Parafuso roda de ferro x Parafuso roda de liga

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Parafuso roda de ferro x Parafuso roda de liga

por andrezin » Dom Jan 20, 2013 12:33 am

Boa noite,

Pessoal é o seguinte, ao trocar minhas rodas de ferro aro 15 para as de liga aro 17 a loja que montou utilizou os mesmos parafusos da roda de ferro. Logo depois fui trocar as pastilhas de freio e ao retirar os parafusos o mecanico me disse que eles montaram errado pois deveriam ter colocados parafusos para rodas de liga que são maiores e por isso um parafuso teria saido espanado. Ele também disse que ao montar com os mesmos parafusos que a de ferro os meus 4 cubos de roda teriam ficado danificados e que seria necessario trocar e que a propria loja que montou deveria arcar com os custos.
Fui ate a loja que no caso foi a Polimarcas de BH que fica na Av Catalão e eles disseram que o mecanico está enganado, que não houve dano ao cubo apesar de 1 parafuso ter ficado espanado e disse que resolve o caso desse parafuso pra mim. Argumentou ainda dizendo que esse parafuso que vem na roda de ferro do punto é o mesmo que vem na roda de liga, disse que ele é conico e nao sei mais o que, não se se é conversa de vendedor.

Minha dúvida é, o fato dele ter montado com o parafuso da roda de ferro que são menores chega a danificar o cubo ou o mecanico foi exagerado?

O vendedor da loja disse que é seguro eu rodar com os parafusos que estão, argumentou dizendo que o parafuso tem q dar 5 ou mais voltas para ser seguro.
Já o mecanico disse que com os parafusos menores eu corro risco das rodas soltarem comigo.

Aguardo opinião da galera que trocou as rodas de ferro pelas de liga ou de alguem que tenha conhecimento sobre o assunto e sabem mais detalhes ai pra me ajudar nessa, pois caso realmente haja algum dano ao cubo eu com certeza vou correr atrás do prejuizo.

Desde já agradeço quem leu ate o fim. rs

Abraços

André
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Parafuso roda de ferro x Parafuso roda de liga

por Carlos Martins » Dom Jan 20, 2013 9:07 am

Brother, talvez o cara da loja esteja certo, o fato de um parafuso ter espanado significa que foi colocado de forma errada. Creio que a tendência era do vendedor querer vender também os parafusos, como não o fez, deve ter ficado seguro.
Eu no seu lugar procuraria outro profissional para ter outra opinião.
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por Scorpio » Dom Jan 20, 2013 1:50 pm

andrezin escreveu:Minha dúvida é, o fato dele ter montado com o parafuso da roda de ferro que são menores chega a danificar o cubo ou o mecanico foi exagerado?

Parafusos curtos podem espanar a rosca do cubo ou soltar com o carro em movimento, pois a rosca não atinge a espessura total do cubo e se forem muito compridos podem danificar os componentes do sistema de freio. É importante lembrar que existem parafusos com assentamento cônico e com assentamento esférico, verifique qual é o tipo utilizado na sua nova roda de liga para colocar os parafusos corretos. (ver figura abaixo)

Se o estepe continua de ferro guarde 4 parafusos curtos junto ao estepe para não utilizar os parafusos de roda de liga e danificar o sistema de freio quando for utilizar o estepe.

Nota: Para saber exatamente o que aconteceu somente com uma analise do parafuso espanado e do local no cubo da roda onde ele estava parafusado. Penso que a loja que colocou os parafusos errados é a responsável.

(click na imagem para ampliar)
Imagem
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por andrezin » Dom Jan 20, 2013 3:13 pm

Scorpio,

Obrigado pela resposta.

Então já que foi trocada a roda de ferro por uma roda de liga cujo o centro é maior, o parafuso também deveria ter sido trocado por um maior já que com os parafusos da roda de ferro não atinge o tamanho completo do cubo, ne?
Pior de tudo é que o vendedor ficou argumentando e nem cogitou colocar parafusos maiores, disse que assim está correto e seguro.
Amanhã estarei na loja bem cedinho para resolver isso e espero que não tenha ocorrido dano aos cubos do carro pois correr atrás desse prejuizo amigavelmente vai ser bem complicado, eles não vão ceder facil.

Carlos Martins,

Obrigao pela contribuição amigo, com certeza vou pegar muitas opniões.

André
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por fabiosenna » Dom Jan 20, 2013 9:41 pm

Me tirem uma dúvida, aproveitando o tema:

Quem compra o carro com rodas de liga direto da fábrica, recebe os parafusos para o estepe de aço? Confesso que não reparei nisso... porque se os parafusos são diferentes... vou olhar no estepe...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Febezza » Seg Jan 21, 2013 12:40 am

o T-JET já vem com rodas 17", usei umas rodas 15" de ferro enquanto as minhas estavam na pintura, e couberam tranquilo os parafusos originais.

Agora não sei, mas sempre que colocam rodas de 17" sempre está "incluso" o jogo de parafusos.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por chakal.br » Seg Jan 21, 2013 8:15 am

ADVERTÊNCIA: Algumas versões possuem roda em liga e estepe em chapa de aço. Neste caso não utilizar o dispositivo de bloqueio nas rodas em liga, pois o comprimento do parafuso dimensionado para o estepe em chapa não permite a fixação da roda em liga. (pág C5 do Manual, negrito meu)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tiagocaria » Seg Jan 21, 2013 11:16 am

Os parafusos sao diferentes.

ja ocorreu no meu palio que tinha roda de ferro 14" e eu troquei pelas rodas 15" do Marea uma coisa chata demais.

Precisei trocar o pneu e coloquei os mesmos parafusos das de liga...

resultado?

Estourou o rolamento. e olha que andei no max uns 10km..
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por mamute » Seg Jan 21, 2013 2:14 pm

Amigo, tive um outro punto que troquei as rodas de ferro pelas originas 15" na própria CC. Como as rodas compradas eram originais, a CC entregou junto novos parafusos exclusivos para roda de liga. Portanto, se a CC faz isso, não indico fazer diferente. Espero ter ajudado. Abc.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por wellington tessarolo » Seg Jan 21, 2013 9:12 pm

Se as rodas são originais fiat, os parafusos podem ser os mesmos. Quando as rodas são do mercado paralelo, os pontos de fixação dos parafusos são mais longos, assim os parafusos também devem ser maiores.
Wellington Tessarolo
Engenheiro Mecânico;
Proprietario da empresa Performance Power Chip;
Gerente de Assistência Técnica Fiat - Colatina/ES;
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo