Estalo no motor quando ar condicionado esta ligado!!
9 mensagens
|Página 1 de 1
Estalo no motor quando ar condicionado esta ligado!!
Olá!
Tenho um punto ELX 2010/2010, percebi que ao ficar parado na lenta com o ar condicionado ligado, faz um estalo no motor " tic". Alguém sabe informar se isso é normal?

Tenho um punto ELX 2010/2010, percebi que ao ficar parado na lenta com o ar condicionado ligado, faz um estalo no motor " tic". Alguém sabe informar se isso é normal?

- Piloto de Atari
Re: Estalo no motor quando ar condicionado esta ligado!!
Deve ser o barulho do compressor armando e desarmando.
Quando estiver armado, experimente dar uma aceleradas mais fortes pra ver se desarma e arma novamente.
Quando estiver armado, experimente dar uma aceleradas mais fortes pra ver se desarma e arma novamente.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Nunca notei isso em outros carros, porém no Linea noto esse "tic" só quando o AC está ligado, não é o "TEC" bem audível que faz quando é acoplada a embreagem do compressor, são uns "tic" eventuais.
Creio ser normal.
Creio ser normal.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
o meu arma/desarma até em manobras de estacionamento... acho meio chatinho, principalmente por ser um motor 1.6 e teoricamente nao precisar tanto desligar o ac pra ter potencia.
antes de ter o punto eu achava que só carro com motor pequeno fazia isso.
antes de ter o punto eu achava que só carro com motor pequeno fazia isso.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Se em marcha lenta ficar armando e desarmando o ar condicionado e você perceber no conta giros uma queda na rotação quando ele arma e retorno a uma rotação maior quando ele desarma pode ser o TBI que precisa ser limpo.

- Coordenador Regional
O meu 1.6 e-torq também faz o mesmo barulho, mas é o compressor desarmando e armando.
Isso é normal do carro, ele faz isso para dar potência ao motor qdo se está em baixa, manobrando e tals.
Isso é normal do carro, ele faz isso para dar potência ao motor qdo se está em baixa, manobrando e tals.
Punto 1.6 Essence 2012 E-torq - Preto Vulcano
Rodas 16 originais, som c/ o lixo do Blue & Me + uma gambiarra de mestre para adicionar uma aux! ;D, Amp JBL, Subwoofer Pioneer, Faróis Super LED (recomendo) e morrendo de vontade de trocar o estofado para couro.
Rodas 16 originais, som c/ o lixo do Blue & Me + uma gambiarra de mestre para adicionar uma aux! ;D, Amp JBL, Subwoofer Pioneer, Faróis Super LED (recomendo) e morrendo de vontade de trocar o estofado para couro.
Observei melhor e esse barulho é mesmo do compressor do ar armando ou desarmando. É audível somente quando está com uma temperatura intermediária e pouca ventilação, se estiver no frio máximo ou ventilação acima da 2 (nos AC manuais) o compressor não deve desarmar na marcha-lenta, só irá desarmar em casos de necessidade de potência do motor ou na estratégia de proteção do sistema.
João Paulo
Caro jonatas, tinha um elx 2010 também. É natural o compressor armar e desarmar com determinada frequencia. SUGIRO DUAS AÇÕES: 1) TROCAR O FILTRO DE AR DA CABINE QUE FICA DENTRO DO PORTA-LUVAS. BASTA RETIRAR O SUPORTE QUE SERVE PARA COLOCAR O MANUAL DO PROPRIÉTARO E SOLTAR A TAMPA QUE PROTEGE O FILTRO. 2) ANDAR ALGUNS MINUTOS COM O AR DESLIGADO E DEPOIS VOLTAR A LIGAR.
- Piloto de Atari
Vlw galera!
Obrigado pelas informações! Abraço a todos..
Obrigado pelas informações! Abraço a todos..
- Piloto de Atari
9 mensagens
|Página 1 de 1