Punto 1.6 vazamento de água do radiador

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Punto 1.6 vazamento de água do radiador

por lanzalotta » Seg Abr 25, 2011 7:36 pm

Prezados, estou com um problema vê se alguém consegue me ajudar.

Meu carro está com 2000 Km, 1 mes e pouco de uso. Desde que comprei meu carro reparei de manhã cedo na garagem uma pequena poça de água misturada com aditivo de radiador e a água baixando um pouco (muito pouco).

Levei meu carro na concessionária Fiat aqui da cidade e me disseram que tinha que trocar a mangueira inferior do radiador que era ela que estava vazando, só que eles não tinham a peça e me pediram o prazo de 15 dias para arrumar o carro pois a peça tinha que vir da fábrica. Levei em uma outra concessionária, cidade vizinha, e me falaram que o carro não tinha problema nenhum, mas trocaram as abraçadeiras da mangueira inferior do radiador por garantia. A troca das abraçadeiras nao resolveu o problema.

Como precisava do carro para viajar, desconfiado do serviço de ambas as assistências FIAT, levei o carro em um mecânico de confiança para dar uma olhada no que poderia ser o vazamento. O mecânico na minha presença levantou o carro e deixou funcionando por 35 minutos sendo que a ventoinha armou várias vezes e não caiu sequer 1 gota de água e o mecânico me liberou para viajar, mas para ficar atento ao nível da água nas paradas.

Durante a viagem não vazou sequer 1 gotinha de água do radiador, sendo que conferi o nível nas 3 paradas que fiz, viajei (500 Km).

Ocorre que, com o carro quente e funcionando a água não vaza.... logo quando desligo o carro também nao vejo nenhum vazamento, o que me leva a crer que a água está vazando depois que o carro esfria, pq todo dia de manhã tem um pouco de água do radiador na garagem, água misturada com aditivo. Não estou confiando na palavra do povo da concessionária que está esperando a tal peça chegar não, uma vez que a mangueira que falaram que iriam trocar nao está furada e nem vazando com o carro em funcionamento.

Alguem ja teve esse problema ? o que pode ser ? Meu punto é o 1.6 Essence.

Muito obrigado. Se alguem puder ajudar agradeço desde já.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: PUNTO 1.6 VAZAMENTO DE ÁGUA DO RADIADOR

por Scorpio » Seg Abr 25, 2011 7:49 pm

Só vazar com o carro frio é estranho...

O seu mecânico fez tudo certo ligou o carro colocou no elevador e esperou esquentar, pois é quente que a pressão aumenta e se tiver algum vazamento ai é que vaza mais; você disse que é água com aditivo, ou seja, vermelha é isso? Você não esta confundindo com água da condensação do ar condicionado....
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Fernando Vieira » Seg Abr 25, 2011 8:40 pm

se for radiador mesmo, tá arriscado o cara da 1a CC ter acertado. Explico:

A mangueira tá furada, mas com um furinho bem safado. Tão safado que quando o sistema esquenta a dilatação da mangueira tapa o furinho (isso não é sorte, assas borrachas foram pensadas assim. O sistema de freio faz o mesmo, mas com as propriedades do fluido de freio).

Tanto é que você está dizendo que o carro só vaza quando frio.

Ou, partindo para coisas mais simples: Pode ser condensação do A/C mesmo, conforme disseram (mas aí não pode ter aditivo, teria que ser sujeira saindo junto, no máximo. ou ainda, água da chuva que ficou presa sob o capô e quando você movimenta o carro ela escorre.
Piloto de Kart de feriado

por Ramom » Seg Abr 25, 2011 9:03 pm

Fernando Vieira escreveu:se for radiador mesmo, tá arriscado o cara da 1a CC ter acertado. Explico:

A mangueira tá furada, mas com um furinho bem safado. Tão safado que quando o sistema esquenta a dilatação da mangueira tapa o furinho (isso não é sorte, assas borrachas foram pensadas assim. O sistema de freio faz o mesmo, mas com as propriedades do fluido de freio).

Ou, partindo para coisas mais simples: Pode ser condensação do A/C mesmo, conforme disseram (mas aí não pode ter aditivo, teria que ser sujeira saindo junto, no máximo. ou ainda, água da chuva que ficou presa sob o capô e quando você movimenta o carro ela escorre.

Pra mim o Fernando disse tudo! Com certeza é a parada da dilatação.
Velha Guarda
Velha Guarda

por Scorpio » Seg Abr 25, 2011 9:18 pm

Fernando Vieira escreveu:A mangueira tá furada, mas com um furinho bem safado. Tão safado que quando o sistema esquenta a dilatação da mangueira tapa o furinho (isso não é sorte, assas borrachas foram pensadas assim. O sistema de freio faz o mesmo, mas com as propriedades do fluido de freio).

