opa,
cara, meu punto 09/10 com 8000 km começou a fazer o mesmo nheco-nheco quando cruzava lombadas etc e tal, inclusive quando eu girava a direção de um lado para o outro com o carro parado. Levei na concessionária e o mecânico da fiat: ergueu o carro, virou as rodas de um lado para o outro na minha frente e fez o mesmo barulho; daí ele tirou as rodas dianteiras (rodado+pneu); desconectou duas barras que ficam ligadas na ponta do eixo e que fazem as rodas virar de um lado ao outro quando a gente gira a direção dentro do carro; girou elas de um lado para o outro, para cima e para baixo, rodou ela no mesmo eixo como se estivesse encurtando ou aumentando o tamanho da barra; aparafusou-as novamente na ponta do eixo; e colocou as rodas do carro no lugar novamente.
O nheco-nheco parou e segundo o mecânico da fiat, essa barra que ele mexeu, as vezes, fica mal engraxada com o uso e que aqueles movimentos que ele fez foi para melhorar o engraxamento da peça no ponto que ele não desconectou. Portanto, abre o olho com esse mecânico que tu levaste teu punto. Leve numa concessionária da Fiat que é mais garantido.
Agora se tem folga nessa barra, acredito que você deveria sentir folga na direção dentro do carro também, porque se estou certo, essa barra é ligada diretamente no pistão da direção hidráulica. Cara, as vezes é melhor a gente levar na concessionária, gastar um pouquinho a mais com o serviço, do que levar nesses mecânicos que não descobrem o defeito e inventam mil e uma coisa pra gente. Mexer aí na barra da direção é f0#$. Se o cara faz o serviço mal feito, isso pode gerar complicações mais pra frente.
cara, meu punto 09/10 com 8000 km começou a fazer o mesmo nheco-nheco quando cruzava lombadas etc e tal, inclusive quando eu girava a direção de um lado para o outro com o carro parado. Levei na concessionária e o mecânico da fiat: ergueu o carro, virou as rodas de um lado para o outro na minha frente e fez o mesmo barulho; daí ele tirou as rodas dianteiras (rodado+pneu); desconectou duas barras que ficam ligadas na ponta do eixo e que fazem as rodas virar de um lado ao outro quando a gente gira a direção dentro do carro; girou elas de um lado para o outro, para cima e para baixo, rodou ela no mesmo eixo como se estivesse encurtando ou aumentando o tamanho da barra; aparafusou-as novamente na ponta do eixo; e colocou as rodas do carro no lugar novamente.
O nheco-nheco parou e segundo o mecânico da fiat, essa barra que ele mexeu, as vezes, fica mal engraxada com o uso e que aqueles movimentos que ele fez foi para melhorar o engraxamento da peça no ponto que ele não desconectou. Portanto, abre o olho com esse mecânico que tu levaste teu punto. Leve numa concessionária da Fiat que é mais garantido.
Agora se tem folga nessa barra, acredito que você deveria sentir folga na direção dentro do carro também, porque se estou certo, essa barra é ligada diretamente no pistão da direção hidráulica. Cara, as vezes é melhor a gente levar na concessionária, gastar um pouquinho a mais com o serviço, do que levar nesses mecânicos que não descobrem o defeito e inventam mil e uma coisa pra gente. Mexer aí na barra da direção é f0#$. Se o cara faz o serviço mal feito, isso pode gerar complicações mais pra frente.
Editado pela última vez por ferreirafp em Qua Fev 17, 2010 4:47 pm, em um total de 1 vez.
- Piloto de Autorama
Valeu, marquei amanhã na concessionária para ver o problema. Pode deixar que posto aqui o resultado.
Essa folga ele me mostrou. Eu não entendo muito de peças de carro, mas relacionando com o corpo humano é como se fosse a "rótula", sabe, tipo ligando a roda ao carro em si. Ele balançou e eu vi uma folga mesmo. Mas dirigindo não consigo sentir diferença nenhuma.. além do barulho.
Vou passar a manhã na Fiat até resolver o problema. Valeu mesmo a dica.
Se alguém mais tiver vivenciado esse problema pode falar!
Obrigado a todos!
Essa folga ele me mostrou. Eu não entendo muito de peças de carro, mas relacionando com o corpo humano é como se fosse a "rótula", sabe, tipo ligando a roda ao carro em si. Ele balançou e eu vi uma folga mesmo. Mas dirigindo não consigo sentir diferença nenhuma.. além do barulho.
Vou passar a manhã na Fiat até resolver o problema. Valeu mesmo a dica.
Se alguém mais tiver vivenciado esse problema pode falar!
Obrigado a todos!
- Piloto de Atari
Fez bem, leve na concessionária e veja o que ele for dizer caso o parecer seja outro comente o que o outro mecânico disse e veja o que vão dizer....
Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
-> Finado Punto ELX 1.4
- Motorista de Auto Escola
Opa, nem sempre folga nas buchas da bandeja dão barulho.... Essas coisas de barulho não são faceis de dar dica do que pode ser...
