Verdade ou Mito da 4 Rodas ?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

por almarcal » Qua Ago 06, 2008 4:25 pm

DiogoDZ escreveu:Renault nem vou me dar o trabalho. Se só o que vale é o sprint, taí:

:arrow: Punto 1.8 8v:
113cv/5500rpm. Torque 18 Kgfm/2800rpm. Peso: 1170Kg

:arrow: Peugeot 206 1.6 16v:
110cv/5600rpm. Torque 14 Kgfm/4000rpm. Peso: 1013Kg

Para complementar, já que o assunto é Quatro Rodas (os caras não cansam de puxar o saco da VW, tanto que na edição de Agosto, comparativo entre 207xPuntoxSanderoxFiestaxGol, quem acha que foi o melhor, com direito a DUAS PÁGINAS de foto, enquanto os outros só uma?) saiu uma reportagem do Golf GT 2.0. Os dados são:

:arrow: Golf GT 2.0 8v:
120cv/5250rpm. Torque 18 Kgfm/2250rpm. Peso: 1244Kg

Um fato importante a se considerar é a relação peso/cv. Tanto no Golf, como no Punto, temos o mesmo valor (10,35 Kg/cv). O que acho que pode dar uma vantagem ao Golf é a faixa onde atinge o torque máximo, um pouco abaixo do Punto. Mas há de se considerar que é um carro 2.0!

Ahhhh.. quase ia esquecendo... o torque é igual ao do Punto 1.8... e ainda tem revista que fala que o motor é manco!!!! :roll:

Em matéria de consumo, os dados revelados são:
Álcool - Cidade 7,5 / Rodoviário 11,1
Gasol. - Cidade 11,2 / Rodoviário 16,7

Pra quem quiser ver a matéria, tá aí o link:

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/lancamentos/conteudo_283337.shtml

E sabem qual o preço da criança??? A partir de míseros R$ 64.000!!!

Cada um que tire agora suas próprias conclusões!
Red Nose - Meu ex carro :(
[i]André Marçal
Agora to curtinho meu VTR
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Beto » Qua Ago 06, 2008 6:03 pm

almarcal escreveu:
DiogoDZ escreveu:Renault nem vou me dar o trabalho. Se só o que vale é o sprint, taí:

:arrow: Punto 1.8 8v:
113cv/5500rpm. Torque 18 Kgfm/2800rpm. Peso: 1170Kg

:arrow: Peugeot 206 1.6 16v:
110cv/5600rpm. Torque 14 Kgfm/4000rpm. Peso: 1013Kg

Para complementar, já que o assunto é Quatro Rodas (os caras não cansam de puxar o saco da VW, tanto que na edição de Agosto, comparativo entre 207xPuntoxSanderoxFiestaxGol, quem acha que foi o melhor, com direito a DUAS PÁGINAS de foto, enquanto os outros só uma?) saiu uma reportagem do Golf GT 2.0. Os dados são:

:arrow: Golf GT 2.0 8v:
120cv/5250rpm. Torque 18 Kgfm/2250rpm. Peso: 1244Kg

Um fato importante a se considerar é a relação peso/cv. Tanto no Golf, como no Punto, temos o mesmo valor (10,35 Kg/cv). O que acho que pode dar uma vantagem ao Golf é a faixa onde atinge o torque máximo, um pouco abaixo do Punto. Mas há de se considerar que é um carro 2.0!

Ahhhh.. quase ia esquecendo... o torque é igual ao do Punto 1.8... e ainda tem revista que fala que o motor é manco!!!! :roll:

Em matéria de consumo, os dados revelados são:
Álcool - Cidade 7,5 / Rodoviário 11,1
Gasol. - Cidade 11,2 / Rodoviário 16,7

Pra quem quiser ver a matéria, tá aí o link:

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/lancamentos/conteudo_283337.shtml

E sabem qual o preço da criança??? A partir de míseros R$ 64.000!!!

Cada um que tire agora suas próprias conclusões!

A diferença de torque é mínima, mas existe.....e em favor do Punto 1.8.
18,5 do Punto contra 18,4 do Golf, ambos utilizando alcool.

Com relação ao lado "pouco" tendencioso da revista 4 rodas, deixei de comprá-la faz algum tempo.
Tudo bem que o dinheiro fala, mas não preciso ficar "ouvindo".
Substituí pelo site Best Cars que, a meu ver, são imparciais e bem específicos em suas avaliações.
(http://www2.uol.com.br/bestcars/bestcars.htm).

[]´s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Brandão » Dom Ago 10, 2008 11:29 pm

Bom, não posso ainda emitir opiniões a respeito do desempenho do Punto, pois ele ainda está chegando, mas farei algumas considerações:

Optei pelo 1.4, mesmo sabendo que é mais fraco, mas aqui por onde ando no caos do RJ, engarrafamentos, na boa, não acho um #@%&! problema.

2. Estou saindo de um Astra 1.8, ou seja, a mesma base de motor, e isso eu posso dizer por experiencia propria de ter ficado 4 anos com o bichinho: O motor pode ser "antigo", ultrapassado e o car#leo, mas até que anda bem se souber usá-lo. Beberrão? Depende muito do elemento entre o volante e o banco. Um motor com tanto tempo de uso tem um lado positivo: Seus defeitos crônicos já foram paraticamente todos solucionados, ao contrário de motores novos colocados as pressas no mercado sem os devidos testes (quem vai testar é o dono do carro mesmo). Meu carro rodou 140.000 com este 1.8 e nunca deu problema, sem sacanagem, andando tranquilo e esticando de vez em quando.

Fiquei muito em dúvida entre 1.4 e 1.8, mas como o carro vai ser da minha mulher em breve, ela queria 1.4, enfim, ficou este mesmo....

Ressalto que isso é a minha opinião tão e somente sobre o assunto e respeito a opinião de todos os amigos...

Abraços!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Beto » Seg Ago 11, 2008 9:52 am

Brandão escreveu:Bom, não posso ainda emitir opiniões a respeito do desempenho do Punto, pois ele ainda está chegando, mas farei algumas considerações:

Optei pelo 1.4, mesmo sabendo que é mais fraco, mas aqui por onde ando no caos do RJ, engarrafamentos, na boa, não acho um #@%&! problema.

2. Estou saindo de um Astra 1.8, ou seja, a mesma base de motor, e isso eu posso dizer por experiencia propria de ter ficado 4 anos com o bichinho: O motor pode ser "antigo", ultrapassado e o car#leo, mas até que anda bem se souber usá-lo. Beberrão? Depende muito do elemento entre o volante e o banco. Um motor com tanto tempo de uso tem um lado positivo: Seus defeitos crônicos já foram paraticamente todos solucionados, ao contrário de motores novos colocados as pressas no mercado sem os devidos testes (quem vai testar é o dono do carro mesmo). Meu carro rodou 140.000 com este 1.8 e nunca deu problema, sem sacanagem, andando tranquilo e esticando de vez em quando.

Fiquei muito em dúvida entre 1.4 e 1.8, mas como o carro vai ser da minha mulher em breve, ela queria 1.4, enfim, ficou este mesmo....

Ressalto que isso é a minha opinião tão e somente sobre o assunto e respeito a opinião de todos os amigos...

Abraços!

Penso da mesma maneira, mas como já disse antes, consumo é polêmico e depende de "n" fatores.
Também tive um Astra e foi meu primeiro GM.
O problema (se é que posso dizer isso) é que ele foi um upgrade fora de escala...antes dele, só tinha tido carro mil....o melhorizinho foi um Gol G3 1.0 16V, ou seja, só andava com o giro lá em cima!
Saí dos gols para o Astra com a mesma maneira de direção (aliado ao fato que eu vivia alegre com a puxada do carro....abusava tanto que chegava a rir sozinho dentro do carro).
Não preciso dizer que na hora de fazer a média eu me assustei com o consumo.
Da maneira como estava dirigindo, claro que a média não ajudava a gostar do motor....e depois eu ainda tinha coragem de brigar na concessionária que o carro era "gastão".
Alguns anos mais tarde e com um pouquinho mais de maturidade, troquei por um Palio HLX, com o mesmo motor.
Mas agora, com conhecimento de causa, a situação se inverteu.....médias muito boas e pisando só quando precisava.

Acerca da confiabilidade do Powertrain, você colocou bem, o motor tem muito pouco (muito próximo de nada) para corrigir.
E é aí que está o detalhe, muito embora tenha todas as vantagens que você mencionou (e que concordo) ele está no seu limite de projeto.
Em outras palavras, assim como tem pouco o que corrigir, não tem muito mais o que melhorar.
Eles até "esticaram" um pouco para 115cv (no álccol) mas acho que não se pode fazer muito mais do que isso.
A evolução neste caso é inevitável, mas não motivada por critérios de ineficácia do motor 1.8 (caso contrário não teria durado tanto tempo no mercado....e na minha opinião, vai ficar muito mais tempo)...
...a evolução neste caso se refere a tendência, tente fazer o mesmo na Europa....lá temos 1.2; e até mesmo o fire 1.4 com menos cv´s do que o motor nacional.

Por exemplo, motor 1.4 turbo de 155 cv´s é bom?
Bom demais!
Mas aqui em Ctba com radar em todos os cantos e com trânsito afogado, tirando que tem muito "curitibano roda presa", vou usar esse motor quando?
(Aos que disserem em viagem, saibam que quando tinha o 1.4 já voltava com multa de velocidade... :D )

Aí vai de cada um estabelecer o que quer para si....e como irá utilizá-lo.

[]´s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Luiz Fernando de Faria Al » Seg Ago 11, 2008 12:54 pm

Concordo com isso. Entendo que para um jovem o que mais pesa é o fato do motor acelerar rapidamente, atingir os duzentos e pouco quilometros por hora e, se possível, fazer 35 km/l. Mas, esquecendo esses exageros da juventude, quando você vai fazer uma viagem de 2.500 km com sua família, o que realmente importa?
- um carro que te ofereça um mínimo de conforto e que não te obrigue a parar a cada 45 min para colocar as costas no lugar;
- um motor confiável que não vá te deixar na mão e que te ofereça respostas rápidas o suficiente para que suas ultrapassagens não sejam uma aventura;
- ítens de segurança que em caso de acidente reduza as chances de uma tragédia;
- um consumo compatível com os padrões desse nível motor;
- e, para alimentar a vaidade, um design que te agrade e também aos outros.

Me parece que o Punto 1.8 oferece tudo isso com sobras.
Fiat Punto Sporting - Prata Bari.
Airbag duplo, ABS, Blue&Me, sensor de estacionamento.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Brandão » Seg Ago 11, 2008 11:36 pm

Beto escreveu:
Brandão escreveu:Bom, não posso ainda emitir opiniões a respeito do desempenho do Punto, pois ele ainda está chegando, mas farei algumas considerações:

Abraços!

Penso da mesma maneira, mas como já disse antes, consumo é polêmico e depende de "n" fatores.
Também tive um Astra e foi meu primeiro GM.
O problema (se é que posso dizer isso) é que ele foi um upgrade fora de escala...antes dele, só tinha tido carro mil....o melhorizinho foi um Gol G3 1.0 16V, ou seja, só andava com o giro lá em cima!
Saí dos gols para o Astra com a mesma maneira de direção (aliado ao fato que eu vivia alegre com a puxada do carro....abusava tanto que chegava a rir sozinho dentro do carro).
Não preciso dizer que na hora de fazer a média eu me assustei com o consumo.
Da maneira como estava dirigindo, claro que a média não ajudava a gostar do motor....e depois eu ainda tinha coragem de brigar na concessionária que o carro era "gastão".
Alguns anos mais tarde e com um pouquinho mais de maturidade, troquei por um Palio HLX, com o mesmo motor.
Mas agora, com conhecimento de causa, a situação se inverteu.....médias muito boas e pisando só quando precisava.

