Desempenho - Cavalos e torque
9 mensagens
|Página 1 de 1
Desempenho - Cavalos e torque
Ae galera, tava fuçando na internet e vi que meu Punto 1.4 tem 85 cavalos e o Onix 1.0 tem 81 cavalos, é isso mesmo?? o Onix 1.0 anda de igual pra igual com um punto 1.4??? vi que o torque do punto é maior, mas nunca entendi muito bem como funciona o torque, alguem pode explicar melhor ?
Punto Attractive Itália - FeliPunto
Bocão, Teto envelopado, 8k no milha, led na placa, led no porta malas, ponteira esportiva.
Bocão, Teto envelopado, 8k no milha, led na placa, led no porta malas, ponteira esportiva.
- Piloto de Autorama
Re: Desempenho - Cavalos e torque
sim, é isso mesmo. o motor 1.4 FIAT, antigo FIRE e atual EVO (só ele recebe essa denominação aqui no país) está em seu limite ou seja, não dá pra tirar muito mais coisas dele o que a FIAT fez no EVO que começou a ser usado pelo novo UNO foi dar uma aliviada no peso de alguns componentes e reduzir atritos internos. Quanto ao torque ele é grosseiramente, a capacidade de transformar a energia linear gerada pelo movimento dos pistões em energia circular transmitida às rodas, para gerar o movimento e isso se traduz em capacidade de realização de trabalho ou seja, força então sim, tem motor 1.0 por aí quase que com a mesma potencia de motor 1.4 porém, como brasileiro sempre se prendeu mais à potência, à cavalaria deixando o torque de lado, as empresas vendem essa ideia quando no fundo, o torque de um motor 1.0 aspirado será menor do que o de um 1.4 aspirado tbem, embora que a potência possa vir a ser a mesma. Dentro da própria GM o novo motor 1.4 tem apenas 4 cv a mais de potência do que o 1.0, mas o torque é maior. É mais ou menos por aí, sem entrar em muitos detalhes técnicos.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Torque é a força real de um motor, é ele que importa. Isso é a parte difícil de se conseguir aumentar em um motor, pois está diretamente ligado a questões físicas de cilindrada, comprimento de biela, curso do virabrequim, entre outras variáveis.
Já potência é a velocidade que essa força(torque) consegue ser executada, conseguindo-se esse número multiplicando o torque x rotação.
O 1.4 evo como o shadow falou melhorou a potência, porém o torque se manteve igual. Esse alivio no peso e melhora no atrito contribuiu para uma maior rotação, aumentando assim a potência.
Um caminhão por exemplo tem baixa potência (CV) porém um alto torque. Já uma motocicleta superesportiva pode até ter mais potência que o caminhão, porém o torque será bem menor. O caminhão puxará uma carga bem maior, porém a motocicleta consegue atingir velocidades maiores.
Resumindo : Torque=força, potência=velocidade
O Onix 1.0 pode até conseguir alcançar uma velocidade parecida com o Punto 1.4, porém em situações onde é necessário força (subida, retomadas) o punto se sairá melhor devido ao maior torque.
Já potência é a velocidade que essa força(torque) consegue ser executada, conseguindo-se esse número multiplicando o torque x rotação.
O 1.4 evo como o shadow falou melhorou a potência, porém o torque se manteve igual. Esse alivio no peso e melhora no atrito contribuiu para uma maior rotação, aumentando assim a potência.
Um caminhão por exemplo tem baixa potência (CV) porém um alto torque. Já uma motocicleta superesportiva pode até ter mais potência que o caminhão, porém o torque será bem menor. O caminhão puxará uma carga bem maior, porém a motocicleta consegue atingir velocidades maiores.
Resumindo : Torque=força, potência=velocidade
O Onix 1.0 pode até conseguir alcançar uma velocidade parecida com o Punto 1.4, porém em situações onde é necessário força (subida, retomadas) o punto se sairá melhor devido ao maior torque.

isso, gostei da complementação.

- Moderador
Putz, danielcingano e shadowcps mandaram super bem! 

- Piloto de Autorama
Também sou meio leigo no assunto, então me corrijam se eu falar alguma bobagem, um criterio que eu penso ser interessante de se observar é a relação peso potência, que mostra quantos Kg cada Cavalo vai ter que carregar
, dessa forma quanto menos peso cada um carrega, menos vai cansar e consequentemente vai andar mais. Coloquei abaixo alguns dados com a finalidade de comparação e me parece que ja esta passando da hora da fiat colocar um motor 1.4 mais potente, afinal de contas, se compararmos o onix 1.4 com punto 1.4, punto ta perdendo feio.
Chevrolet Onix LT 1.0
Potência 80 cv (A) 78 cv (G) a 6400 rpm
Torque 9,8 kgfm (A) 9,5 kgfm (G) a 5200 rpm
Peso/potência 12,74 kg/cv
Peso 1019 kg
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Potência 106 cv (A) 98 cv (G) a 6000 rpm
Torque 13,9 kgfm (A) 13 kgfm (G) a 4800 rpm
Peso/potência 10,07 kg/cv
Peso 1067 kg
Fiat Punto Attractive 1.4 8V (ano 2013)
Potência 88 cv (A) 85 cv (G) a 5750 rpm
Torque 12,5 kgfm (A) 12,4 kgfm (G) a 3500 rpm
Peso/potência 12,97 kg/cv
Peso 1141 kg

Chevrolet Onix LT 1.0
Peso 1019 kg
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Peso 1067 kg
Peso 1141 kg
- Piloto de Autorama
no final das contas o que interessa é a relação peso/potencia e peso/torque.
isso explica pq um mille economy ou um celta vhc tem numeros muito proximos de um punto 1.4 em aceleração e retomada (principalmente aceleracao).
o punto é um carro gordo, pesa quase 1200kg, enquanto um mille economy pesa cerca de 840kg... por isso em alguns testes de revista o 0-100 do mille é menor do que o do punto 1.4 e o punto ainda vai carregar a culpa de beber mais, pois o motor precisa ser maior pra trabalhar igual a um carro leve com motor pequeno... vamos supor um punto 1.4 fazendo aí uma media de 10km/l enquanto um mille faz mais de 13km/l nas mesmas condições.
isso explica pq um mille economy ou um celta vhc tem numeros muito proximos de um punto 1.4 em aceleração e retomada (principalmente aceleracao).
o punto é um carro gordo, pesa quase 1200kg, enquanto um mille economy pesa cerca de 840kg... por isso em alguns testes de revista o 0-100 do mille é menor do que o do punto 1.4 e o punto ainda vai carregar a culpa de beber mais, pois o motor precisa ser maior pra trabalhar igual a um carro leve com motor pequeno... vamos supor um punto 1.4 fazendo aí uma media de 10km/l enquanto um mille faz mais de 13km/l nas mesmas condições.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
ochacau escreveu:Também sou meio leigo no assunto, então me corrijam se eu falar alguma bobagem, um criterio que eu penso ser interessante de se observar é a relação peso potência, que mostra quantos Kg cada Cavalo vai ter que carregar, dessa forma quanto menos peso cada um carrega, menos vai cansar e consequentemente vai andar mais. Coloquei abaixo alguns dados com a finalidade de comparação e me parece que ja esta passando da hora da fiat colocar um motor 1.4 mais potente, afinal de contas, se compararmos o onix 1.4 com punto 1.4, punto ta perdendo feio.
Chevrolet Onix LT 1.0
Peso 1019 kg
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Peso 1067 kg
Peso 1141 kg
perfeita a análise !

- Moderador
Li que vc conseguiu aumentar a potencia de seu punto. O meu é 1.4 2010/2011 atractive. Consigo aumentar a do meu? Como? Sou de Maceió-Al. Se souber de alguém daqui que realiza me fala!([email protected]), obrigado.
- Piloto de Atari
9 mensagens
|Página 1 de 1