Bandeja verifica desse jeito mesmo... Suspende o carro, "abraça" a roda e ve se ela se movimenta, como se tivesse "bamba"... Se deu folga, provavelmente as buchas foram pro saco... Se o barulho é lá, já nao dá pra saber... mas se deu folga, já é motivo pra trocar...
Eu já troquei só as buchas e em pouco tempo #@%&! de novo... o ideal mesmo é trocar a bandeja toda, se tiver com grana...
Bucha de bandeja ruim dá rangido e instabilidade... Tipo quando vc vai frear em cima de asfalto ondulado (com costelas), a direção parece q fica "frouxa" e o carro da umas passarinhadas pros lados...
Agora R$75 pelo braço? Que braço? Um que liga no centro da roda, com uma "sanfona" no final?
Bandeja verifica desse jeito mesmo... Suspende o carro, "abraça" a roda e ve se ela se movimenta, como se tivesse "bamba"... Se deu folga, provavelmente as buchas foram pro saco... Se o barulho é lá, já nao dá pra saber... mas se deu folga, já é motivo pra trocar...
Eu já troquei só as buchas e em pouco tempo #@%&! de novo... o ideal mesmo é trocar a bandeja toda, se tiver com grana...
Bucha de bandeja ruim dá rangido e instabilidade... Tipo quando vc vai frear em cima de asfalto ondulado (com costelas), a direção parece q fica "frouxa" e o carro da umas passarinhadas pros lados...
Agora R$75 pelo braço? Que braço? Um que liga no centro da roda, com uma "sanfona" no final?
- Roda dura de Auto Escola
E aí? O que a concessionária disse sobre o problema? Meu carro voltou a fazer nheco-nheco novamente e mais uma vez terei que ir na FIAT. Isso tah me enchendo o saco!
- Piloto de Autorama
Rush escreveu:Opa, nem sempre folga nas buchas da bandeja dão barulho.... Essas coisas de barulho não são faceis de dar dica do que pode ser...
Cara, vc estava em parte certo. A bucha foi mesmo pro saco. Ele me mostrou uma folga grande na dianteira direita e pequena na esquerda. A bandeja está em ordem. Acabei trocando as buchas das duas rodas e o braço axial da esquerda, que estava "estalando" quando a roda girava.
Isso aparentemente resolveu o problema, mas a manutenção foi feita faz poucos dias e logo em seguida viajei. Vou dar mais uma rodada e se der alguma bronca eu ponho aqui pra vcs.
Os discos também estavam ruins com 50.000km, tive que trocá-los.
Percebi que o Punto, ou melhor, os carros da FIAT não aguentam muito tranco. Por isso se vcs rodam muito e passam por muita estrada desnivelada sugiro fazer uma preventiva na parte de freio e suspensão.
Um abraço!
- Piloto de Atari
Fred, o seu carro tinha 50.000Km? Se tinha e logico q as buchas teriam se desgastado, elas são feitas para durar por ai e os discos tb, vc tem avaliado as pastilhas? Elas tem que ser checadas pelo menos de 10 em 10 mil Km, se não o disco vai pro saco com menos q isso. A manutenção preentiva é a melhor coisa q vc faz para evitar o desgaste prematuro das peças, não digo pra fazer sempre na concessionária, mas fazendo em um mecanico de confiança seguindo a recomendação do manual é o ideal. Um abraço
- Piloto de Auto Escola
carlos.morceli escreveu:Fred, o seu carro tinha 50.000Km? Se tinha e logico q as buchas teriam se desgastado, elas são feitas para durar por ai e os discos tb, vc tem avaliado as pastilhas? Elas tem que ser checadas pelo menos de 10 em 10 mil Km, se não o disco vai pro saco com menos q isso. A manutenção preentiva é a melhor coisa q vc faz para evitar o desgaste prematuro das peças, não digo pra fazer sempre na concessionária, mas fazendo em um mecanico de confiança seguindo a recomendação do manual é o ideal. Um abraço
Concordo, a preventiva é a melhor coisa mesmo.
Quanto às buchas, eu acho realmente que 50.000km é muita rodagem, mas achei estranho comparado aos meus carros anteriores. Rodei 65.000km com um Celta e quase 60.000km com um Fiesta e não tive esse tipo de problema. Isso rodando no mesmo terreno... Mas muitas vezes isso é sorte né?
Abraço!
- Piloto de Atari
fredbv escreveu:Concordo, a preventiva é a melhor coisa mesmo.
Quanto às buchas, eu acho realmente que 50.000km é muita rodagem, mas achei estranho comparado aos meus carros anteriores. Rodei 65.000km com um Celta e quase 60.000km com um Fiesta e não tive esse tipo de problema. Isso rodando no mesmo terreno... Mas muitas vezes isso é sorte né?
Abraço!
É que não adianta cada caso é um caso neh... e problemas podem acontecer com qualquer um e de inúmeras formas então não da pra se extressar mto...a e sorte conta mto tbm...
geralmente populares costumam encomodar menos mesmo é normal até pelo peso e estrutura do carro enfim, tbm tive Celta e te digo que dos 70 mil em diante vc iria se encomodar com buchas sim ehehehe
vlww
Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
-> Finado Punto ELX 1.4
- Motorista de Auto Escola