Cara, aquela reportagem da Quatro Rodas sobre quebra de pistões nos motores e-TorQ 1.8 é beeeeeeeeeeeeem estranha, para dizer o mínimo... prefiro acreditar numa baita galera aqui do clube que tem carros com esse motor e nenhum deles deu esse problema - já o vazamento de água do radiador é mais comum, quanto a isso vale a pena ficar de olho. Só acho que a potência e o desempenho que esse motor entregam são um pouco decepcionantes para um 1.8, fica bem atrás de outros motores de mesma cilindrada (Honda 1.8, Toyota 1.8 ) e até de alguns 1.6 (Ford Sigma 1.6, Hyundai / Kia 1.6).
Quanto ao 1.4 16V Turbo, que eu tenho, acho o motor fantástico. Estou com o carro há um ano, é verdade que rodei pouco (apenas 5.500 km), mas já deu para ver que o motorzinho é uma jóia. Na prática, a diferença de desempenho do 1.8 16V (132cv) para o 1.4 T-Jet (152cv) é MUITO maior do que os 20cv poderiam fazer supor, pois o T-Jet tem uma plataforma de torque máximo de 21,1 kgfm que vai dos 2.250 aos 4.500 rpm, então a vitalidade do carro nessa faixa de giros é impressionante, as retomadas na estrada são espetaculares. Se o desempenho é um fator importante para você, não tem comparação.
A manutenção é um pouco mais cara, mas vale a pena. Rodar com gasolina Podium é outra dica importante, o meu nunca bebeu outra coisa e gira sempre liso, redondo, fora que o uso desse combustível certamente prolonga a vida útil do motor. O seguro é que pode, sim, tornar o carro inviável, mas dependendo da sua classe de bônus e do perfil, fica num valor bem honesto (como é o meu caso).
Enfim, na dúvida entre os dois eu iria (como de fato fui) de T-Jet!

Abraços!