Eu não conhecia essa tecnologia que permite vedar um furo (microscópico imagino) quando as mangueiras automotivas do radiador são aquecidas. Procurei referencias técnicas e não encontrei nada se tiver como indicar um link técnico com essas informações agradeço em antecipação.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Fernando Vieira » Seg Abr 25, 2011 9:50 pm

Rapaz, isso é um fenômento até natural, não é nada hi-tech não. na verdade aprendi isso em aula, não tenho como te indicar alguma coisa para você por que eu mesmo não li. Mas é comum com borrachas isso ocorrer sob calor e tapar o furo, desde que ele seja pequeno, claro.

por lanzalotta » Ter Abr 26, 2011 7:37 am

Scorpio escreveu:Só vazar com o carro frio é estranho...

O seu mecânico fez tudo certo ligou o carro colocou no elevador e esperou esquentar, pois é quente que a pressão aumenta e se tiver algum vazamento ai é que vaza mais; você disse que é água com aditivo, ou seja, vermelha é isso? Você não esta confundindo com água da condensação do ar condicionado....

Sim o mecânico esperou o carro esquentar, conforme disse a ventoinha armou várias vezes. Também acho muito estranho só vazar com o carro frio. Não é água de condensação do ar condiconado não, pois a mesma é vermelha e tem cheiro de aditivo de radiador e é viscosa. Esqueci de um detalhe, ta aparecendo uma nata branca dentro do reservatório de água do radiador, especificamente na tampa do reservatório.

O mistério continua, estou esperando a peça chegar na autorizada Fiat pra trocar e ver se resolve o problema. Se eu descobrir o que é eu posto aqui.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por lanzalotta » Ter Abr 26, 2011 7:51 am

Fernando Vieira escreveu:se for radiador mesmo, tá arriscado o cara da 1a CC ter acertado. Explico:

Fernando, não é a água do AC porque tá avermelhada e tem cheiro de aditivo de radiador, o que me faz acreditar que é água do radiador mesmo. Água da chuva está descartado porque não choveu durante a viagem que fiz e não tem chovido esses dias por aqui.

Quanto a dilatação não tenho certeza, mas acho que se dilatar a tendência seria o furo aumentar e vazar mais água e não vedar o furo.

Esqueci de mencionar um detalhe, está formando uma nata branca na tampa do reservatório do radiador.

Ramom escreveu:

Pra mim o Fernando disse tudo! Com certeza é a parada da dilatação.

Como disse não é água da chuva, porque nao choveu esses dias por aqui

Scorpio escreveu:
Fernando Vieira escreveu:A mangueira tá furada, mas com um furinho bem safado. Tão safado que quando o sistema esquenta a dilatação da mangueira tapa o furinho (isso não é sorte, assas borrachas foram pensadas assim. O sistema de freio faz o mesmo, mas com as propriedades do fluido de freio).

Eu não conhecia essa tecnologia que permite vedar um furo (microscópico imagino) quando as mangueiras automotivas do radiador são aquecidas. Procurei referencias técnicas e não encontrei nada se tiver como indicar um link técnico com essas informações agradeço em antecipação.

Obrigado por todas as opiniões gente. O mistério continua.... vou esperar a peça chegar e ver se resolve. Se não resolver não sei o que faço.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Ter Abr 26, 2011 12:47 pm

lanzalotta escreveu:...ta aparecendo uma nata branca dentro do reservatório de água do radiador, especificamente na tampa do reservatório.

Você colocou algum aditivo diferente do especificado (Paraflu UP - vermelho) no reservatório do radiador?
Verifique como esta o nível do óleo do cárter, com o motor frio e com o motor quente, e veja se o óleo esta esbranquiçado.
Moderador
Moderador

por Ferranda » Ter Abr 26, 2011 1:36 pm

Posso dar um chute diferente ????
Normalmente quando se percebe vazamento só com o carro frio, está relacionado com o selo mecânico da bomba d'agua.
Quando o carro está quente, a agua que vaza evapora ou é dispersada pelo movimento da correia dentada.
Após desligar o carro, o sistema continua pressurizado, porem como a correia está parada, a agua "aparece".

Onde exatamente faz a poça de aditivo+agua? Se for em uma posição abaixo da correia é a bomba.

Quanto à mangueira dilatar e o furo tampar, é justamente ao contrario o que ocorre. Com o calor, a mangueira "amolece" a pressão do sistema aumenta e o furo se torna maior. :wink:

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo