sporting 1.8 16v Opinião

Divisão Regional do Distrito Federal

Moderador: Coordenadores DF

sporting 1.8 16v Opinião

por diegoabarth » Qua Dez 04, 2013 7:35 pm

Olá pessoal estou negociando a trocar o meu 1.4 (fire) pelo Sporting 1.8 16v, só que escutei muitos comentários sobre sua mecânica uma delas foi a reportagem na quatro rodas do mês de setembro de 2013. Porém gostei muito do carro mas conversando com um mecânico e preparador ele me disse para pegar o 1.4 turbo. Gostaria da opinião de vocês?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: sporting 1.8 16v Opinião

por deteco » Qua Dez 04, 2013 7:45 pm

Olha eu tenho um 1.8 16v/etorq só que essense e não Sporting...
Tirei 0km em 2010 hj to com 58mil km e nunca tive nenhum problema só as trocas referente manutenções programadas...
Recomendo... Vim de um gol g5 1.0 entao quando peguei foi um "back", adoro meu carro!
Vê o que é melhor pra vc!
pegar um tjet tbm é um bom negocio!
Teco
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por shadowcps » Qui Dez 05, 2013 12:19 pm

se servir de referência, tinha até o começo desse ano um essence com motor 1.8 16v 2011 tirado zero, vendi com 32.000 km sem qualquer tpo de problema e parti para um sporting 2013 zero que, até agora, não apresentou qualquer problema. motivo de sair de um e cair no outro ? principal fator, mecânica confiável e consumo comedido para um 1.8 além, claro, de oportunidade de negócios. o comprador do essence ainda estácom o carro (é colega de trabalho) e sem problema então, se pegar um carro de procedência, não terá problema algum. T-Jet é legal e ótimo ? sem dúvida mas por ser uma mecânica importada e só gasolina acho que acaba pesando um pouco na manutenção (além dos cuidados com a turbina tem a correia dentada) e, claro, seguro. :wink:
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por andrek » Qui Dez 05, 2013 1:39 pm

Cara, aquela reportagem da Quatro Rodas sobre quebra de pistões nos motores e-TorQ 1.8 é beeeeeeeeeeeeem estranha, para dizer o mínimo... prefiro acreditar numa baita galera aqui do clube que tem carros com esse motor e nenhum deles deu esse problema - já o vazamento de água do radiador é mais comum, quanto a isso vale a pena ficar de olho. Só acho que a potência e o desempenho que esse motor entregam são um pouco decepcionantes para um 1.8, fica bem atrás de outros motores de mesma cilindrada (Honda 1.8, Toyota 1.8 ) e até de alguns 1.6 (Ford Sigma 1.6, Hyundai / Kia 1.6).

Quanto ao 1.4 16V Turbo, que eu tenho, acho o motor fantástico. Estou com o carro há um ano, é verdade que rodei pouco (apenas 5.500 km), mas já deu para ver que o motorzinho é uma jóia. Na prática, a diferença de desempenho do 1.8 16V (132cv) para o 1.4 T-Jet (152cv) é MUITO maior do que os 20cv poderiam fazer supor, pois o T-Jet tem uma plataforma de torque máximo de 21,1 kgfm que vai dos 2.250 aos 4.500 rpm, então a vitalidade do carro nessa faixa de giros é impressionante, as retomadas na estrada são espetaculares. Se o desempenho é um fator importante para você, não tem comparação.

A manutenção é um pouco mais cara, mas vale a pena. Rodar com gasolina Podium é outra dica importante, o meu nunca bebeu outra coisa e gira sempre liso, redondo, fora que o uso desse combustível certamente prolonga a vida útil do motor. O seguro é que pode, sim, tornar o carro inviável, mas dependendo da sua classe de bônus e do perfil, fica num valor bem honesto (como é o meu caso).

Enfim, na dúvida entre os dois eu iria (como de fato fui) de T-Jet! :twisted:

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Alerey » Qui Dez 05, 2013 6:11 pm

Não entendo por que falam tão mal dos e-torque, tenho um Punto Sporting 1.8 16v e um Palio Sporting com 1.6 16v.
Vamos aos concorrentes do Palio, Onix 1.4, Agile 1.4, Gol 1.6 e Fiesta 1.5, não tem nem comparação, ande no Palio e em qualquer outro desses...Já falei aqui e me xingaram o Palio na cidade anda bem mais que o Punto.
Punto 1.8: concorrentes, Fiesta 1.6, C3 e 208 1.6,Polo 1.6, Sonic... já andaram neles, o melhorzinho é o Fiesta, mas não vejo nada demais, não acho que o E-torque em desempenho, funcionamento, suavidade faça feio ou ande menos que esses citados.
Quanto aos demais 1.8, meu sogro tem um Cruze e não anda com o Punto nem a pau, Civic já andei nos 1.8 2010, não é nada demais, tem mais cv, mas na estrada decepciona, Corolla, é o melhorzinho mas aquele câmbio automático dá uma matada no motor. Focus 1.6, nem brincando. E mesmo assim estou citando carros de faixa de preço bem mais alto.
Não acho que os e-torques sejam os melhores motores do mundo, mas meus últimos carros haviam sido Stilo 1.8 (GM)2009 e Megane Gt 1.6 16v 2011, preços semelhentes ao Punto quando comprados, e os e-torque são bem melhores.
E quanto a durabilidade, Palio com 13 mil km e Punto com 10 mil km, nenhum dos dois apresentou nenhum problema de motor ou qualquer outra coisa, nenhum barulho de suspensão nada! Acho que sou sortudo não?
Abs
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rodrigomascarenhas » Sex Dez 06, 2013 1:04 pm

Na verdade os proprietarios dos tjet não gostam da comparação com o 1.8 16v , é claro q o carro é mais forte, pois é turbo, mas não é essa toda diferença não , nem em teste foram tanto assim.
Eu tenho um Sporting, na época podia ter comprado o tjet, mas gastos como seguro, manutenção e gas. Podium, pra quem é representante comercial como eu me afastaram do carro, e pra finalizar conheço o desempenho do tjet, meu irmão trocou o 08 hlx por um zero tjet ano passado.