Acerca da confiabilidade do Powertrain, você colocou bem, o motor tem muito pouco (muito próximo de nada) para corrigir.
E é aí que está o detalhe, muito embora tenha todas as vantagens que você mencionou (e que concordo) ele está no seu limite de projeto.
Em outras palavras, assim como tem pouco o que corrigir, não tem muito mais o que melhorar.
Eles até "esticaram" um pouco para 115cv (no álccol) mas acho que não se pode fazer muito mais do que isso.
A evolução neste caso é inevitável, mas não motivada por critérios de ineficácia do motor 1.8 (caso contrário não teria durado tanto tempo no mercado....e na minha opinião, vai ficar muito mais tempo)...
...a evolução neste caso se refere a tendência, tente fazer o mesmo na Europa....lá temos 1.2; e até mesmo o fire 1.4 com menos cv´s do que o motor nacional.

Por exemplo, motor 1.4 turbo de 155 cv´s é bom?
Bom demais!
Mas aqui em Ctba com radar em todos os cantos e com trânsito afogado, tirando que tem muito "curitibano roda presa", vou usar esse motor quando?
(Aos que disserem em viagem, saibam que quando tinha o 1.4 já voltava com multa de velocidade... :D )

Aí vai de cada um estabelecer o que quer para si....e como irá utilizá-lo.

[]´s

É isso mesmo meu camarada, penso assim como vc. Realmente tb acho que o motor GM 1.8 tem muito pouco a evoluir, pois o projeto é antigo. Mas confiável. Enfim, enquanto não vierem os ECOTECs da GM que equipam os modelos europeus infelizmente continuaremos sempre ficando com as sobras (independente da montadora) pois temos que engolir e ponto. Não queria um ECOTEC para sair por aí voando, pois para mim um motor bom é mais do que ser bom de acelerar, mas com certeza teríamos benefícios como p.ex. menores emissões pois beberiam menos, etc. Acho que temos a mesma opinião :lol:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Edu130568 » Ter Ago 12, 2008 3:10 am

trabalhei em revistas e revistas publicam o que a fábrica informa, senão, perdem a boiada e se queimam no mefcado.

A associaçao de motores 1.8 na Fiat, vieram sim dos motores da GM, para entrarem no mercado europeu e para dar um up no nosso mercado.
Mas bvamos esquecer isso, pq são assuntos que dão apginas e paginas.

Liga um motor 1.4 e ouça o som.
Liga o 1.9 e ouça o som dele tb.

não nota diferença?
o 1.4 quer giro alto, tipico de FIAT e 1.8, tipico de um GM.

preciso dizer mias alguma coisa.

com um 1.4 ok, sem amaciar, dei pau na estrada e de arrancada em Golzinho do boy. na curva então, é um perfeito kart com direção quase direta.

Adorei.
Carro que vai bem acima de 140, na boa....
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por AndreBsB » Ter Ago 12, 2008 1:20 pm

O som do 1.8 é bem mais "nervoso" que o do 1.4. Outro dia eu tava de frente para um Punto (não sabia qual modelo era, mas sabia que não era o Sporting). O cara passando por uma lombada e depois fazendo controle de embreagem. Falei na hora pro meu irmão "Esse aí é 1.4... certeza". Batata... conheço o barulho do 1.8 e é bem diferente.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por socket » Ter Ago 12, 2008 6:33 pm

Os motores FIRE tem som de partida bem parecidos...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

Anterior