Quando trocar os amortecedores e qual marca?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Quando trocar os amortecedores e qual marca?

por Gustavo_bio » Qua Jun 15, 2016 5:03 pm

Tenho um punto 2009 1.4 elx, ja ta com 100.000, o pneu ta gastando mais fora do que dentro (pouca coisa). Queria saber se tem uma quilometragem especifica pra trocar os amortecedores? Por que vou trocar os pneus e talvez queira fazer tudo junto.
Outra coisa, qual amortecedor é bom colocar? Turbogas cofap? O par traseiro ta 450,00 e o dianteiro 750,00 mais ou menos, no cacula pneus. Mas não sei se é so uma marca conhecida mesmo ou entao se realmente presta. Quero conforto, meu foco não é esportividade.
Alem dos amortecedores, o que mais vai na suspensao traseira e dianteira, por que assim, eu iria comprar tudo pela net e pedir pro mecanico instalar. Procuro um kit? Que vem os coxins e tudo mais? A bandeja eu não vou trocar por que imagino q esteja boa.

Obrigado

Desculpa se for topico repetido mas não to muito familiarizado com a dinamica daqui, obgd compadres!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Quando trocar os amortecedores e qual marca?

por Matheus Menezss » Dom Jun 26, 2016 9:08 pm

Amigo, amortecedores não tem vida útil determinada, tem que testar mesmo pra ver se estão bons.
O teste é fácil, empurre o caro para baixo com cuidado pra não amassar e solte, se ele ficar balançando solto, o amortecedor está comprometido.

Comendo por dentro pode ser alinhamento de direção ou cambagem, leve na geometria que eles verificam se tem alguma peça a ser trocada e alinham o carro.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qua Jun 29, 2016 11:01 am

Gustavo, com o asfalto de Bauru acho que 100 mil km deve estar judiando bastante dos amortecedores, caso nunca tenham sido trocados. Mas só a km não é parâmetro para a troca, um teste mais eficiente é a desmontagem deles e acionamento manual, se eles ainda estiverem com resistência e retornarem rapidamente estão bons, se estiverem totalmente fracos e sem retorno devem ser trocados.

Como seu objetivo é conforto, os amortecedores pressurizados (Turbo Gás da Cofap ou Gás Premium da Monroe) irão deixar o carro mais duro, não é algo descomunal, mas dá para sentir. Também irá dar mais estabilidade, então fica a seu critério. Veja nos amortecedores do seu carro, se eles forem Cofap e o código iniciar com "GP" eles já são pressurizados.

No meu carro o pneu dianteiro direito gastou mais por dentro, chegou ao TWI enquanto por fora estava meia vida ou mais. Tive que trocar, a oficina que levava para fazer alinhamento condenou a caixa de direção, mas não aceitei isso e fui procurar opiniões de outros auto centers e do mecânico, todos disseram que a caixa está boa que o problema era alinhamento. Voltei na oficina e eles conferiram e disseram que o alinhamento estava certo, cambagem ok e que era a caixa... Bom, comprei pneus novos e fui montar na Fiat e resolveu meu problema, estava só fora do alinhamento, caixa de direção ok, pivôs ok, bandejas ok.

Se você não está notando folgas na suspensão não precisa trocar tudo, quando for trocar os pneus peça para fazerem os testes de folga.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por felipebm86 » Ter Mar 14, 2017 11:27 am

Sobre marca de amortecedores, o que acham de NAKATA? Alguém já teve alguma experiência? Achei o preço bem atrativo mas estou com o é atrás, o par de NAKATA consegui por R$ 450,00 enquanto COFAP está na faixa dos R$ 700,00, o que acham? Vale apena a economia?
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Scorpio » Qua Mar 15, 2017 8:26 pm

felipebm86 escreveu:Sobre marca de amortecedores, o que acham de NAKATA? Alguém já teve alguma experiência? Achei o preço bem atrativo mas estou com o é atrás, o par de NAKATA consegui por R$ 450,00 enquanto COFAP está na faixa dos R$ 700,00, o que acham? Vale apena a economia?

Amortecedor Nakata era original da linha Ford Fiesta (hoje não sei se ainda é) portanto pela diferença de preço colocaria os da Nakata.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por felipebm86 » Qui Mar 16, 2017 11:31 am

Valeu Scorpio! Acabei comprando os NAKATA pelo custo, assim que trocá-los posto um feedback.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por rickjsr » Ter Nov 26, 2019 1:54 pm

Felipe BM vc não disse se ficou bom com os NAKATA, pois troquei recentemente os 4 para nakata e estou tendo uma dor de cabeça.. porque não comprei COFAP..
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipebm86 » Ter Nov 26, 2019 2:59 pm

rickjsr escreveu:Felipe BM vc não disse se ficou bom com os NAKATA, pois troquei recentemente os 4 para nakata e estou tendo uma dor de cabeça.. porque não comprei COFAP..

Olá amigo, infelizmente não dei o feedback prometido pois acabei vendendo o carro em seguida, mas não tive uma boa experiência com os amortecedores da NAKATA, os amortecedores novos chegaram vazando óleo, optei por devolver antes mesmo de instalar e comprei cofap.
Coordenador Regional
Coordenador Regional