Enviado de meu Razr usando Tapatalk
Imagem
Punto Sporting Indianápolis -- Uno Turbo Alpine
===================================
-----=----------Rodrigo Mascarenhas------------=--------
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por andrek » Sex Dez 06, 2013 2:27 pm

rodrigomascarenhas escreveu:Na verdade os proprietarios dos tjet não gostam da comparação com o 1.8 16v , é claro q o carro é mais forte, pois é turbo, mas não é essa toda diferença não , nem em teste foram tanto assim.

De onde você tirou a ideia de quem tem T-Jet “não gosta da comparação com o 1.8 16V”??? :shock: :shock: :shock:
Como fui o único dono de T-Jet até agora que se manifestou, tomo a liberdade de responder seu comentário...

Como você mesmo citou eventuais testes, seguem alguns dados da Quatro Rodas:

Aceleração 0 a 100 km/h:
Punto 1.6: 11,9s
Punto 1.8: 10,5s
Punto T-Jet: 9,1s

Retomada 40 a 80 km/h em 3a marcha:
Punto 1.6: 8,1s
Punto 1.8: 7,1s
Punto T-Jet: 5,2s

Retomada 60 a 100 km/h em 4a marcha:
Punto 1.6: 13,0s
Punto 1.8: 10,6s
Punto T-Jet: 7,1s

Retomada 80 a 120 km/h em 5a marcha:
Punto 1.6: 21,3s
Punto 1.8: 17,6s
Punto T-Jet: 10,0s

Pelos números se percebe que o desempenho do Punto 1.8 é bem mais próximo ao do 1.6 do que ao do T-Jet... e eu acho que retomar de 80 a 120 km/h em pouco mais da metade do tempo é “toda essa diferença”, sim... note que no meu comentário original eu digo que o forte do desempenho do T-Jet é justamente a retomada em estrada, o que os números acima só comprovam.

Peço mil desculpas se o meu comentário quanto à superioridade de desempenho do T-Jet frente ao 1.8 16V de alguma maneira lhe ofendeu, a intenção não era essa de forma alguma, e sim ajudar o colega em sua dúvida. Ele mesmo comparou os dois motores, e eu apenas dei a minha opinião como dono de um dos carros mencionados. E até defendi o motor 1.8 daquela matéria obscura e questionável sobre quebra de pistões na Quatro Rodas...

Grande abraço!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por rodrigomascarenhas » Sex Dez 06, 2013 6:08 pm

Amigo relaxa, sempre houve essa discussão aqui, não é do dia q vc comprou seu carro que começou, e sim bem antes, o que eu quis dizer é que por ser turbo teria que ser maior a diferença, desses números citados, que pra mim é pouco, só isso, nada contra o carro que é top demais, é minha opinião apenas, ou não posso tê-la?
Abs.

Enviado de meu Razr usando Tapatalk
Imagem
Punto Sporting Indianápolis -- Uno Turbo Alpine
-----=----------Rodrigo Mascarenhas------------=--------
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por RonaldoBraga » Sex Dez 06, 2013 11:06 pm

Olha... Tenho um 1.8 16v e T-JET é T-JET. Aliás, sempre respeito quando passo do lado de um hehehe. Agora, o que não dar para aguentar é palio sporting querendo tirar onda com nós que temos o Punto Sporting 1.8 16v aí não dar hehehe. Sempre mexem comigo, seja eu parado no sinal, ou até mesmo quando eles encostam na traseira do Punto, aí, meu amigo, tento não ligar não cair na onda, mas tem hora que é impossível. (~X() Minha opinião sobre o sporting é que não tenho do que reclamar, ou seja, estou com ele desde julho do corrente ano e nunca deu problema sério, está fazendo às vezes 10 km/l com ar ligado direto, quando piso muito cai para 7,5 e 8,5 km/l.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por pkdiniz » Sex Dez 06, 2013 11:44 pm

Galera sou novato no clube, comprei um tjet a uns 3 meses peguei ja veio com filtro esportivo e pressao da turbina ta com 0,8 kg de pressão ...(pelo que o mecânico que mexe em turbo na cidade me falou) o carro e grosso, não andei no 1.8 mais tinha um vectra GT 2.0 e mais pesado mais e pintinho perto do t-jet... Sendo que a turbina que faz a diferença, tem que ter braço subidas que eu fazia de 2 marcha forcando no GT faço de 3 marcha sobrando força no motor... Acho que comparações deveria ser entre o 1.6 e o 1.8....
Como o amigo ronaldobraga disse t-jet é t-jet....
Ronny_Diniz

Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo