Duvida Primeiras Manutenções
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Duvida Primeiras Manutenções
Fala galera beleza? Estou com meu primeiro carro agora, comprei um Punto Sporting 2007/2008. Show, lindo e extremamente funcional o carro.
Estou com duvidas no que fazer a respeito de manutenção, sei que o ideal é trocar o óleo do motor e também a correia dentada para que eu passe a ter certeza das manutenções, porém preciso também trocar o óleo de freio? E o óleo da direção?
O ar esta bem fraco, preciso colocar no 4 para resfriar como o carro do meu pai resfria no 1. Será que é só gás? Li a respeito de um filtro anti partículas que pode reduzir a eficiencia do ar também.
Ultima duvida prometo, os comandos de rádio no volante não respondem direito também, será que precisarei trocar?
Desde já um prazer estar no PuntoClube e obrigado Xd.
Estou com duvidas no que fazer a respeito de manutenção, sei que o ideal é trocar o óleo do motor e também a correia dentada para que eu passe a ter certeza das manutenções, porém preciso também trocar o óleo de freio? E o óleo da direção?
O ar esta bem fraco, preciso colocar no 4 para resfriar como o carro do meu pai resfria no 1. Será que é só gás? Li a respeito de um filtro anti partículas que pode reduzir a eficiencia do ar também.
Ultima duvida prometo, os comandos de rádio no volante não respondem direito também, será que precisarei trocar?
Desde já um prazer estar no PuntoClube e obrigado Xd.
- Piloto de Atari
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- Registrado em: Seg Ago 29, 2016 1:46 pm
- Localização: Tatui
Re: Duvida Primeiras Manutenções
Olá Jean seja bem vindo!
Sobre as questões:
- Fluido de freio, tem como verificar a qualidade usando um multímetro ou um aparelho próprio pra isso, caso seja necessário deve-se efetuar a troca, um bom fluido é o ATE lata azul, custa na faixa dos 20,00;
- Óleo hidráulico, não há necessidade de troca, apenas observar o nível, se baixar existe vazamento no sistema;
- Sobre os comandos é bem provável que seja mal contato, acredito que tenha como fazer uma limpeza, mas como não tenho intimidade com o sistema não posso dar mais detalhes;
- O ar condicionado tem o filtro da cabine atrás do porta-luvas, deve ser trocado pelo menos 1 vez por ano, se estiver muito sujo pode comprometer o funcionamento do a/c, se após a troca não mudar nada verifique a carga de gás, se estiver baixa é bom verificar possíveis vazamentos no sistema também;
Ps. quando trocar a correia dentada troque também o tensor, alguns mecânicos não trocam e o serviço acaba ficando meia-boca, também verifique velas de ignição, filtro do ar e filtro do combustível;
Boa sorte! Aproveite seu novo carro!
Abraço.
Sobre as questões:
- Fluido de freio, tem como verificar a qualidade usando um multímetro ou um aparelho próprio pra isso, caso seja necessário deve-se efetuar a troca, um bom fluido é o ATE lata azul, custa na faixa dos 20,00;
- Óleo hidráulico, não há necessidade de troca, apenas observar o nível, se baixar existe vazamento no sistema;
- Sobre os comandos é bem provável que seja mal contato, acredito que tenha como fazer uma limpeza, mas como não tenho intimidade com o sistema não posso dar mais detalhes;
- O ar condicionado tem o filtro da cabine atrás do porta-luvas, deve ser trocado pelo menos 1 vez por ano, se estiver muito sujo pode comprometer o funcionamento do a/c, se após a troca não mudar nada verifique a carga de gás, se estiver baixa é bom verificar possíveis vazamentos no sistema também;
Ps. quando trocar a correia dentada troque também o tensor, alguns mecânicos não trocam e o serviço acaba ficando meia-boca, também verifique velas de ignição, filtro do ar e filtro do combustível;
Boa sorte! Aproveite seu novo carro!
Abraço.
Re: Duvida Primeiras Manutenções
Boas práticas de manutenções iniciais:
Troca de todos os fluidos (óleo, fluido da DH, da partida a frio, do arrefecimento e do freio) e seus respectivos filtros, o de partículas do AC é um filtro no sistema de gás, normalmente não é necessário trocá-lo mas em caso de entupimento e contaminação deve trocar ele e todo o fluido refrigerante deve passar pela máquina recicladora, retornando apenas o óleo e o fluido refrigerante na quantidade correta pro sistema.
Troque todas as correias, verifique o estado da válvula termostática que no momento da troca de correia pode ser desmontada e examinada, já que o motor do seu carro é o GM 1.8.
Os controles de volante precisam apenas de um spray de limpa contatos elétricos, veja aqui https://www.youtube.com/watch?v=I1EhK96hhNo
Troca de todos os fluidos (óleo, fluido da DH, da partida a frio, do arrefecimento e do freio) e seus respectivos filtros, o de partículas do AC é um filtro no sistema de gás, normalmente não é necessário trocá-lo mas em caso de entupimento e contaminação deve trocar ele e todo o fluido refrigerante deve passar pela máquina recicladora, retornando apenas o óleo e o fluido refrigerante na quantidade correta pro sistema.
Troque todas as correias, verifique o estado da válvula termostática que no momento da troca de correia pode ser desmontada e examinada, já que o motor do seu carro é o GM 1.8.
Os controles de volante precisam apenas de um spray de limpa contatos elétricos, veja aqui https://www.youtube.com/watch?v=I1EhK96hhNo
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
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